Malu Pires Blog

Como parar de roer unha? Aprenda 10 dicas que ajudam na prevenção

Imagem mostra mulher com mão no rosto - como parar de roer unha

(Foto: Pixabay)

Como parar de roer unha? Estudos estimam que o hábito, chamado tecnicamente de onicofagia, afete entre 20% e 30% da população mundial. Ansiedade, tédio, nervosismo e frustração são associados à compulsão, que confere sensação de relaxamento momentâneo, mas afeta tanto a estética quanto a saúde. Se você passa por esse problema, preparamos um guia para ajudar a se livrar dele. Confira!

Como parar de roer unha?

A ideia é combater os gatilhos que levam ao ato, além de cuidar e ocupar a mente. As estratégias são simples, mas exigem dedicação, e ajudam no bem-estar de todas as pessoas, inclusive das que não levam o dedo à boca.

Confira detalhes das dicas de como parar de roer unha:

1 – Produtos com gosto desagradável

“Nós dermatologistas costumamos prescrever loções que deixam gosto amargo e persistente, mesmo depois da lavagem na mão. Toda vez que a pessoa levar a unha à boca, sentirá aquele gosto, que é repulsivo, e ela tende a soltar a mão”, disse a dermatologista Ligia Kogos em entrevista ao “Vida Melhor”. Pode-se encontrar esmaltes especiais para essa finalidade, à venda em farmácias e lojas especializadas.

2 – Mantenha as unhas curtas e lixadas

Pontinhas e lasquinhas se transformam em tentação para quem tem o hábito de roer unhas. Portanto, aposte em autocuidado semanal, cortando-as bem curtinhas e mantendo-as lixadas. Leve na bolsa uma lixa e um alicate para se livrar o quanto antes de qualquer incômodo que possa surgir ao longo do dia, antes que se transforme em um gatilho e acabe levando o dedo à boca.

3 – Aplique esmalte colorido

Quando se investe em esmalte de cor mais intensa, é possível notar facilmente qualquer “lascadinha”. Portanto, a escolha da tonalidade acaba se transformando numa verdadeira estratégia, porque, se roer, vai estragar o visual rapidamente.

4 – Aposte em unhas postiças

Cobrir a unha natural impede o ato de roê-la. Sendo assim, unhas postiças podem se transformar em aliadas no processo de eliminação da compulsão.

As opções autocolantes são fáceis de aplicar. Basta retirar a cutícula protetora, alinhar e pressionar o centro com firmeza, deslizando para os lados. Outra possibilidade é, ao longo do dia, tampar com um curativo o dedo que costuma ser a grande “vítima”.

5 – Reforce a hidratação das mãos

O uso de hidratantes ajuda a combater o ressecamento das cutículas, diminuindo o surgimentos de “pelinhas” à mostra. Após lavar as mãos, passe o produto para tentar reduzir o impulso de roer as unhas.

6 – Pratique atividade física

Colocar o corpo em ação ajuda a reduzir a ansiedade e o tédio, que costumam estar relacionados à compulsão de roer unhas. Entre as possibilidades estão caminhada, corrida, musculação, dança… Práticas que trabalham mente e corpo, como Yoga e Tai Chi Chuan, podem se transformar em grandes aliadas. Faça aulas experimentais de diferentes modalidades e inscreva-se na que mais combina com seu estilo. Caso contrário, acabará desistindo em pouco tempo.

7 – Relaxe com a meditação

A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento. Alia postura, focalização da atenção e respiração consciente. Entre seus possíveis benefícios estão controle da ansiedade e redução do estresse. Se tem dificuldade de ficar em silêncio, aposte em meditações guiadas, como esta abaixo:

8 – Combata a ansiedade

Já deu para perceber que combater a ansiedade é fundamental, tanto para parar de roer unhas como para ter melhor qualidade de vida. Vale lançar mão de terapia com psicólogo e práticas complementares, como acupuntura, Reiki, Thetahealing e Barras de Access.

9 – Fique atento aos gatilhos

Você costuma roer unha em quais momentos? Em uma reunião de negócios, na hora de executar tarefas difíceis, quando está perdido em pensamentos? Preste bastante atenção no que estimula o hábito e, quando se deparar com alguma das situações, mantenha-se consciente e tente “descontar” em outra coisa, como pressionar uma bolinha terapêutica ou mascar chiclete.

10 – Comprometa-se

Deixar o costume não é fácil. Tenha em mente que exige comprometimento e necessidade de se manter alerta. Policie-se! Caso tenha uma recaída, não desista ou desanime! Tente novamente. Vamos lá, você consegue!

Por que parar de roer unha?

Além da função estética, as unhas servem para a proteção dos dedos. Por isso, é importante mantê-las bem cuidadas. O hábito de roê-las pode levar ao seguintes problemas:

Gostou das dicas de como parar de roer unha? Também temos mais conteúdos sobre unhas, como unhas decoradas 2021 e como tirar unha postiça sem prejudicar a natural. Clique e confira!

Sair da versão mobile