Malu Chapéus – Blog

Como se vestir entrevista de emprego: + de 10 looks de inspiração

Já ouviu dizer que “a primeira impressão é a que fica”? É a mais pura verdade quando se está em busca de uma oportunidade de trabalho. Você sabe como se vestir para entrevista de emprego? Preparamos um guia sobre o assunto, que traz dicas, peças curingas e mais de 10 fotos para servir de inspiração!

Qual a forma correta de se vestir para uma entrevista de emprego?

A resposta depende do tipo de trabalho. A primeira dica é pesquisar como os profissionais da sua área se vestem para o trabalho. Um escritório de advocacia costuma exigir roupa formal (como terninho), enquanto uma agência de publicidade tende a ser mais descolada (camisa e calça jeans, por exemplo). Adequar-se é importante para que o recrutador perceba que seu perfil é condizente.

O que vale para todos os locais é passar longe de qualquer tipo de excesso. Dê preferência para peças mais discretas e curingas, para que seu visual não chame mais atenção que o seu conteúdo intelectual. Peças como modelagem clássica, cores neutras (branca, preta, azul-marinho, bege e cinza) e sapatos com salto baixo ou médio são boas pedidas.

Analise bem o estado do modelito escolhido. Manchas, furos e botões faltando podem passar a impressão de desleixo. Tome cuidado também com seu rosto. Uma maquiagem leve, com pele levemente corrigida e batom nude, passa a impressão de autocuidado. Cabelos penteados e unhas aparadas são importantes.

Pode ir de calça jeans para uma entrevista de emprego?

Depende do ambiente de trabalho. Se for clássico e formal, a calça jeans não é bem-vinda. Num descolado, pode ser uma opção interessante. Mas isso não significa que vale qualquer tipo de calça jeans. Prefira modelagem reta ou flare, em lavagem escura, sem rasgos ou efeitos desbotados.

Que roupa não usar na entrevista de emprego?

Tenha em mente que a entrevista de emprego é um momento para você falar sobre sua experiência, mostrar suas ideias e demonstrar confiança. Portanto, sua inteligência e postura devem brilhar, não sua roupa. Esqueça estampas marcantes, transparência, decotes, peças muito apertadas, comprimentos curtos, sapatos altíssimos, maquiagem forte, acessórios grandes, perfume forte… Caso contrário, o recrutador pode perder o foco do seu conteúdo.

Como se vestir entrevista de emprego: estilo formal

O estilo formal costuma contar com terninho (de preferência, preto, azul-marinho e cinza-escuro), tailleur (blazer com saia), camisa (a branca é curinga), blusas lisas sem decotes, vestidos encorpados de comprimento médio (no joelho), saia de alfaiataria de comprimento médio. Os acessórios devem ser pequenos e discretos, como brinco brinco de pérola, colar fino… Controle-se para não exagerar e nem fugir dos padrões mais rígidos. Repare nos detalhes das imagens abaixo:

(Foto: Pixabay)

 

O terninho preto é o queridinho e costuma vir junto com uma blusa ou camisa branca.

 

(Foto: Pixabay)

 

O terninho preto também pode vir acompanhado de blusa preta. Lembre-se de que monocromia é elegante e ajuda a alongar a silhueta, porque não há interrupção visual.

 

(Foto: Pixabay)

 

Os tons terrosos também são bem-vindos, como bege, caramelo, areia, marrom… Na foto acima, aparece na blusa, que ganhou a companhia de uma calça de alfaiataria branca.

 

(Foto: Pixabay)

 

O tailleur (blazer com saia) é outro clássico do ambiente corporativo.

 

(Foto: Pixabay)

 

Outra ideia é camisa e saia de alfaiataria na altura do joelho.

 

(Foto: Pixabay)

 

A saia com estampa risca de giz pode combinar com blusa branca e cardigã.

 

(Foto: Pixabay)

 

O pretinho básico em tecido estruturado tem sempre espaço garantido, desde que o comprimento não seja curto.

Como se vestir entrevista de emprego: estilo descolado

O emprego que busca permite visuais mais descolados? Então, o que acha do contraste do formal da camisa branca o despojado da calça jeans? Blusas de cores e estampas leves, vestidos e saias de comprimento médio também podem fazer parte do figurino. Prefira seguir com acessórios mais discretos para não correr o risco de exagerar na dose. Veja algumas ideias:

(Foto: Pixabay)

 

A camisa branca costuma vir por dentro da calça jeans. Mas, se o ambiente for realmente bem descolado, vale o truque de estilo de deixar um dos lados para fora.

(Foto: Pixabay)

 

O que acha de sobreposição? A camisa pode ganhar um toque a mais com um colete preto por cima.

 

(Foto: Pixabay)

 

A camisa nude (tom próximo ao da pele) veio junto com colete taupe (cor entre marrom e cinza) e calça jeans.

 

(Foto: Pixabay)

 

A blusa de tricô em cores neutras pode ser uma boa pedida para incrementar o visual em dias com temperaturas mais baixas.

 

(Foto: Pixabay)

 

O pretinho básico em tecido leve pode ser usado na entrevista de emprego, desde que não seja muito justo e nem curto.

 

(Foto: Pixabay)

 

A saia plissada na altura do joelho vem junto com camisa com detalhes na gola. As cores preta e caramelo são neutras e combinam facilmente entre si e também com outras tonalidades.

 

Leia mais: barbiecore e como vestir oncinha.