Malu Chapéus – Blog

Vaselina: 7 formar de usar o produto na rotina de beleza

Imagem mostra vaselina

(Foto: Pinterest/Reprodução)

Engana-se quem pensa que pele bem cuidada é sinônimo de gastos altos com cosméticos. Alguns produtos baratos podem ajudar a realçar a beleza. Um deles é a vaselina, que tem propriedade hidratante e ainda garante uma série de truques para facilitar o dia a dia, incluindo tirar a cutícula sem alicate e evitar manchas na pele após pintar os cabelos. Gostou da ideia? Fica aqui nosso alerta: não deixe de consultar o dermatologista antes de fazer uso de qualquer substância.

O que é vaselina e para que serve?

A vaselina ou gelatina de petróleo é uma parafina líquida facilmente encontrada para compra e ainda apresenta preço baixo. E seu benefício é comprovado. “É um dos melhores hidratantes que existem, porque tem uma capacidade enorme de retenção de água. Pode ser utilizada, então, em áreas de dobras, sensíveis e até nos lábios.”, disse o médico Lucas Fustinoni em seu canal do YouTube. “Também tem indicação interessante para pessoas com diabetes, problemas de tireoide, condições em que a pele fica naturalmente mais seca”, completou.

Utilize-a após o banho, mas fique de olho no relógio! Faça a aplicação em até três minutos depois de sair do chuveiro para garantir a eficácia. “Quando a gente toma banho, aquela água fica retida na pele. Se você sai do banho e não passa nada, a umidade do ar acaba levando. Se sai do banho e aplica logo em seguida, você retém essa hidratação dentro da pele”, explicou Fustinoni.

Mais uma vez, é importante reforçar que não se deve usar produtos na pele sem antes conversar com seu dermatologista. Ele pode indicar o que é melhor para cada caso. Quem sofre com muita oleosidade natural, por exemplo, deve passar longe da vaselina para não piorar a situação.

 

O que posso fazer com vaselina?

A aplicação do produto pode ir além da hidratação da pele. Faz parte de uma série de truques simples para facilitar os cuidados com a aparência no dia a dia. Confira as possibilidades:

1 – Hidratar a pele

Como falamos anteriormente, a função da vaselina é hidratar a pele. Utilize-a em locais que precisam de cuidados intensificados, com ressecamento constante, e evite-a em peles oleosas e com acne. Mas consulte sue médico antes, combinado?

2 – Tirar cutícula sem alicate com vaselina

Tem dificuldade em tirar cutícula com alicate e acaba se machucando? A sugestão do vídeo da Camila Magalhães é passar vaselina nos dedos, empurrar o excesso de pele com a espátula e, então, deslizar com cuidado a ferramenta chamada aparador de cutícula. Veja os detalhes no vídeo abaixo:

3 – Esmaltar unhas com vaselina

Com o auxílio de um pincel, aplique vaselina líquida em volta das unhas, reforçando onde o esmalte costuma sujar. Esmalte e limpe as laterais com pedaço de algodão seco enrolado no palitinho. O “borrado” sairá facilmente, garantindo melhor acabamento sem o uso de removedor de esmalte, como conta Ana Carla neste vídeo do YouTube:

4 – Pintar cabelos com vaselina

Pinta os cabelos em casa e fica com manchas de tinta na testa e nas orelhas? Antes de começar o procedimento, aplique vaselina sólida nas regiões. Lekinha Freitas mostrou que, após o banho, estava sem qualquer marca:

5 – Esfoliação

Além de hidratar o lábios, é possível utilizar a vaselina para esfoliá-los. Uma vez por semana, Jana Taffarel mistura o produto com um pouco de açúcar e esfrega delicadamente na região. Basta limpar com um lenço de papel. O resultado é efeito liso e hidratado, confira:

6 – Controlar o frizz

No vídeo acima (minutagem: 3:35), Jana Taffarel ensina a disfarçar os fios arrepiados que teimam em atrapalhar o visual. Coloque um pouco de vaselina em uma escova de dente e passe-a nos locais desejados. Se tiver cabelos oleosos, cuidado, porque o produto pode aumentar o efeito.

7 – Prolongar o perfume

Vaselina pode fazer com que o cheiro do perfume dure mais tempo na pele, segundo Jana Taffarel (minutagem: 4:35). Antes de lançar mão da fragrância, passe um pouco do produto nos pulsos e atrás da orelha.

Cuidados com o uso da vaselina

O médico Lucas Fustinoni informou que é raro acontecer irritação na pele por conta da vaselina, mas não impossível. Portanto, se notar qualquer alteração, descontinue o uso.

O ideal é conversar com o dermatologista antes de incorporá-la à sua rotina de autocuidados com a beleza. Peles oleosas e com acne, por exemplo, não se beneficiam ao lançar mão dele, muito pelo contrário, têm os incômodos intensificados. “Acaba obstruindo os poros, causando problema de acne, inflamações, então não é de uso livre. O ideal é ter indicação médica”, completou Fustinoni.

 

Gostou das dicas sobre vaselina? Preparamos vários conteúdos de saúde e beleza, como babosa no rosto e Yoga facial. Clique e confira!