Está contando os dias para pegar a estrada e curtir dias de folga? Se o seu pet fizer parte do passeio, é fundamental seguir uma lista de cuidados para garantir que a diversão, a saúde e a segurança sejam mantidas. Por isso, preparamos um guia com dicas para viajar com cachorro, incluindo detalhes sobre transporte no carro, no ônibus e no avião!
O que fazer antes de viajar com cachorro?
Inicie a lista de dicas para viajar com cachorro com a visita ao veterinário para atualizar as vacinas e avaliar as condições de saúde. Vermífugos e antipulgas costumam ser recomendados. Siga todas as orientações do profissional e pergunte o que levar em um kit de emergência, como remédio para enjoo e medicamentos para machucados e alergias.
Se o seu companheiro nunca andou de carro, acostume-o com trajetos curtos e vá aumentando as distâncias aos poucos. Também é importante que se sinta tranquilo e confortável na caixa de transporte (indicada para carro, avião e ônibus). Para isso, coloque-o nela um pouco em casa ou no carro, oferecendo carinhos e petiscos até que se sinta bem. Também é importante habituar com a cadeira ou cinto específico (exclusivo para carros).
Prepare a mala de viagem com atenção, assim como faz com a sua. Não se esqueça de incluir, ração, potes para alimentação, água, lenços umedecidos, petiscos, tapete higiênico, coleira, medicação, caixa de transporte, brinquedos, cobertores, carteirinha de vacinação…
O que é necessário para viajar com o cachorro de carro?
A primeira coisa que deve-se ter em mente é que a cena de um cachorro solto e com a cara para fora da janela não é permitida. Por segurança e seguindo as leis de trânsito, precisa estar preso para evitar acidentes em casos de freadas bruscas e colisões.
Os animais de até 10 kg podem vir presos pela coleira em assentos próprios, fixados no carro pelo cinto de segurança. Os maiores podem utilizar cintos de segurança para cães, à venda em lojas especializadas. Para todos os tamanhos, há ainda a opção de caixas de transportes, que devem ter tamanho adequado para garantir o conforto.
Mantenha sempre a ventilação com janelas abertas para que o animal não passe mal e nunca o deixe sozinho no carro, mesmo que por poucos minutos. Quando montar o roteiro da viagem, lembre-se também de incluir paradas curtas a cada duas horas para que o animal possa caminhar um pouco, fazer suas necessidades e beber água.
Leve lenço umedecido para limpar as patinhas antes de entrar no carro. Uma capa protetora para o banco pode ajudar a evitar manchas e sujeiras.
O que fazer para meu pet acalmar na viagem?
É importante que o animal esteja acostumado a andar de carro. Faça passeios curtos pelo bairro para que se adapte ao movimento e aos itens de segurança (caixa, cadeira ou cinto para cães).
Antes dá viagem, que tal caminhar um pouco com seu melhor amigo para que ele fique mais cansado, ampliando as chances de que durma durante a viagem?
Na visita com o veterinário, converse sobre a necessidade de medicamentos para possíveis enjoos e estresse. Existe a possibilidade de lançar mão de calmantes naturais, como chás, mas sempre com supervisão do especialista.
O que precisa para viajar com cachorro de avião?
Para viajar de avião com seu animal de estimação, fique atento às regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), da companhia aérea escolhida e do país de destino (em caso de viagem internacional). Tire todas as suas dúvidas nas centrais de atendimento antes de efetuar a compra da passagem.
Em voos domésticos, carteira de vacinação em dia e atestado de saúde são fundamentais. Quando o destino é outro país, a documentação é mais extensa. O veterinário pode indicar as maneiras mais seguras de evitar problemas e estresse no percurso.
Colocar o pet em uma caixa de transporte confortável é fundamental. Acostume-o com ela alguns dias antes, para que não se assuste ou fique com medo. Algumas empresas permitem que os de pequeno porte fiquem na cabine, enquanto os maiores devem sempre ser colocados no porão.
O que precisa para viajar com cachorro de ônibus?
É possível pegar a estrada num ônibus. Para isso, o animal deve ter até 10 kg e estar em uma caixa de transporte adequada para seu tamanho e peso, além de apresentar atestado de um veterinário garantindo as suas boas condições de saúde.
Para evitar qualquer problema, não deixe os preparativos para última hora. Com antecedência, entre em contato com a empresa de ônibus para tirar dúvidas e verificar regras. Algumas empresas pedem a compra do assento ao lado, enquanto outras permitem que a caixa seja levada no colo do dono. Também há número limite de pets em cada viagem.
Leia mais: nomes para gato, tatuagem de cachorro, frases sobre viajar e frases de tbt de viagem.