Malu Chapéus – Blog

Conheça o significado do nome Ravi e as melhores combinações

significado do nome ravi

(Foto: Canva)

Quando a gravidez é confirmada, os pais e a família já começam a planejar mil e uma coisas. Uma das principais dúvidas é sobre como o novo integrante da família irá se chamar. Quer saber o significado do nome Ravi? Preparamos um artigo especial sobre ele, que traz ainda 20 opções compostas!

Qual o significado do nome Ravi?

Ravi é uma opção curta que vem ganhando espaço na lista de sugestões para meninos. Com origem no sânscrito, língua ancestral do Nepal e da Índia, significa “sol”. Portanto, vem carregado de simbolismo. Entre as fortes influências estão a “iluminação”, o “conhecimento” e o “poder”.

Nas escrituras sagradas milenares da religião hindu, Ravi marca presença. É um dos 12 filhos da deusa-mãe Aditi. Para os finlandeses, aparece como o deus Rava, da mesma raiz de Ravi, o criador dos deuses do fogo e do ar.

O nome começou a ser difundido para o ociedente com o músico indiano Ravi Shankar (1920 – 2012). Ele ficou conhecido em todo o mundo na década de 1960 ao colaborar com astros do rock, como os Beatles.

Outra pessoa de destaque é o americano Ravi Coltrane, compositor, saxofonista e clarinetista, além de co-proprietário da gravadora RKM Music. Na novela brasileira “Caminho das Índias”, de 2009, o personagem indiano Ravi era interpretado por Caio Blat.

(Foto: Canva)

Qual o nome combina com Ravi?

O nome de origem hindu pode vir na versão composta. Assim, é possível unir seu simbolismo ao de outros nomes marcantes. Veja algumas opções:

1 – Ravi Caetano: “sol natural de Gaeta”. O nome Caetano tem origem no latim Caietanus, que significa “natural de Gaeta”, uma comuna italiana da região do Lácio.

2 – Humberto Ravi: “brilhante pela força do sol” ou “famoso pela força do sol”. Humberto é de origem no germânico Hunberct, que junta “huni” (“gigante, força”) e “berth” ( “brilhante, ilustre, famoso”), significando “brilhante pela força” ou “famoso pela força”.

3 – Ravi Miguel: “quem é como Deus sol?”. Miguel tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir de “mikhayáh” e “El”, com o significado “quem é como Deus?”.

4 – Ravi Douglas: “sol do rio escuro” ou “sol das águas negras”. Douglas vem a partir do sobrenome escocês Doubghlas, que quer dizer “rio escuro” ou “águas negras”.

5 – Theo Ravi: “deus do sol”. Theo apresenta origem grega, a partir de “théos”, que significa “Deus”.

6 – Ravi Lucas: “sol da Lucânia”. Lucas tem origem no grego Loukás, um apelido de Loukanós (“da Lucânia, lucano”), que vem da raiz “lyke”, “luk” e “luc”, que originaram a palavra “lux”, que significa “luz”.

7 – Hector Ravi: “o que guarda o sol” e “o que possui o sol”. Hector é uma variante francesa e inglesa de Heitor, com origem no nome grego Héktor, derivado da raiz ekhein, que tem como significado “possuo, tenho em meu poder”.

8 – Ravi Fernando: “sol ousado para atingir a paz”, “sol que ousa viajar” e “sol viajante corajoso”. Fernando vem do germânico Ferdinand ou Fredenando. É formado pela união das palavras fridu, que significa “paz”, e nanthjan, que significa “ousar”.

9 – Ravi Gaspar: “sol portador de tesouros” e “o sol que que leva tesouros”. Gaspar tem origem persa. Surgiu de Kandsmar, com significado de “portador de tesouros” e “o que leva tesouros”.

10 – Ravi Davi: “o sol amado”, “sol querido” e “sol predileto”. Davi tem origem no nome hebraico Dawid, Dawídh, cujo significado é “o amado”, “querido”, “predileto”.

11 – José Ravi: “aquele que acrescenta o sol”. José vem do hebraico Yosef, que significada “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.

12 – João Ravi: “Deus é cheio de graça pelo sol”. João é um dos nomes judeus mais populares em todo mundo desde a Antiguidade. Tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, significando “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”.

13 – Ravi Pedro: “sol de pedra”. Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e marca presença em vários idiomas. Tem origem no nome grego Pétros, que vem da palavra petra, que significa literalmente “pedra, rochedo”.

14 – Anthony Ravi: “valioso sol”. Anthony é um nome muito presente no idioma inglês, cujo étimo é o nome latino Antonius, decorrente do grego Antónios, que significa “valioso”, “de valor inestimável”, “digno de apreço”.

15 – Ravi Daniel: “o Senhor é meu juiz do sol”. Daniel vem do hebraico Daniyyel e é formado pela junção dos elementos “dan, que significa “aquele que julga, juiz”, e “El”, que quer dizer “Senhor, Deus”.

16 – Ravi Gustavo: “sol protegido por Deus”, ou “sol convidado glorioso”.Gustavo tem origem no nome sueco Gustaf, a partir do germânico latinizado Chustaffus, cujo significado é “protegido por Deus”.

17 – Ravi André: “sol másculo” e “sol masculino”. Com origem no grego Andreas, que traz o elemento “andrós”, que significa “homem”, “másculo, viril”.

18 – Ravi Isaac: “o sol que é filho da alegria”. Isaac é um nome bíblico cujo significado é encontrado na Escritura Sagrada. Tem como origem os nomes hebraicos Itshak e Yitzháq, que derivam da palavra “tzaháq”, que quer dizer “ele irá rir”. O sentido também pode ser “filho da alegria”.

19 – Ravi Alexandre: “sol protetor do homem”, “sol defensor da humanidade” e “sol que repele os inimigos”. Alexandre vem do grego Aléxandros e seu significado vem do verbo “aléxo” (“repelir, defender ou proteger”) e do vocábulo “andrós”, que quer dizer “homem”.

20 – Ravi Leonardo: “o sol que é valente como um leão” e “sol forte como um leão”. Leonardo vem do germânico Leonhard, formado por “levon” (“leão”), e “hardu” (“valente, corajoso, ousado”).

 

Leia mais: nomes bíblicos masculinos, nomes franceses femininos e nomes de gatos.