Malu Chapéus – Blog

Cor do ano Pantone 2022: inspire-se em 15 fotos de look, make e casa

Em dezembro, há o esperado anúncio da tonalidade que deve marcar os próximos 12 meses. Depois de cinza “Ultimate Gray” e de amarelo “Illuminating” em 2021, é a vez da “Very Peri” como cor do ano Pantone 2022. Quer aprender a usá-la no look, na beleza e na decoração da casa? Preparamos um guia sobre o assunto, com 15 fotos de inspiração!

Qual a cor da Pantone para 2022?

Very Peri é uma cor totalmente nova, que nem sequer foi vista nas passarelas das últimas semanas de moda. A equipe de experts a criou para celebrar o momento único, pós-pandemia.

“Estamos vivendo um momento de transformação. Enquanto ressurgimos depois de um intenso período de isolamento, nossas noções e padrões estão mudando. Apresentando uma atitude sem problemas e confiante com uma curiosidade ousada, que anima o nosso espírito criativo, a inquisitiva e intrigante Pantone 17-3938 Very Peri nos ajuda a abraçar o cenário alterado de possibilidades que se abrem, para uma nova visão enquanto reescrevemos a nossa vida. Revivendo a gratidão pelas qualidades que o azul representa complementadas pela nova perspectiva que ressoa agora, Very Peri abre o caminho para o futuro sob uma nova luz”, informou a empresa.

Pode ser considerada um azul-violeta ou um violeta com fundo azulado. “O azul floral dinâmico com um sub tom vermelho vivificante, mescla a lealdade e a constância do azul com um vermelho violáceo energético.”

A proposta é encorajar a inovação e a criatividade pessoais. “O mais feliz dos azuis e o mais caloroso, introduz o empoderamento deste mix de novidades”, completou.

A novidade pode marcar presença em roupas, acessórios, maquiagem e até nos cabelos das mais moderninhas. Há ainda a opção de a decoração da casa receber um toque a mais com ela, tanto em objetos pequenos quanto em paredes e móveis.

 

(Foto: @pantonebr/Instagram/Reprodução)

Como usar a cor do ano Pantone 2022?

A cor Very Peri tende a ganhar força e se transformar em tendência. Que tal pensar em maneiras de inseri-la em suas produções? Uma das possibilidades é por meio da monocromia, que é elegante e tem efeito alongador. Também vale tom sobre tom e color blocking. Para quem quer apenas um toque da nuance, vale investir em apenas uma peça de roupa ou em um acessório, com o restante neutro.

Monocromia

Roupa toda de uma cor segue firme e forte entre as tendências. Além de elegante e de afastar as chances de erros, alonga a silhueta, porque não há interrupção visual. Ficou com vontade de experimentar a ideia com a Very Peri? Veja algumas imagens:

 

(Foto: @carnabymode/Instagram/Reprodução)

 

Peça única, como vestido e macacão, costuma ser prática e estilosa. Na foto acima, a coloração aparece em modelo chemise (vestido com aspecto de camisa), que não sai de moda.

 

(Foto @anima.floripa/Instagram/Reprodução)

 

Os conjuntos têm chamado atenção nas vitrines das lojas. O que acha de camisa com calça de alfaiataria?

 

(Foto: @guizzi.concept/Instagram/Reprodução)

 

Mais um conjunto, agora com três peças.

Tom sobre tom

Unir peças de diferentes tonalidades da mesma cor se chama ton sur ton ou tom sobre tom. Very Peri pode vir ao lado de tons mais claros ou escuros de azul ou violeta. Assim como na monocormia, o resultado tende a ser alongador, porque quase não há corte na silhueta devido ao efeito degradê. Selecionamos algumas fotos para você se inspirar:

 

(Foto: @fiquechique_boutique/Instagram/Reprodução)

 

A cor do ano Pantone 2022 aparece na blusa de tricô, que caiu bem com saia lavanda.

 

(Foto: @musebrasil/Instagram/Reprodução)

 

Short em Very Peri com blusa em violeta.

Cor do ano Pantone 2022 com o restante neutro

Agora, chegou a vez de falar sobre possibilidades mais discretas. Very Peri pode combinar com o restante do look neutro, em tons de preto, cinza, branco e jeans, por exemplo. Veja só:

 

(Foto: @karinemoser/Instagram/Reprodução)

 

Calça jeans em lavagem média aparece ao lado de blusa em azul-violeta. Para completar com estilo, sapatilha em animal print.

Color blocking

Quem faz parte do grupo que não tem medo de ousar pode se jogar na tendência do color blocking (blocos de cor)? A proposta é fugir do óbvio com o auxílio do círculo cromático (foto abaixo), com as combinações análogas (cores próximas), complementares (posições opostas) e tríade (três opções equidistantes).

(Foto: Pinterest/Reprodução)

(Foto: @sbstore_shop/Instagram/Reprodução)

 

O vestido em Very Peri contrastou com o cinto amarelo, numa combinação de cores complementares (posições opostas).

 

(Foto: @goldenwomanboutik/Instagram/Reprodução)

 

A “brincadeira” pode envolver mais de duas cores. Faça do espelho seu melhor amigo e perceba o que mais combina com seu estilo.

Como usar a cor do ano Pantone 2022 em acessórios?

É verdade que os acessórios têm o poder de transformar qualquer visual. Você pode fazer um teste em sua casa, ao combinar um look básico, de camiseta com calça jeans, com bolsas, colares, brincos, tiaras, cintos e, claro, chapéus! A Malu Pires está sempre de olho nas tendências e oferece a cor em seu catálogo. Veja algumas de nossas peças:

 

(Foto: Malu Pires/Divulgação)

 

O chapéu Paris de palha ganha ar fashion com a faixa personalizada na cor do ano Pantone 2022.

 

(Foto: Malu Pires/Reprodução)

 

O chapéu Bucket recebeu a coloração, que promete se consolidar entre as tendências.

 

(Foto: Malu Pires/Reprodução)

 

Vale ainda usar o chapéu Paris com faixa estampada.

Cor do ano Pantone 2022 na maquiagem

A cor Very Peri também é bem-vinda na área da beleza. Pode marcar os olhos por meio de sombras, delineadores e até máscaras de cílios. Há ainda opções de batom na cor. Se quer passar por uma transformação marcante no visual, pode considerar a nuance para pintar os fios.

 

(Foto: @katia.makeupp/Instagram/Reprodução)

 

A sombra Very Peri aparece em degradê com tom violeta.

 

(Foto: @makeupbyperlaroman/Instagram/Reprodução)

 

A cor do ano Pantone 2022 chamou atenção para os lábios, na proposta acima.

 

(Foto: @color118/Instagram/Reprodução)

 

A técnica utilizada para a coloração do cabelo é conhecida como underlayer, underlights, undercolor ou secret color. Trata-se de descolorir apenas a região próxima à nuca ou toda a metade inferior da cabeça e, então, aplicar a tinta. Assim, a nuance fica mais evidente apenas quando os fios estão presos em rabos de cavalo altos e coques.

Cor de 2022 na decoração

Vamos terminar esta lista de sugestões com a decoração da casa. A cor Very Peri pode aparecer de maneira marcante, como na pintura da parede ou num móvel, ou em pequenos detalhes, como em almofadas e vasos.

 

(Foto: @estudiolaine/Instagram/Reprodução)

 

Leia mais: como usar a cor de 2022 e digital lavender.