Malu Chapéus – Blog

Corte de cabelo em camadas: 15 ideias de fios curtos e longos

corte de cabelo em camadas

(Foto: Canva)

Está com vontade de passar por uma transformação de visual? Que tal apostar no corte de cabelo em camadas? A opção é uma das queridinhas do momento, porque cria movimento e traz modernidade. Selecionamos dicas e 15 fotos para servir de inspiração!

O que é cortar cabelo em camadas?

Trata-se de um corte em que os fios formam um degradê de comprimento. As camadas vão ficando cada vez mais longas até o final do comprimento. Elas servem para garantir leveza, movimento e volume na medida desejada.

Quem tem muito cabelo pode cortar em camadas?

Todas as mulheres podem se beneficiar com as camadas, desde que escolha o corte mais adequado para seu tipo de fio. Tenha em mente que quanto mais camadas, mais volume. Se você tem muito cabelo e não quer adicionar volume, pode tirar o “peso” do visual com poucas camadas próximas às pontas. Elas vão garantir movimento, suavizando o visual.

Quem tem pouco cabelo pode cortar em camadas?

As mulheres que querem adicionar volume podem e devem lançar mão das camadas. Elas criam volume e movimento, ou seja, fazem com que o cabelo ralo pareça mais cheio.

É importante enfatizar que, se você tem fios compridos e não quer alterar o comprimento, também pode se beneficiar do efeito do recurso, porque mantém a base no mesmo tamanho. As camadas podem começar tanto no meio quanto mais perto das pontas, dependendo do efeito desejado. Saiba que, quanto mais camadas, mais ousado e moderno é o resultado.

Corte curto de cabelo em camadas

Vamos começar a lista de fotos de inspiração pelas opções curtinhas. Do liso ao crespo, todos os tipos de fios podem se beneficiar com o movimento que as camadas proporcionam. Uma dica importante é levar em conta o tipo de formato de rosto na hora de escolher o corte. Por exemplo, se tem o rosto comprido e quer disfarçar o detalhe, não deve investir em opções que deixem o topo da cabeça volumoso. Nesse caso, camadas mais discretas próximas à ponta são mais indicadas, caindo bem com franja reta para “achatar”.

 

(Foto: @studiomurilocamargo/Instagram/Reprodução)

 

As camadas ajudam a definir os cachos.

 

(Foto: @rafaelacorreahair/Instagram/Reprodução)

 

Cabelos escovados evidenciam o efeito do corte.

 

(Foto: @eugenio__santos/Instagram/Reprodução)

 

As camadas podem combinar com efeito assimétrico, garantindo modernidade e leveza.

 

(Foto: @alinelagunoo/Instagram/Reprodução)

 

Nas fotos acima e abaixo, opções de cortes para cabelos enrolados e crespos.

 

(Foto: @spacecrystalof_/Instagram/Reprodução)

Corte médio de cabelo em camadas

Se você faz parte do grupo que gosta de fios médios, chegou a sua hora! O corte de cabelo em camadas é muito recorrente para tirar o visual da mesmice. Os detalhes podem vir apenas próximos às pontas, com efeito mais discreto, ou em grande parte do comprimento, proporcionando destaque e ar fashion.

 

(Foto: @monicachavesespacodabeleza/Instagram/Reprodução)

 

Camadas próximas às pontas são alternativa para quem quer fugir do corte reto, mas sem causar grande impacto.

 

(Foto: @euandreoliveiraoficial/Instagram/Reprodução)

 

As camadas combinam com o estilo “morena iluminada”, com mechas mais claras desordenadas.

 

(Foto: @elisribeirocabelos/Instagram/Reprodução)

 

Quanto mais camadas, mais “moderninho” é o resultado.

 

(Foto: @joanafreitas_hairstylist/Instagram/Reprodução)

 

As mulheres com cabelos cacheados e crespos também podem se beneficiar com o corte médio em camadas.

Corte longo de cabelo em camadas

Vamos concluir as sugestões de corte de cabelo em camadas com os fios longos. O efeito pode ficar restrito à região próxima às pontas ou se estender por boa parte do comprimento. Lembre-se de que, quanto mais camadas, mais volume e movimento. Repare nos detalhes das fotos abaixo:

 

(Foto: @salathielmakeup_/Instagram/Reprodução)

 

As fotos acima são a prova de que as camadas trazem mais movimento e volume.

 

(Foto: @gelton1/Instagram/Reprodução)

 

As camadas combinaram com corte em “U”.

 

(Foto: @kaducesario/Instagram/Reprodução)

 

As luzes potencializam o efeito de movimento das camadas. Boa combinação!

 

(Foto: @kaducesario/Instagram/Reprodução)

 

O corte vem junto com franjão dividido ao meio, que tem o efeito de alongar e afinar o rosto.

 

(Foto: @guto.olliver/Instagram/Reprodução)

 

Mais uma sugestão com franja, desta vez rala e cobrindo toda a testa.

 

(Foto: @jucremonez/Instagram/Reprodução)

 

Não tem medo de ousar? Que tal investir também na tendência de cabelos com cores diferenciadas? Na imagem acima, a combinação estilosa foi feita com rosa e lilás.

Como manter o corte de cabelo em camadas?

De maneira geral, recomenda-se passar a tesoura a cada 3 meses para manter o corte e eliminar as pontas mais fracas. Mas, se quiser manter uma opção bem curtinha, por exemplo, o intervalo pode ser reduzido para 30 a 45 dias, dependendo do ritmo de crescimento dos fios.

Se a mudança de visual for acompanhada de descoloração e/ou coloração, reforce os cuidados. Hidratação semanal será necessária para evitar ressecamento e quebra. Também é importante beber bastante água, manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, dormir bem e relaxar. Todos esses autocuidados refletem na beleza, porque ela vem de dentro para fora.

 

 

Leia mais: corte de cabelo médio feminino, corte de cabelo feminino 2022, corte para cabelo longo e corte de cabelo tendência.