Você gosta de acompanhar as novidades de beleza? Vira e mexe, surge um hit para reforçar os cuidados. Um deles é a blindagem de unha. Preparamos um guia sobre o assunto, que explica o que é a técnica, para que serve, como deve ser aplicada, os cuidados e as contraindicações!
O que é blindagem de unha?
Blindagem de unha consiste em uma cobertura para a unha em gel ou acrílico. Serve para favorecer o crescimento natural, evitar quebras, proteger do contato com agentes agressores e prolongar o tempo de duração do esmalte. Promete aparência de rigidez e saúde.
É importante frisar que não se trata de um tratamento para unhas frágeis e quebradiças, mas uma alternativa estética para disfarçar a aparência fraca. Especialistas alertam sobre a importância de procurar um médico e descobrir as causas dos problemas, que podem ser doenças dermatológicas, disfunções hormonais, alimentação pobre em nutrientes, contato com produtos de limpeza e higiene inadequada. Siga à risca o tratamento recomendado para cada caso.
Qual a diferença entre banho de gel e blindagem?
Blindagem e banho de gel são sinônimos. A técnica consiste em uma camada de proteção e não deve ser confundida com alongamento, porque segue o tamanho da unha natural ou ultrapassa apenas um pouco. Ar natural e fortalecido são os objetivos.
Como é feita a blindagem de unha?
O procedimento é rápido e deve ser feito por um especialista, porque conta com a utilização de produtos profissionais. Confira o passo a passo:
- A primeira etapa consiste na limpeza da unha, eliminando sujeiras e oleosidade. Para isso, utiliza-se uma lixa.
- A aplicação de uma solução à base de álcool serve para finalizar a limpeza.
- O primer ácido tem função antisséptica.
- Agora é a vez do primer em gel, levando as unhas à cabine de luz para a secagem correta.
- O acabamento é feito com uma lixa abrasiva.
- A camada fina de top coat serve para garantir a fixação e dar brilho.
- Para finalizar, basta escolher a cor preferida de esmalte.
Quanto tempo dura a blindagem de unhas?
O resultado da blindagem pode ser observado por cerca de 20 dias. Após esse período, é recomendada a manutenção ou a retirada feita por um profissional para não prejudicar a unha natural.
Já o esmalte que é aplicado por cima do banho de gel tende a lascar muito menos. Pode durar até duas semanas.
Qual o valor da blindagem de unha?
O preço varia de acordo com a região, variando muito pelo país. De maneira geral, fica entre R$ 50 e R$ 150. Vale lembrar que tem a intenção de fortalecimento e durabilidade, não de alongar.
Cuidados
Para evitar problemas e aparência indesejada, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro deles é procurar por um profissional qualificado. Converse com pessoas próximas, leia os comentários nas redes sociais…
O intervalo de manutenção deve ser respeitado à risca. Por isso, preste atenção em todas as recomendações feitas por quem aplicou a técnica.
Depois dos 20 dias, resista à tentação de tirar a camada de gel em casa. Você pode acabar danificando as unhas naturais.
A hidratação diária das mãos é importante tanto para a pele quanto para a blindagem, prolongando seu aspecto bonito. E tenha em mente que o procedimento estético não é um tratamento para problemas de unha, que devem ser investigados por um médico e tratados segundo suas orientações.
Blindagem nas unhas faz mal?
Os médicos recomendam manter as unhas sempre naturais. Qualquer item químico aplicado nelas pode causar ou favorecer algum problema, como amarelamento e micose.
Para reduzir riscos, a blindagem deve ser realizada por um profissional e com produtos de qualidade. E dê alguns intervalos de “descanso”, apostando apenas em base fortalecedora, corte do comprimento e hidratantes para a mão.
Se notar qualquer alteração ou incômodo, descontinue o uso. O procedimento não pode ser aplicado em grávidas, diabéticos, pessoas em tratamento contra o câncer ou com alergia aos produtos utilizados.
Já ouvir dizer que a beleza vem de dentro para fora? É a mais pura verdade! Para reforçar a saúde e beleza natural, é preciso investir em um combo de vitaminas e minerais, como biotina (vitamina B7, B8 ou H), ácido pantotênico (vitamina B5), vitamina C, cobre, ferro, selênio e zinco. Eles devem ser inseridos na alimentação por meio de alimentos específicos, como fígado, rim, gema de ovo, cereais integrais, nozes, chocolate amargo, limão, acerola, laranja, kiwi, brócolis e couve.
Suplementos podem ajudar a complementar a dieta e, de quebra, levar a cabelos, pele e unhas mais bonitos e saudáveis. Mas não faça uso deles sem a indicação de um nutricionista, nutrólogo ou médico, que vai avaliar a necessidade individual por meio de exames.
Aposte em hidratação por meio da ingestão diária de cerca de 2 litros de água. E elimine hábitos nocivos, como tabagismo, sedentarismo, dormir mal e consumo excessivo de álcool, carboidratos refinados (farinha branca, arroz branco), embutidos e alimentos ultraprocessados (refrigerantes, bolachas, pratos congelados, salgadinhos).
Leia mais: Unhas claras com francesinha, francesinha neon colorida e cutilagem russa