Malu Chapéus – Blog

Descubra para que serve o incenso e como utilizá-lo para o equilíbrio

Imagem mostra incenso - para que serve o incenso

(Foto: Canva)

Ele produz aroma agradável e está relacionado ao sagrado e ao divino. Utilizado desde civilizações antigas com crenças variadas, tem espaço garantido nas práticas religiosas e espiritualistas até hoje. Você sabe exatamente para que serve o incenso e como usá-lo? Preparamos um guia completo sobre o assunto!

Para que serve o incenso?

A palavra incenso tem origem no latim “incendere”, que significa “queimar”, ou “incensum”, que indica “aquilo que queima”. E a função do famoso “palitinho” vai muito além de deixar um perfume agradável nos ambientes.

A fumaça gerada a partir da queima de ervas é vista como um meio de comunicação com o plano espiritual. Tem a proposta de transportar desejos, pensamentos, orações, mensagens e intenções. Por isso, o produto é muito utilizado em religiões diversas e rituais espiritualistas.

Também é importante lembrar da aromaterapia, que trabalha com os cheiros para promover sensações positivas e efeitos curativos complementares aos tratamentos médicos convencionais. Sendo assim, pode trazer benefícios para corpo, mente e emoções.

Veja a lista de para que serve o incenso:

Qual o significado da fumaça do incenso?

A elevação da fumaça representa as orações em direção à força superior, independente da crença de cada um. Essa associação está presente no livro do Velho Testamento da Bíblia, no salmo 141: “Seja a minha oração como incenso diante de ti; e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde”.

(Foto: Canva)

Para que serve cada incenso?

Cada aroma está relacionado a um efeito específico. Portanto, a escolha depende do momento de vida de cada um. Descubra para que serve o incenso de:

Quando acender um incenso?

Sempre que sentir necessidade de relaxamento e quiser o auxílio da aromaterapia para favorecer alguma área da sua vida. É uma boa pedida para quem busca ampliar a conexão com o universo e facilita a prática de meditação, ioga e terapias energéticas, como reiki.

Qual o melhor horário para acender incenso?

Não há um momento específico do dia para lançar mão dos efeitos positivos do incenso. Faça isso sempre que sentir necessidade ou quando quiser se silenciar em um cômodo vazio para elevar as energias, praticar a gratidão, rezar e estimular bons pensamentos.

O que fazer quando acender um incenso?

A primeira etapa é pensar na segurança. Coloque o produto em um incensário, num ambiente arejado para não haver acúmulo de fumaça, sempre longe de cortinas e outros tecidos. Use um isqueiro ou palito de fósforo para acender a ponta do palitinho. Deixe a chama acesa por alguns segundos e, depois, assopre-a. Não se aproxime para inalar a fumaça, mantendo certa distância para evitar irritação ou alergia. Caso sinta algum incômodo, como dores de cabeça e enjoo, descontinue o uso.

A recomendação é que o ritual seja realizado em momento de tranquilidade. Feche os olhos e mentalize limpeza energética, abertura de caminhos e abundância em todas as áreas da sua vida. Para potencializar os efeitos, você pode rezar, meditar, praticar ioga, fazer reiki…

Como fazer oração com incenso?

O salmo 141 relaciona o incenso à oração. Trata-se de uma representação de fé e um pedido forte de proteção, contra tentações e inimigos.

1. SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar.
2. Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.
3. Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
4. Não inclines o meu coração a coisas más, a praticar obras más, com aqueles que praticam a iniquidade; e não coma das suas delícias.
5. Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que não me quebrará a cabeça; pois a minha oração também ainda continuará nas suas próprias calamidades.
6. Quando os seus juízes forem derrubados pelos lados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis.
7. Os nossos ossos são espalhados à boca da sepultura como se alguém fendera e partira lenha na terra.
8. Mas os meus olhos te contemplam, ó DEUS o Senhor; em ti confio; não desnudes a minha alma.
9. Guarda-me dos laços que me armaram; e dos laços corrediços dos que praticam a iniquidade.
10. Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente.

 

Leia mais: simpatia da canela, simpatias para engravidar rápido, simpatias para insônia e oração da lei da atração