Você gostaria de tornar o seu cardápio mais amplo e sofisticado? Que tal aprender como fazer Negroni e suas variações? Trata-se de um dos coquetéis mais celebrados em escala internacional. Acredita-se que venha da Itália e que tenha mais de 100 anos, tendo surgido em 1919. Preparamos um guia sobre o assunto, com detalhes sobre sua história e dicas de harmonização. Confira!
Qual a história do drink Negroni?
Todo drink importante costuma carregar inúmeras histórias sobre a sua criação. A mais disseminada sobre o Negroni é que teria surgido a partir do Americano (feito com Campari, vermute tinto e água gaseificada), que surgiu na década de 1860. O que se diz é que, 1919, em Florença, na Itália, o conde Camillo Negroni teria pedido ao bartender Forsco Scarselli, no Bar Casoni, para aprimorar o seu Americano, deixando-o mais forte. Ele trocou a tradicional água com gás pelo gin e a rodela de limão por uma de laranja.
A bebida tornou-se massivamente popular entre o público. Todos se aglomeravam no estabelecimento para saboreá-la, sendo batizada de Negroni. Então, a família Negroni criou uma destilaria, chamada de Industria Liquori Negroni, na cidade de Treviso, Itália, para vender a mistura já pronta.
Há quem diga que nunca houve tal Conde Camillo Negroni na árvore genealógica da família. O responsável teria sido o general italiano Pascal Oliver de Negroni de Cardi, quando esteve no Senegal. Dúvidas a parte, o coquetel se transformou num dos mais difundidos pelo mundo.
Como fazer Negroni?
Um dos coquetéis mais emblemáticos, o Negroni é feito de partes iguais de três bebidas. Uma delas é o Campari, com sabor adocicado num primeiro momento e que se torna amargo ao degustá-lo, feito a partir da infusão de sessenta ingredientes, combinados e macerados num malte de água destilada e álcool. A outra é o Gin, bebida destilada alcoólica feita principalmente de cereais, como cevada ou trigo. Para completar, vermute tinto, feito à base de vinho, com adição de flores ou ervas aromáticas.
Em alguns casos, o drink é montado num copo com gelo e, em outros, misturado com o gelo para que dilua. Outro ingrediente fundamental é uma fatia de laranja ou apenas a sua casca.
Ingredientes:
- 20 ml de gin
- 20 ml de vermute tinto
- 20 ml de Campari
- Casca ou fatia de laranja fresca
Modo de preparo:
- Misture as três bebidas.
- Adicione gelo e mexa até que a mistura fique gelada.
- Coloque o líquido num copo baixo.
- Acrescente a casca de laranja ou a fatia de laranja.
Fonte: Spirit of York
Kingston Negroni
Ingredientes
- 30 ml de rum com 3 anos de envelhecimento
- 40 ml de rum com 7 anos de envelhecimento
- 30 ml de vermute rosso Punt e Mes
- 30 ml de Campari
- 1/4 de rodela de abacaxi desidratado
- gelo a gosto
Modo de preparo
- Encha de gelo até a borda um copo alto e largo de cristal para gelar o recipiente. Aguarde alguns minutos e descarte o gelo.
- Adicione novos cubos e em seguida adicione todos os destilados. Mexa seis vezes em sentido horário.
- Despeje o conteúdo (sem o gelo) em um copo baixo de sua preferência.
- Acrescente 5 pedras inteiras de gelo e cubra com 3 pedras picadas de gelo para vedar o drink, mantendo a temperatura baixa constante.
- Finalize com a rodela de abacaxi desidratado.
Fonte: revista Casa e Jardim
Negroni com café
Ingredientes
- 8 a 10 cubos de gelo
- 40 ml de Campari
- 45 ml de Gin
- 30 ml de Vermute
- 50 ml de Cold Brew (café de fermentação fria)
- 1 rodela de laranja
Modo de preparo
- Em um copo baixo, adicione os cubos de gelo.
- Acrrescente o Campari.
- Coloque o Gin da sua preferência.
- Adicione o Vermute.
- Coloque o Cold Brew para que ele se destaque bem no sabor do coquetel.
- Junte uma rodela de laranja aos outros ingredientes. Você também usar uma parte para decorar o drink.
Fonte: Unique Cafes
Boulevardier
Ingredientes
- 30 ml de uísque bourbon
- 30 ml de vermute tinto
- 30 ml de Campari
- Casquinha de laranja
Modo de preparo
-
Em um mixing glass cheio de gelo, coloque todos os ingredientes (menos a casca) e misture até o copo ficar gelado.
-
Coe e transfira para um copo com gelo. Finalize com um twist de casca de laranja.
Fonte: Estadão
O que acompanha Negroni?
O Negroni combina sabores amargo, doce e cítrico. E é famoso para estimular o apetite antes de uma refeição. Por isso, costuma combinar bem com petiscos, incluindo tábua de frios, bolinhas de queijo, camarões salteados, tortinhas de queijo… Teste diferentes combinações e veja quais agradam mais o seu paladar.
Mas ele não precisa ser excluído da mesa na hora da refeição principal. Uma das apostas mais recorrentes é com pizzas de sabores variados. Também pode ser apreciado junto com frutos do mar, principalmente com camarão. Se quiser fugir das “regras”, sem problemas, o importante é que o resultado seja agradável para você e seus convidados.
Leia mais: drinks famosos e o que harmoniza com mimosa.