Malu Pires Blog

Dicas para acabar com a ponta dupla em cabelo cacheado

dicas para acabar com a ponta dupla em cabelo cacheado

Cabelo cacheado (Foto: Pixabay)

Fios sem vida podem causar um grande impacto na autoestima da mulher. Muitas se perdem em meio à lista de opções de tratamento disponíveis. Quer saber dicas para acabar com a ponta dupla em cabelo cacheado? Preparamos um artigo sobre o assunto, com causas, prevenção e alternativas para disfarçar o incômodo estético.

O que causa pontas duplas no cabelo cacheado?

As pontas duplas são um fio que se divide por sua fragilidade e a partir de danos, tornando o visual espigado e opaco. Tudo que resseca e agride pode causar ou agravar o incômodo estético, incluindo uso constante de secador/chapinha/babyliss, poluição, processos químicos, excesso de exposição solar…

É importante ter em mente que as pontas são a parte mais antiga e sensível do fio. Como estão mais distantes do couro cabeludo, recebem menos óleo natural e a curvatura do cabelo cacheado dificulta ainda mais esse processo. É por isso que cabelos cacheados e crespos tendem a ter comprimento bem mais seco do que a raiz, sofrendo com bastante ponta dupla.

Como prevenir pontas duplas?

A prevenção é composta por uma série de autocuidados que reduz os danos às madeixas. O primeiro deles está na água do banho, que deve ser de fria a morna. Para enxugar, nada de esfregar a toalha. Para evitar atrito desnecessário, apenas pressione o tecido suavemente para absorver o excesso de água.

Deixar secar naturalmente é a melhor opção. Se for usar secador, deixe-o em temperatura mais amena e invista em protetor térmico.

Não descuide da hidratação, em especial das pontas. Aplicar máscaras específicas uma vez por semana ou a cada 15 dias é fundamental. Vale ainda investir em umectação (aplicação de óleo vegetal por algumas horas ou para a noite toda) ou em algumas gotinhas de óleo aplicadas diretamente nas pontas após o banho.

O cronograma capilar é outra opção. Trata-se de uma rotina de cuidados com os cabelos, intercalando três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Mas é importante levar em conta as reais necessidades dos fios no momento, para não haver sobrecarga. Consulte um especialista.

Ah! Não se esqueça de beber bastante água todos os dias, porque a hidratação deve vir de dentro para fora. Alimentação balanceada também é fundamental para oferecer os nutrientes necessários para a saúde e a beleza. Em alguns casos, é necessário suplementação de vitaminas e minerais, sempre com acompanhamento de um médico ou nutricionista.

O que é bom para acabar com as pontas duplas do cabelo?

Se você está com muitas pontas duplas, a forma de resolver a situação é passar a tesoura. Mas não precisa se desesperar pela perda de comprimento, pode ser só um dedo para eliminar o problema, ou o corte bordado, específico para tirar apenas as pontas duplas.

Tenha claro que as pontas separadas não vão se unir novamente. A realidade é que o incômodo pode ser selado temporariamente. O tratamento de nutrição do cronograma capilar, por exemplo, tem como meta devolver lipídios para o cabelo, repondo os óleos que protegem o fio. Isso sem falar na hidratação profunda com máscaras.

Qual o melhor óleo para acabar com pontas duplas?

Os óleos vegetais podem ajudar no aspecto dos fios e na prevenção de pontas duplas. Se elas já marcam presença constante nos fios, podem ser seladas temporariamente, numa tentativa de mascarar o problema.

Entre as opções mais requisitados estão de coco, de argan, de oliva, de abacate, de linhaça, de semente de uva e de rícino. A dica é testá-las para ver qual delas leva ao melhor resultado em seu tipo de cabelo.

Algumas gotas de óleo podem ser aplicadas nas pontas secas para reduzir a chance de se fragmentarem. Também é possível investir em umectação, que consiste em passar o óleo e aguardar a sua ação por duas horas. Também vale deixar o produto pela noite toda ou acelerar o processo, aquecendo-o para que aja por 45 minutos a 1 hora.

Corte bordado

O corte bordado é famoso pelo poder de remover frizz e pontas duplas e danificadas sem mexer no comprimento dos cabelos. Há duas maneiras de fazê-lo. A manual pede que um profissional especializado corte apenas as pontas duplas e ressecadas que ficam visíveis em cada mecha. A outra é por meio de uma máquina, que vai escovando e aparando os arrepiados.

O processo pode ser feito em todos os tipos de cabelo. E, para finalizar, o cabeleireiro deve lançar mão de alguma técnica para nutrir e selar as pontas, reduzindo as chances de que os fios se rompam novamente.

Tratamento para pontas duplas caseiro

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Com o cabelo sem lavar, separe mechas para aplicação do óleo.
  2. Passe o óleo, enluvando as mechas (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
  3. Faça um coque nos cabelos, coloque a touca de cetim e deixe o produto agir por duas horas.
  4. Retire o produto com o método U.C.P.E. (umectar, condicionar, pausar e enxaguar): aplique condicionador ou máscara capilar por cima do óleo, enluvando as mechas.
  5. Faça um coque nos cabelos, coloque a touca e deixe agir por 30 minutos.
  6. Enxague bem com água.

Fonte: YouTube de Vandressa Ribeiro

 

Leia mais: hidratação profunda e shampoozada.

Sair da versão mobile