Malu Pires Blog

Escalda-pés é a prática milenar para relaxar corpo e mente

Imagem mostra escalda-pés

(Foto: Pixabay)

Já ouviu falar em escalda-pés? Trata-se de uma prática milenar para promover relaxamento de corpo e mente, além de limpeza energética e abertura de caminhos. Há registros do seu uso em várias civilizações, incluindo a Grécia Antiga. Preparamos um guia sobre o assunto, que explica os possíveis benefícios, a maneira de fazer e as principais contraindicações.

Pra que é bom escalda-pés?

A proposta é mergulhar os pés em água quente, que pode ser incrementada com flores, frutas, óleos essenciais e ervas. Está relacionada a muitos benefícios, mas lembre-se de que é um cuidado complementar, que não substitui recomendações médicas. Confira algumas possibilidades:

Relaxa: seu objetivo mais conhecido é aliviar a tensão, o estresse e o cansaço.

Reduz dores: o pé possui terminações nervosas interligadas aos órgãos e, por isso, o alívio de dores pode ser estendido pelo corpo todo.

Melhora o fluxo sanguíneo: a água quente dilata os vasos sanguíneos.

Diminui o inchaço: porque pode ativar a circulação.

Alívio de cólica: manter os pés quentes é uma boa pedida para o período menstrual.

Limpeza energética: a inclusão de ervas e sal grosso pode eliminar baixas vibrações e atrair positividade.

Ajuda a combater insônia, ansiedade, irritabilidade e depressão: para isso, deve-se apostar em complementos que ajudam em cada caso, como camomila para induzir o sono.

Como se faz um escalda-pés?

O primeiro passo é reservar um momento para este autocuidado, com ambiente tranquilo, música relaxante e iluminação indireta. Deixe de lado aparelhos eletrônicos, como televisão de celular. O intuito é se desconectar da correria do dia a dia e permitir que o relaxamento tome conte de você.

Aqueça a água numa temperatura agradável para os pés e coloque-a em uma bacia. Você pode acrescentar óleos essenciais, ervas, flores e sais, de olho nas propriedades terapêuticas de cada um. Para deixar a experiência mais agradável, coloque bolinhas de gude, pedras de rio ou cristais lapidados no fundo da bacia, para que possa massagear os pés.

A água deve chegar até a canela. O escalda-pés costuma durar de 10 a 20 minutos, até que a água esfrie.

Para finalizar, enxugue bem os pés para evitar proliferação de fungos e vista uma meia para manter a região quentinha.

Como fazer escalda-pés sal grosso?

(Foto: Pixabay)

O sal grosso é relacionado à diminuição do inchaço. Na área da espiritualidade, acredita-se que afaste inveja, mau-olhado e outros sentimentos de baixa vibração, que costumam bloquear os caminhos. É interessante acrescentar alguma erva para repor as energias positivas, como o alecrim, que é conhecido como calmante natural e pela abertura à abundância.

Você vai precisar de:

Modo de preparo:

Escalda-pés com camomila

(Foto: Pixabay)

Esta erva tem a fama de acalmar e aliviar cólicas menstruais. Também é conhecida como fonte de prosperidade, atraindo sorte e dinheiro. Pode inclui-la ao escalda-pés para potencializar o ritual.

Você vai precisar de:

Modo de preparo:

Escalda-pés para aliviar TPM

(Foto: Pixabay)

Sofre com os sintomas da tensão pré-menstrual, como variação de humor, inchaço e dores? Que tal acrescentar uma mistura de óleos essencial ao escalda-pés, que pode ajudar no alívio dos incômodos?

Você vai precisar de:

Modo de preparo:

Cuidados e contraindicações

A técnica milenar é relacionada a muitos benefícios, mas não é indicada para todos. É que, como pode aumentar o fluxo sanguíneo, há chance de prejuízo para gestantes, hipertensos, pessoas com trombose e câncer com metástase. Converse com seu médico sobre o escalda-pés e, se notar alguma reação desagradável ao fazê-lo, evite-o.

 

Leia mais conteúdos sobre relaxamento e ervas, incluindo banho de alfazema, banho de louro para atrair dinheiro, banho de rosa branca, banho de anil para limpeza de energias negativas, banho energizante e banho de alecrim para proteção e abrir caminhos.

Sair da versão mobile