A prática antiga chinesa busca organizar cômodos para atrair boas vibrações e afastar desequilíbrios e energias negativas. O Feng Shui no trabalho vem como uma possibilidade de harmonização para atrair prosperidade e ampliar o poder criativo. Os cuidados com posicionamento de objetos e limpeza podem ser aplicados tanto na mesa do escritório da empresa quanto no home office. Preparamos um guia sobre o assunto, com sete dicas. Confira!
Para que serve o Feng Shui no trabalho?
As mudanças no ambiente buscam promover o equilíbrio. E isso pode se refletir no humor, no comportamento e na abertura de caminho dos profissionais.
Veja os possíveis benefícios do Feng Shui no trabalho:
- Ambiente mais limpo energeticamente, o que reduz a estagnação e o cansaço.
- Aumento da circulação de energia positiva, aumentando a chance de atrair bons fluidos.
- Rotina mais tranquila e eficiente.
- Aumento da criatividade, produtividade, prosperidade e astral.
Agora, acompanhe detalhes das sete dicas de aplicação:
1 – Dê atenção à limpeza
Este é um ponto importante da técnica chinesa. Ambiente limpo ajuda a evitar que energia negativa e densa fique estagnada. Para que a área profissional flua bem, garanta que todos os cantinhos sejam limpos com frequência. Não esqueça de cuidar de cortinas, almofadas, tapetes e sistema de refrigeração. Deixar portas e janelas abertas, sempre que possível, é uma boa ideia também.
2 – Feng Shui no trabalho: iluminação
Local mal iluminado impacta negativamente na produtividade. Como o Chi (energia) flui por meio da luz natural, aproveite ao máximo dela. Essa é uma maneira de garantir o ânimo e ainda economizar na conta de luz.
3 – Nada de bagunça
Tire do ambiente o que já não serve mais. Separe o que pode ser doado e o que deve ir ao lixo. Agora, se dedique a guardar o restante de maneira prática. Aposte em caixas e organizadores. O ambiente clean, além de ser mais agradável e funcional, permite boa fluidez de energia.
4 – Foco na mesa de trabalho
A mesa de trabalho é o elemento principal do escritório. A melhor localização para ela é na diagonal, com vista para a porta principal. É que, se estiver de frente, a energia de quem entra bate direto em você. Caso esteja de costas, pode promover insegurança por não saber quem está por chegar.
Coloque poucas coisas em cima do móvel, priorizando o que mais usa. No lado direito, fortaleça relacionamentos com objetos dedicados a pessoas ou momentos especiais (como porta-retratos) e aumente a criatividade com algum item de metal ou colorido. Já no esquerdo, garanta a prosperidade com cristais, projetos, agendas ou objeto amarelo.
5 – Cores são importantes no Feng Shui do trabalho
As cores podem influenciar no humor. Um ambiente muito colorido pode causar ansiedade e tensão, enquanto um monocromático claro pode gerar tédio e cansaço. Que tal escolher um parede para receber uma tonalidade que levante o astral? Ou investir em objetos decorativos de destaque? Quem quer acrescentar calma ao ambiente pode recorrer ao verde e ao azul. Já se o propósito for estimular a criatividade e a concentração, amarelo e roxo são boas pedidas.
6 – Plantas podem ajudar
Folhas e flores podem transformar espaços. Conferem cor e vida, estimulando a vitalidade. Aliás, o contato com a natureza, mesmo que em vasos, pode elevar a concentração. No Feng Shui no trabalho, têm ainda a função de retirar energias negativas. Veja algumas opções:
- Espada de São Jorge: oferece proteção ao local, purifica o ar e produz muito oxigênio.
- Bromélia: carrega boas energias.
- Suculentas: são fáceis de cuidar e conferem toque verde aos ambientes.
- Violeta: se adapta bem a lugares fechados.
- Zamioculcas: precisa de pouca água e luz.
- Costelas de Adão: de forma e textura bem peculiar, ainda é resistente.
- Jiboia: planta trepadeira, é considerada uma das mais fáceis de serem cuidadas.
- Palmeira Chamedorea: para empresa com espaços mais amplos e arejados, porque precisa de sol pleno em alguns momentos ou meia-sombra.
- Clorofito: consegue suportar as baixas temperaturas dos escritórios, mas é preciso cuidado com a regas, mais de duas vezes na semana.
- Calathea: de folhas robustas, precisa de poucos cuidados. Água duas vezes por semana e luz apenas indireta.
Fonte: Vertical Garden
7 – Objetos para Feng Shui no trabalho
Os espelhos conferem amplitude ao ambientes. Fora isso, colocar um na porta de entrada, do lado de fora, ajuda a impedir que energias negativas entrem.
Outra maneira de fazer limpeza energética, elevar as vibrações e atrair prosperidade é por meio de cristais. Veja as indicações:
- Turmalina: pedra mais poderosa para proteger das energias negativas.
- Pirita: relacionada ao dinheiro e à prosperidade.
- Opala: elevar o espírito e harmonizar alterações de humor.
- Obsidiana: absorve energias negativas e oferece proteção.
- Citrino: prosperidade e vitalidade.
- Água marinha: reduz os níveis de estresse.
- Ametista: proporciona sabedoria e equilíbrio.
E aí, gostou das dicas de Feng Shui no trabalho? Produzimos outros materiais sobre prosperidade, como simpatia da canela e amuletos da sorte. Confira!