Malu Chapéus – Blog

Flores para buquê de noiva: significado e 15 opções

(Foto: Canva)

Depois do pedido de casamento, a lista de planos e afazeres costuma ser grande. Em meio a opções de vestido e maquiagem, também é fundamental dar atenção às flores para buquê de noiva. Afinal, são elas que arrematam o visual do grande dia e terão grande destaque nas fotos. Selecionamos 15 sugestões, que vão das clássicas às mais despojadas!

Qual flor ideal para buquê de noiva?

Tudo depende do estilo da mulher. O ar romântico e delicado de uma rosa pode não agradar alguém que prefere o minimalismo. Nesse caso, a gipsófila, também chamada de flor mosquitinho, pode fazer mais sentido. Noivas que preferem sair do tradicional podem incluir suculentas ao buquê. Portanto, é interessante conhecer o simbolismo de cada planta, além de observar bem sua aparência.

As cores mais utilizadas são branca, creme e rosa. Mas há espaço para todas as tonalidades, incluindo o amarelo vibrante do girassol e o lilás da lavanda.

Rosas

(Foto: Canva)

As rosas são símbolos de amor, romantismo e pureza. Por isso, não saem de moda e sempre estão entre as mais pedidas flores para buquê de noiva. É possível encontrá-las em diferentes tamanhos e cores, o que pode interferir bastante nos valores. Podem ser exclusivas no arranjo ou virem acompanhadas de outras opções, incluindo cravos ou lírios.

Peônia

(Foto: @pensierifioriti_/Instagram/Reprodução)

 

As flores majestosas e robustas são associadas a um perfume suave. Na China, a espécie é conhecida como “Rainha das Flores” e relacionada à boa sorte, à honra e à beleza. Também simboliza felicidade, fortuna e prosperidade, no Japão.

Copo-de-leite

(Foto: Canva)

 

O copo-de-leite é muito utilizado em buquês tanto pela sua beleza quanto pelo significado: paz, pureza, tranquilidade, felicidade e prosperidade. Pode-se encontrá-lo em diferentes cores, mas a branca costuma ser a queridinha das noivas.

Ranúnculo

(Foto: @ramadfloral/Instagram/Reprodução)

 

Há aproximadamente 600 espécies dentro do gênero Ranunculus e a mais cultivada comercialmente é a Ranunculus asiaticus. Encanta por sua delicadeza e seu formato, que lembra muito o de uma rosa.

Hortênsia

(Foto: @morganacosta.convites/Instagram/Reprodução)

 

A hortênsia resulta em um buquê volumoso. Pode vir tanto sozinha quanto acompanhada de outras flores para buquê de noiva. Devoção, dignidade e pureza de sentimento são alguns de seus simbolismos.

Gardênia

(Foto: @marziaemartaeventplanner/Instagram/Reprodução)

 

Nativa do sul da Ásia e do Japão, a gardênia representa elegância e graça. É conhecida por ser bastante perfumada, com um aroma que possui efeito relaxante.

Lírio de Calla

(Foto: @floriculturadoisamores/Instagram/Reprodução)

 

Entre as espécies mais conhecidas está o lírio Longuiflorum, com tons sempre claros (branco ou creme). Por conta dessa peculiaridade na cor, costuma ser muito utilizado em casamentos. O lírio oriental e o asiático também são muito cultivados e vêm em tonalidades variadas.

Margarida

(Foto: @@mysweetengagement/Instagram/Reprodução)

 

A margarida traz delicadeza, alegria e simplicidade. Também é conhecida como bem-me-quer. Pode ser encontrada em diferentes cores, sendo que a branca simboliza juventude; amarela, amor verdadeiro; rosa ou vermelha, desejo amoroso; azul, fidelidade; e multicolorida, vitalidade e alegria.

Gipsófila

(Foto: @fioreriailpensiero/Instagram/Reprodução)

 

Mais uma das flores famosas para buquê, símbolo de romantismo e simplicidade. Também chamada de flor mosquitinho ou flor véu de noiva, geralmente é utilizada na cor branca para compor junto com outras plantas, mas também pode vir sozinha no arranjo.

Girassol

(Foto: @daianedemezio/Instagram/Reprodução)

 

Ela confere destaque ao buquê de noiva com sua cor intensa (amarela ou alaranjada). Recebe o nome girassol porque acompanha o movimento do sol. Simboliza alegria, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva solar.

Cravo

(Foto: @tudooquequiseres/Instagram/Reprodução)

 

O cravo tem a sua origem no continente asiático e é caracterizado pelas pétalas com babados. A flor pode ser encontrada em diferentes tonalidades, do branco ao vermelho. Simboliza boa sorte, atraindo bênçãos e vitórias para o casal.

Orquídea

(Foto: @limoeiroeventosbr/Instagram/Reprodução)

 

Orquídeas são todas as plantas da família Orchidaceae, uma das maiores existentes. Apresentam muitas formas, cores e tamanhos. De maneira geral, confere elegância e romantismo ao visual da noiva.

Tulipa

(Foto: @lopes_sillvio/Instagram/Reprodução)

 

No centro da flor, há uma haste que cresce sozinha e forma seis pétalas. A tulipa pode ser encontrada em diferentes cores, tornando-a versátil para buquês e decoração. As vermelhas são consideradas símbolos do amor profundo; as amarelas, de alegria e iluminação; as brancas, de paz e tranquilidade…

Lavanda

(Foto: @weddingexpoitalia/Instagram/Reprodução)

 

A lavanda transmite paz, tranquilidade e segurança. A planta é típica da região Mediterrânea e possui flores espigadas nas cores branca, roxa, violeta e azul. Muito cultivada para a extração do óleo essencial, que entra na perfumaria e em produtos de higiene pessoal, é conhecida como calmante natural.

Suculenta

(Foto: @floresgarofano/Instagram/Reprodução)

 

Elas são bonitas, resistentes e conferem ar rústico. Ainda simbolizam proteção e segurança. As suculentas estão conquistando espaço em meio às flores tradicionais para buquê de noiva. Possuem raiz, folhas e/ou talos engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades maiores que nas outras plantas.

 

Leia mais: plantas para banheiro, sonhar com plantas, plantas inseticidas e flor para cada signo.