Ela tem o poder de repaginar o visual e ainda é democrática. Cai bem em diferentes tipos de rosto, ajudando inclusive a alongar e a afinar os redondos e quadrados. Sabe de quem estamos falando? Da franja longa! Combina com cortes curtos, médios e longos. Aparece tanto na versão lateral quanto no estilo cortininha, repartido ao meio.
É ainda uma boa pedida para quem vai passar a tesoura na mecha frontal pela primeira vez e tem medo de cortar demais e se arrepender. Assim, se torna uma forma de transição até chegar ao comprimento menor. Outra vantagem é que, se quiser escondê-la em alguma ocasião, é fácil prendê-la!
Para as interessadas no visual, selecionamos 20 fotos nos seguintes estilos:
- franja longa lateral
- franja longa dividida ao meio
- franja longa com volume
- franja longa com cabelo curto
- franja longa com cabelo médio
- franja longa com cabelo comprido
Franja longa lateral
É uma grande aliada de mulheres que têm rostos redondos ou quadrados e querem afinal e alongar. Mas também cai bem outros formatos e deixa o visual com ar moderno. Confira:
O recurso combina com cortes de comprimentos variados, do curto ao longo, como mostram as fotos acima e abaixo.
Franja longa dividida ao meio
Este é o famoso modelo cortininha, que recebe esse nome porque, ao ser dividido ao meio, se assemelha a uma cortina semiaberta. Emoldura a região os olhos e sobrancelhas, mas sem cobrir totalmente a testa. Assim, acaba conferindo a impressão de rosto mais fino e alongado. Veja algumas ideias:
O acabamento desfiado deixa a franja longa com caimento e movimento natural.
Quando os cabelos estão presos, a franja cortininha ganha ainda mais destaque.
Bom complemento tanto para cortes repicados (foto acima) quanto nos retos (foto abaixo).
Franja longa com volume
Quem disse que donas de cabelos cacheados e crespos não podem aderir à tendência? A franja longa volumosa também está com tudo! É importante cuidar da finalização dos fios para que ganhem o formato desejado. Inspire-se:
O penteado estiloso deixou os fios cobrindo parte dos olhos.
Opção cortininha para cacheadas? Temos também!
Franja longa com cabelo curto
É uma aposta versátil, já que combina com todos os comprimentos de cabelo. No caso dos curtos, ganha ainda mais destaque e é responsável pelo charme deles.
O corte pixie é um curtinho batidinho na nuca e com volume na parte superior, com fios repicados ou assimétricos. O efeito visual é de alongamento do rosto.
Curto assimétrico é tendência forte.
Nas fotos acima e abaixo, repare como o franjão lateral e o desfiado conferem movimento e graça aos cabelos.
Franja longa com cabelo médio
Estilo lateral e cortininha também caem bem madeixas em comprimento mediano. Selecionamos algumas sugestões:
O long bob é uma alternativa para quem está com os cabelos longos, quer mudar, mas tem medo de algo radical. Fica na altura dos ombros e aparece há alguns anos entre os queridinhos.
Gostou do franjão lateral com volume? Lindo, né?
Franja longa com cabelo comprido
Quer mudar o visual, mas nem sonha em mexer no comprimento? Então, vá de franja longa e cabelo comprido! Seguem inspirações:
Franjão e ondulado formam dupla certeira!
Fios com leve ar “bagunçado” são um aposta forte do momento. Corte com camadas e graduações ajuda a criar esse aspecto, conferindo estilo ao visual.
Como cortar franja longa lateral?
Para quem quer fazer a transformação em casa, é importante tomar bastante cuidado na hora de cortar a franja longa. Caso contrário, pode acabar se arrependendo e o jeito vai ser esperar alguns meses até que cresça novamente. Confira algumas dicas:
- Faça um teste: que tal “brincar” com aplicativos que alteram cortes de cabelos? Repare bem no resultado e veja se gosta da sua imagem com franja longa.
- Corte os fios secos: isso porque, se estiverem molhados, irão encolher quando secarem e o resultado pode ser bem diferente do planejado.
- Vá aos poucos: passe a tesoura sempre em comprimento um pouco mais longo que o desejado. Caso ache que está mais comprida do que deveria, é só acertar. Se achar muito curta, não tem mais solução a não ser aguardar o crescimento.
- Não arrisque, se estiver insegura: se não tem habilidade com a tesoura e morre de medo de cometer um erro, vá a um salão e deixe que o cabeleireiro faça o trabalho, após conversar com ele sobre suas expectativas.
Quer realmente cortar sozinha? No vídeo abaixo, Michelle Almendra ensina como passar a tesoura para obter a opção lateral. O efeito repicado surge ao utilizar a tesoura na vertical, após separar a mecha frontal. Confira o passo a passo do canal do YouTube:
E aí, gostou das dicas de franja longa? Preparamos mais conteúdos sobre cabelos para você, incluindo hidratação profunda, umectação e banho de brilho. Confira!