Malu Chapéus – Blog

Frases São Cirilo de Jerusalém para o 18 de março

Frases São Cirilo de Jerusalém

São Cirilo de Jerusalém (cerca de 313 – 386) é venerado como santo pela comunidade cristã. Por volta do final de 350 DC, ele sucedeu Máximo como bispo de Jerusalém, mas foi exilado em mais de uma ocasião devido à inimizade de Acácio de Cesaréia e às políticas de vários imperadores. Seu dia é celebrado em 18 de março e separamos algumas de suas frases mais famosas.

Frases São Cirilo de Jerusalém

São Cirilo de Jerusalém foi um importante teólogo e bispo cristão do século IV. Ele é conhecido por suas obras teológicas e pastorais, especialmente seus catecismos. E aqui estão algumas frases atribuídas a ele:

“Afinal, Ele salvou o ladrão
na colina sagrada do Gólgota
por causa de uma hora de fé,
Ele não salvará você também,
já que você acreditou? “


“Então, depois de ter cuidadosamente santificado seus olhos pelo toque do Santo Corpo, participe dele; tomando cuidado para não perder qualquer parte dele; pois tudo o que você perder, é evidentemente uma perda para você, por assim dizer, de um de seus próprios membros .” Fonte: São Cirilo de Jerusalém, Palestras Catequéticas […]


“Ao aproximar-se, portanto, não venha com os pulsos estendidos ou os dedos abertos; mas faça da sua mão esquerda um trono para a direita, como para quem vai receber um Rei. E tendo a palma da mão oca, receba o Corpo de Cristo, dizendo sobre isso, Amém.” Fonte: São Cirilo de Jerusalém, Palestras Catequéticas […]


“Dá-nos hoje o nosso pão substancial. Este pão comum não é pão substancial, mas este Pão Santo é substancial, isto é, designado para a substância da alma”. Fonte: São Cirilo de Jerusalém, Palestras Catequéticas


“Os anjos vêem a Deus não como Ele é, mas até onde eles próprios são capazes. Pois é o próprio Jesus quem diz: Não que alguém tenha visto o Pai, exceto Aquele que é de Deus, Ele viu o Pai. João 6:46 Os Anjos, portanto, contemplam tanto quanto podem suportar, e […]


“Ó, prove e veja que o Senhor é bom. Não confie o julgamento ao seu paladar corporal, não, mas à fé inabalável; pois aqueles que provam são convidados a provar, não pão e vinho, mas o Corpo e Sangue antitípico de Cristo .” Fonte: São Cirilo de Jerusalém, Palestras Catequéticas

+ Oração do milagre para fazer pedido urgente

Quem foi São Cirilo de Jerusalém?

São Cirilo de Jerusalém (nascido em 315, Jerusalém – falecido em 386?, Jerusalém; festa em 18 de março) foi um bispo de Jerusalém e doutor da igreja que promoveu o desenvolvimento da “cidade santa” como um centro de peregrinação para toda a cristandade. .

Presbítero sênior quando sucedeu Máximo como bispo ( c . 350), Cirilo foi exilado por volta de 357 e em duas épocas posteriores de sua sé pelos arianos. Muitos anos depois, no Concílio de Constantinopla (381), houve evidências de que ele poderia ter sido suspeito pelos estritamente ortodoxos por suas associações com os Homoiousianos (arianos moderados), que o restabeleceram como bispo no Concílio de Selêucia (359). Ele manteve seu bispado durante o reinado do imperador Juliano, o Apóstata (361–363).

Cirilo é autor das Catequeses , ou Palestras Catequáticas sobre a Fé Cristã. Estas consistem em uma palestra introdutória, depois dezoito palestras sobre a fé cristã a serem proferidas durante a Quaresma para aqueles que serão batizados na Páscoa, e depois cinco palestras sobre os Sacramentos a serem proferidas depois da Páscoa aos recém-batizados. Estas foram traduzidas para o inglês (FL Cross, 1951) e são as palestras mais antigas que sobreviveram. (Pensa-se que foram utilizados repetidamente por Cirilo e seus sucessores, e que podem ter sofrido alguma revisão no processo.)

Todos os anos, milhares de peregrinos cristãos vinham a Jerusalém, especialmente para a Semana Santa.

São Cirilo de Jerusalém é conhecido como padroeiro de alguns aspectos significativos:

Legado

Embora São Cirilo tenha vivido numa época com climas políticos desafiadores, ele nunca parou de pregar o evangelho.

São Cirilo pode ter feito parte da heresia ariana, mas também acreditava na Ortodoxa Nicena. Ele expressou isso em alguns de seus escritos teológicos.

São Cirilo não foi apenas um leitor, mas também um escritor. Alguns de seus escritos conseguiram sobreviver até anos recentes.

Também vale a pena saber que São Cirilo praticava o perdão porque acreditava que o evangelho ensinava as pessoas a fazê-lo. Embora exilado de sua igreja e de sua terra muitas vezes, ele nunca guardou rancor de seus antagonistas.

Um exemplo da famosa obra dos santos inclui as vinte e três palestras catequéticas, um livro de palestras para leigos.

Morte e Canonização

São Cirilo morreu em Jerusalém com a suposta idade de 73 anos em 386 DC

Ele é respeitado pela Igreja Católica Romana, pela Igreja Católica Oriental, pela Igreja Ortodoxa Oriental, pela Ortodoxia Oriental, pela Comunhão Anglicana e pela Igreja Luterana.

Em 1883, São Cirilo foi venerado como Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII. Foi canonizado Pré-Congregação e é comemorado no dia 18 de março.

Oração a São Cirilo de Jerusalém

Pai, através de Cirilo de Jerusalém, você conduziu sua Igreja a uma compreensão mais profunda dos mistérios da salvação. Deixe que as suas orações nos ajudem a conhecer melhor o seu Filho e a ter a vida eterna em toda a sua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, para todo o sempre. Amém.

Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida e oração de Nossa Senhora das Dores.