Malu Chapéus – Blog

Frizz: dicas valiosas para fugir do efeito arrepiado do cabelo

Imagem mostra mulher secando o cabelo - frizz

(Foto: Pixabay)

Os cabelos mexem com a autoestima e costumam fazer parte da rotina de cuidados das mulheres. Um dos principais incômodos é o frizz, nome dado àqueles fios arrepiados. Podem ser resultado de ressecamento e quebra. Para ajudar a prevenir e reduzir o efeito, que atinge todos os tipos de madeixa, preparamos um guia repleto de dicas. Confira!

O que causa frizz no cabelo?

A resposta está em hábitos que expõem os fios a diferentes tipos de estresse. Entre os mais comuns estão secadores, chapinhas, banhos muito quentes, tinturas, alisamentos, descolorações… A estrutura que mais sofre com as agressões é a camada mais externa, chamada de cutícula.

“As escamas dos fios danificados se abrem por falta de hidratação e se tornam rebeldes ao absorver água em excesso. O que causa o frizz no cabelo pode variar conforme cada tipo de cabelo, mas ele acontece em geral em cabelos ressecados e quebradiços”, informou o site da Pantene.

Você sabia que até a maneira como penteia e enxuga com a toalha pode agravar o incômodo estético? Pouca ingestão de água, alimentação desbalanceada, excesso de bebida alcóolica e tabagismo também podem prejudicar a saúde e a aparência do cabelo.

UMIDADE

Uma causa comum de cabelos com frizz é o excesso de umidade do ar. Todos nós sabemos que a umidade e o calor provocam cabelos frisados, mas poucos realmente conhecem a ciência por trás disso. A umidade mantém altos níveis de hidrogênio e o cabelo humano é incrivelmente sensível a esse hidrogênio.

CABELO SECO

Outra causa comum de cabelos frisados é o ressecamento. A realidade é que o cabelo seco anseia por umidade, então, uma vez exposto à umidade, ele tende a frisar mais rápido do que o cabelo oleoso. Digamos que você tem cabelo seco ou danificado, e você sai quando está úmido – o que acontece com seu cabelo? O cabelo fica seco, o que significa que deseja absorver toda aquela umidade do ambiente. O resultado? Puf! Olá, frizz indesejado.

É também por isso que o cabelo naturalmente crespo ou ondulado tende a frizz com mais facilidade. Como o cabelo naturalmente cacheado ou ondulado tende a ficar seco, ele fica frisado ao primeiro sinal de umidade.

CABELO DANIFICADO

O cabelo danificado pode frequentemente ficar frisado, pois o cabelo danificado tende a ser seco por natureza. Hábitos como aplicar muito calor ao cabelo com o secador, pintá-lo com muita frequência ou mesmo sobre a lavagem de forma errada pode causar danos. O resultado você já sabe.

11 truques para prevenir e tirar o frizz do cabelo

 

  1. Não tome banho quente. Prefira água morna ou fria para lavar os fios.
  2. Você tem o hábito de esfregar a toalha nas madeixas? Ele pode levar ao frizz, porque pode “eriçar a superfície da camada cuticular ou até quebrar os fios mais frágeis”, inflormou a dermatologista Juliana Carnevale em seu site. Enrole-as no tecido para retirar o excesso de água.
  3. Se possível, deixe os cabelos secarem naturalmente.
  4. Quem não abre mão de secador, chapinha ou babyliss deve apostar em protetor térmico e em temperaturas mais baixas, minimizando os danos.
  5. Não descuide da hidratação frequente. Para isso, lance mão de condicionar próprio para seu tipo de cabelo e, uma vez por semana ou a cada 15 dias, aposte em máscaras para tratamento mais intenso. A lista de ativos hidratantes conta com óleo de argan, D-pantenol, óleo de amêndoas ou manteiga de karité.
  6. Lembre-se que a hidratação também deve vir de dentro para fora. Portanto, beba bastante água ao longo do dia. Deixe uma garrafinha sempre à disposição. Faz bem para a saúde e a aparência.
  7. “Os cabelos não devem ser escovados molhados, quando os fios estão muito elásticos e se rompem facilmente com a tração. O melhor pente é aquele de dentes largos, em madeira”, recomendou a médica Juliana.
  8. Reduza o uso de sprays fixadores e finalizadores, porque tendem a causar ressecamento.
  9. Dê um tempo para seu cabelo. Alisamentos e tinturas sucessivas prejudicam a saúde e a aparência dos fios.
  10. Os salões de cabeleireiro oferecem opções de hidratação profunda e outros tratamentos. A cauterização capilar, por exemplo, é indicada para repor queratina perdida com os danos causados por excesso de químicas.
  11. Evite hábitos prejudiciais à saúde, como excesso de álcool, cigarro e dieta desbalanceada. Sua saúde e beleza agradecem!

Tratamentos caseiros para frizz nos cabelos

Algumas “receitas da vovó” podem ajudar na hidratação e redução do incômodo frizz. Contam com produtos naturais, como abacate, óleo de coco e pó de café. Mesmo assim, converse com seu dermatologista para garantir o uso correto e indicações para seu tipo de cabelo. Se notar qualquer alteração indesejada, incluindo aspecto oleoso ou irritação, descontinue o uso.

Os produtos que você escolher podem fazer ou quebrar o frizz. Sempre procure produtos para o cabelo que contenham ingredientes benéficos e evite aqueles que contenham álcool ou produtos de limpeza agressivos, como lauril sulfato de sódio.

Condicionador leave-in

Os condicionadores leave-in são usados ​​após a lavagem e são aplicados da mesma forma que você usaria qualquer condicionador. A diferença é que, em vez de enxaguar a condição, você a deixa no cabelo.

O condicionador leave-in pode ajudar a adicionar maciez e umidade ao cabelo, mantendo-o livre de frizz.

Você vai querer comprar um condicionador que seja formulado especificamente para ser deixado dentro. Um bom para tentar é o bom óleo de controle de frizz .

Máscara de cabelo

As máscaras capilares podem fornecer mega doses de ingredientes benéficos ao cabelo que podem ajudar a mantê-lo nutrido, úmido e sem frizz. Procure um isento de sulfato.

Hidratação com abacate, óleo de coco e azeite

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Em um processador, bata o abacate, a banana, o óleo de coco, o azeite de oliva, o leite de amêndoas e o melado.
  2. Aplique em todo o cabelo seco e deixe agir por 20 minutos.
  3. Lave o cabelo normalmente.

Fonte: Tastemade

Receita caseira anti-frizz com café e óleo de coco

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Misture bem todos os ingredientes.
  2. Lave os cabelos com xampu e aplique a mistura apenas no comprimento. Deixe agir por 30 minutos.
  3. Enxague bem e passe condicionador.

Óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácido láurico . Quando aplicado ao cabelo, o óleo de coco é facilmente absorvido e pode ajudar a adicionar umidade ao cabelo e reduzir a perda de proteína.

Use uma pequena quantidade de óleo de coco como tratamento pré-lavagem ou pós-lavagem para aumentar a umidade e reduzir o frizz. Usar:

  1. Coloque uma pequena quantidade de óleo de coco orgânico nas palmas das mãos. Massageie suavemente o cabelo e o couro cabeludo.
  2. Deixe por 15 minutos.
  3. Lave o cabelo com shampoo para retirar o óleo de coco.
  4. Você também pode deixar uma pequena quantidade de óleo de coco no cabelo após a lavagem ou deixá-lo no cabelo durante a noite como uma máscara.

Se você usar óleo de coco como tratamento durante a noite, use uma fronha velha ou uma toalha macia sob a cabeça para evitar manchas de óleo.

Gostou? Compartilhe com a gente suas receitas.