Malu Pires Blog

Fronha de seda: descubra 8 benefícios para pele e cabelo

Imagem mostra mulher dormindo - fronha de seda

(Foto: Pixabay)

Dormir bem faz toda a diferença. Mas você sabia que a escolha correta da roupa de cama pode transformar a noite num verdadeiro sono da beleza? A fronha de seda pode proporcionar benefícios aos cabelos e ao rosto, que vão de prevenção de rugas à redução do frizz! Listamos oito benefícios referentes a esse pequeno luxo, confira!

Para que serve fronha de seda?

Recomendada por especialistas em beleza, pode trazer efeitos positivos devido à sua superfície escorregadia e por não absorver a umidade. Confira a lista de possíveis vantagens da fronha de seda:

1 – Ajuda a prevenir rugas

Já ouviu falar em sleep lines? São as famosas rugas do sono, que surgem no rosto principalmente por dormir em uma mesma posição ao longo da vida. As marcas costumam sumir ao longo da manhã, mas, com o tempo (em geral, depois dos 35 anos), podem se tornar permanentes.

A fronha de seda pode ajudar a amenizar o problema de quem dorme de lado ou de bruços, porque não provoca tanto atrito com a pele. Para evitá-las, a solução é dormir com o rosto virado para cima.

2 – Alívio para pele sensível

O item é leve e não irritante, em comparação com o de algodão e poliéster, se transformando em um aliado para quem tem pele sensível. “Os tecidos sintéticos são conhecidos por reter o calor. A seda permite que a pele seja mantida fresca e evita qualquer vermelhidão e inflamação”, disse a dermatologista Shanelle Blake em entrevista ao Daily Mail.

3 – Não atrapalha na rotina de skincare

Diferente do algodão, a fronha de seda não absorve parte dos cremes noturnos que você aplica na pele antes de dormir. Assim, favorece a ação esperada com a rotina de beleza.

4 – Ajuda no controle da oleosidade da pele e dos cabelos

As fronhas tradicionais absorvem a oleosidade da pele e dos cabelos. Pode parecer uma boa ideia para quem sofre com excesso de secreção, mas não é! Como a fronha de seda não absorve a oleosidade natural, a pele não se vê obrigada a produzir ainda mais óleo, mantendo a oleosidade mais equilibrada.

5 – Evita cabelo desgrenhado

Você acorda com marcas no cabelo ou, depois de todos os cuidados com os cachos, eles perdem a forma durante a noite? Considere investir em uma fronha de seda, que não causa atrito como uma de algodão, por exemplo.

6 – Evita frizz e quebra dos fios

“Estudos comprovam que fronhas de seda ou cetim diminuem em 43% as fricções tanto dos cabelos quanto da nossa pele”, disse a a dermatologista Marnie Nussbaum em entrevista à revista Glamour. Justamente por reduzir a fricção do cabelo durante a noite, já que a superfície é escorregadia, o resultado é menos frizz e quebra.

7 – Favorece hidratação do cabelo

A dermatologista Marnie Nussbaum também falou à revista que a sericina, uma proteína da seda presente na fronha de seda, adere à queratina, proteína capilar, resultando em uma proteção parecida com a de um filme. Assim, mantém a umidade natural dos fios, deixando-os macios e sedosos. O tecido também não absorve parte dos produtos de hidratação que aplicar nos fios, potencializando a ação deles.

8 – Sono da beleza

“A seda contém naturalmente 18 aminoácidos em sua proteína, o que permite que a pele e o cabelo se regenerem de dentro para fora e aumenta a produção de colágeno. Também é antibacteriano, hipoalergênico e termorregulador”, disse Clara Vilarem, criadora da marca Venus & Gaia, em entrevista à L’officiel.

Como lavar e conservar a fronha de seda?

(Foto: Pixabay)

  1. Cheque as informações da etiqueta. Lá, você encontra se a lavagem deve ser a seco ou manual, além de identificar se é possível passar pela máquina de lavar.
  2. Para lavar à mão, encha um balde de água fria, dilua sabão neutro/produto para roupas delicadas ou, se necessário, um tira-manchas próprio para tecidos finos. Se a peça estiver manchada ou com muita sujeira acumulada, deixe-a  de molho por cerca de 30 minutos, desde que não solte tinta. Esfregue com delicadeza e enxágue com água fria.
  3. Se for permitido colocar na máquina, invista em um saco protetor de roupas ou fronha de travesseiro amarrada com nó. Assim, você protege as fibras delicadas do tecido. Aposte no ciclo de lavagem suave. Não centrifugue e nem use a secadora. Aposte em sabão líquido neutro ou sabão próprio para roupas delicadas/tecidos especiais.
  4. Nunca torça a seda. Para secar, estenda a peça molhada em uma toalha macia e limpa, enrolando-as juntas cuidadosamente. Assim, a toalha absorve grande parte da umidade, apenas com uma leve pressão. Se necessário, repita o processo com uma outra toalha limpa.
  5. Deixe secar à sombra.

Fonte: Lave em casa

E aí, gostou das dicas sobre fronha de seda? Preparamos mais conteúdos de beleza para você, incluindo hidratação profunda e formas de usar vaselina na beleza. Confira!

Sair da versão mobile