Vira e mexe, surge uma novidade para incrementar a rotina de skincare. Você sabe como usar o gua sha? Assim como os rolinhos de pedras, serve para massagear e renovar a pele. Para tirar suas dúvidas, preparamos um guia completo sobre o assunto, com explicações, dicas e tutorial. Caso note qualquer incômodo, descontinue o uso. Confira!
O que é gua sha?
Trata-se de uma ferramenta milenar de massagem facial com origem na medicina chinesa. Feita com pedra natural, possui formato anatômico, que lembra o desenho de um coração. Costuma ter cerca de 8 cm.
“Gua” significa pressionar ou raspar e “sha” faz referência à vermelhidão. Portanto, é um método de raspagem, que deixa leves manchas vermelhas na pele para ajudar a revitalizá-la.
Para que serve o gua sha?
O produto serve para auxiliar nos cuidados com a pele. Pode ser utilizado no corpo todo, mas é muito conhecido pela massagem relaxante no rosto. Veja alguns benefícios de aprender como usar gua sha:
- Alívio da tensão
- Aumento da circulação sanguínea
- Auxílio na redução do inchaço
- Redução de olheiras e bolsas sob os olhos
- Aumento da elasticidade
- Redução de rugas
- Ajuda a aliviar dores de cabeça
- Promove a produção de colágeno
Qual o melhor gua sha?
O acessório é feito com pedras naturais lapidadas, sendo que cada uma traz propriedades específicas. Portanto, não há uma opção melhor, tudo depende das necessidades de cada pessoa. Confira:
- Cristal transparente: promove sensação de limpeza, renovação energética e bem-estar. Promete ajudar a circulação sanguínea e a aumentar a elasticidade da pele.
- Quartzo-rosa: relacionado a mais equilíbrio e vitalidade. Costuma ser indicado para quem está com pele ressecada e opaca, porque pode trazer luminosidade, além de reduzir rugas.
- Jade: de temperatura fria, é uma boa pedida para quem se incomoda com inchaço, olheiras e excesso de oleosidade.
- Ametista: conhecida por transformar energias negativas em boas vibrações, pode promover a desintoxicação da pele.
- Olho de tigre: neutraliza a negatividade e um dos seus principais benefícios para a pele é o fortalecimento dos tecidos.
Pode usar gua sha todos os dias?
A recomendação geral é de que o acessório seja utilizado uma vez por semana ou a cada 15 dias. Assim como acontece com o atrito causando pela esfoliação, é importante que a pele tenha um período de descanso.
Vale lembrar que o processo não substitui o exercício facial, que pode (e deve) ser realizado diariamente com o objetivo de manter o rosto mais firme e rejuvenescido. Ganhou espaço como uma alternativa a tratamentos invasivos, porque promete prevenir e reduzir marcas de expressão.
Como usar gua sha para fazer a massagem relaxante no rosto?
A proposta é incluir o gua sha na massagem facial para potencializá-la, lembrando que o acessório também pode ser usado no corpo e até no couro cabeludo. Os movimentos devem ser suaves para não machucar e sempre para fora, ajudando na drenagem. Podem ser repetidos uma vez por semana, desde que você não note irritação ou aumento da oleosidade. Confira o passo a passo:
- Lave o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele e higienize as mãos.
- Aplique hidratante, soro fisiológico, óleo ou sérum de sua preferência para facilitar os movimentos.
- Segure o gua sha com o lado curvado no rosto e deslize-o suavemente.
- O primeiro local é a testa, de baixo para cima, começando acima das sobrancelhas até a raiz do cabelo.
- Na bochecha, o movimento é do centro para fora, da lateral do nariz até as orelhas.
- A extremidade com curvas serve para a lateral do rosto, de baixo para cima, iniciando no queixo e finalizando nas orelhas.
- A área dos olhos é bem sensível, cuidado! Suavemente, vá do canto interno até a têmpora.
O ritual pode ser realizado em qualquer horário do dia. O importante é que, depois da massagem com hidratante, aplique protetor solar, se for durante o dia. À noite, finalize com cremes nutritivos ou ácidos, de acordo com a recomendação médica.
Cuidados e contraindicações
Por se tratar de uma pedra natural, tome cuidado para não deixá-la cair, porque pode quebrar com facilidade. Se quiser energizá-la, coloque-a sob uma drusa (grupamento irregular de cristais) por cerca de 24 horas.
Outra dica é deixar o gua sha no congelador pouco antes do uso, assim proporcionará mais frescor. E, ao fim da massagem, lembre-se sempre de higienizá-lo com água corrente e pano macio, seco e limpo.
O acessório não deve ser utilizados por pessoas com doenças crônicas de pele (dermatite atópica, psoríase, eczema e câncer) e processos infecciosos (furúnculo, herpes). Isso porque o atrito pode agravar os problemas. É contraindicado ainda para grávidas e quem passa por quimioterapia ou outro tratamento contra o câncer.
E aí, gostou das dicas de como usar gua sha? Preparamos mais conteúdos sobre beleza, incluindo varinha de kansa, babosa no rosto, massagem facial e Yoga facial. Clique nos temas e confira!