Malu Chapéus – Blog

Henna para cabelo: tire suas dúvidas e confira tutorial de aplicação

Imagem mostra mulher com cabelos pretos - henna para cabelo

(Foto: Pixabay)

Em busca de produtos veganos para a beleza? A henna para cabelo é uma opção 100% vegetal, sem conservantes. Portanto, não agride os fios com químicas. Mesmo assim, é importante fazer o teste em uma pequena mecha para garantir que não tem alergia ou outro incômodo. Preparamos um guia sobre o assunto, com explicações e vídeos com o passo a passo da aplicação. Confira!

O que a henna faz no cabelo?

Trata-se de um corante natural, extraído da planta Lawsonia Inermis, muito utilizado na África e na Ásia. O pó misturado à água morna pode ser aplicado nos fios para tonalizá-los. Naturalmente, tem cor avermelhada, mas os fabricantes o misturam a outros extratos para adquirir colorações variadas, incluindo loiro e castanho.

Segundo as principais marcas, é dermatologicamente testada e segura para o uso após processos químicos capilares como, por exemplo: alisamento, relaxamento, escova progressiva, escova definitiva, luzes, entre outros.

Qual a diferença entre tintura e henna?

A tintura é permanente. Contém ativos que agem dentro da fibra capilar, mudando a cor de forma duradoura e com cobertura total. É algo químico e que pode agredir os fios, deixando-os mais sensibilizados.

A henna, por sua vez, é semipermanente. Tonaliza, mas sai gradativamente com as lavagens. É um produto natural em pó, que pode ser misturado a outras plantas para obter colorações variadas. Portanto, é vegano, não testado em animais e sem conservantes. No caso da opção em creme, há uma pequena adição de corantes sintéticos.

Como se trata de um cosmético feito com ingredientes naturais, os seus resultados podem variar. As tabelas de cores apresentada são apenas para referência, não sendo garantido o resultado da cor exata ao demonstrado.

Quanto tempo dura a henna no cabelo?

Por ser semipermanente, vai saindo com as lavagens. A henna em pó tende a durar entre 20 a 30 lavagens, enquanto a em creme permanece por até 12 lavagens.

Como aplicar henna em pó no cabelo?

  1. Lave o cabelo com xampu.
  2. Enxague e retire o excesso de água com o auxílio da toalha, mas sem esfregar.
  3. Siga as instruções da embalagem para preparar o produto. No vídeo, ela coloca a henna em um recipiente e acrescenta 140 ml de água morna, misturando até formar uma pasta homogênea.
  4. Para não manchar apele, aplique algum óleo na testa e na orelha.
  5. Vista a luva descartável, divida o cabelo em mecha, com a ajuda do pincel, e aplique a henna da raiz até as pontas para cobrir totalmente os fios.
  6. Não utilize pincel na aplicação, finalize com uma touca plástica e deixe agir conforme o tempo indicado na embalagem.
  7. Enxague com água em abundância até retirar todo o produto.

Fonte: canal da Marcella Rovito, do YouTube

Como aplicar henna em creme no cabelo?

  1. Lave o cabelo com xampu.
  2. Enxague e retire o excesso de água com o auxílio da toalha, mas sem esfregar.
  3. Vista a luva descartável para começar o processo. A henna em creme já vem preparada e com bico aplicador. No vídeo, foi utilizada apenas para cobrir a raiz. Mas pode ser aplicada em todo o cabelo, basta dividi-lo em mechas.
  4. Coloque a touca plástica e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem.
  5. Enxague com água em abundância até retirar todo o produto.

Fonte: canal da Julli Beauty, do YouTube

Banho de brilho com henna para cabelo

Banho de brilho é um tratamento capilar que, como o nome indica, busca conferir brilho. Promete ainda realçar a cor e promover hidratação. Consiste na mistura de tintura ou tonalizante com máscara capilar, óleos e/ou ampolas vitamínicas. O efeito não dura muito, cerca de oito a 15 lavagens, dependendo dos produtos utilizados.

  1. Lave o cabelo com xampu.
  2. Enxague e retire o excesso de água com o auxílio da toalha, mas sem esfregar.
  3. Para preparar a henna, siga as instruções da embalagem. A versão em pó costuma ser misturada com água morna.
  4. Misture-a com um pouco de máscara capilar branca.
  5. Vista a luva descartável para começar o processo. Divida o cabelo em mechas e aplique a mistura enluvando-as (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
  6. Prenda os cabelos e deixe agir por 30 minutos.
  7. Enxague com água em abundância até retirar todo o produto.
  8. Aplique condicionador e enxague novamente.

Fonte: canal da Patrícia Miguez, do YouTube

 

Henna incolor para tratar cabelo

“Eu achei que meu cabelo ficou muito brilhante, tá gostoso ao toque, sedoso e o que mais me chamou atenção foi a definição que ele ganhou. Apareceram cachos que nunca tinha aparecido antes. Ficou mais encorpado. A gente sabe que, quando o cabelo está bem hidratado, ele tende a definir mais”, opinou Patrícia Miguez, que testou o produto em vídeo do YouTube.

  1. Lave o cabelo com xampu.
  2. Enxague e retire o excesso de água com o auxílio da toalha, mas sem esfregar.
  3. Para preparar, siga as instruções da embalagem. No vídeo, a henna em pó é misturada com 140 ml de água morna.
  4. Vista a luva descartável para começar o processo. Divida o cabelo em mechas e aplique primeiro na raiz com o pincel e, depois, no comprimento com as mãos.
  5. Coloque a touca plástica e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem (1 hora, no vídeo).
  6. Enxague com água em abundância até retirar todo o produto.
  7. Aplique máscara capilar, enxague, use condicionador e enxague novamente.

Fonte: canal da Patrícia Miguez, do YouTube

E aí, gostou das dicas de henna para cabelo? Preparamos mais conteúdos para ajudar você a cuidar dos fios, como hidratação profunda e banho de brilho. Confira!