Malu Chapéus – Blog

História do chapéu: um acessório à prova do tempo

Protege, enfeita e esconde falhas de cabelo. Fora da moda desde os anos 1960 para os homens, os chapéus voltaram à cena, mas é preciso alguns cuidados ao adotá-los: tem que usar, ter estilo, ser criativo e se sentir bem, porque é um acessório diferente. Mas você conhece a história do chapéu? Vamos contar a origem deste acessório que atravessou os séculos, se tornando à prova do tempo.

A história do chapéu – Quando inventaram o chapéu?

Primeiros chapéus (Foto: Pinterest)

Cobrir a cabeça é um costume muito antigo, e é a partir daí que origina seu nome. A palavra chapéu provém do latim antigo “cappa”, “capucho” que significa peça usada para cobrir a cabeça. A história do chapéu conta que o primeiro chapéu surgiu por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia, quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo. A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade (a fita ou bandana) é remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça.

Uma das primeiras representações pictóricas de um chapéu aparece em uma pintura do túmulo de Tebas, no Egito, que mostra um homem vestindo um chapéu de palha cónico, datado de cerca de 3200 A.C. O acessório era comumente usado pelos egípcios da classe alta, que raspavam os cabelos e em seguida cobriam a cabeça com uma mantilha.

Depois, apareceu o “petasos” – primeiro chapéu com uma aba conhecida pelos homens -, por volta do ano 2.000 a.C. Tratava-se de um chapéu dotado de copa baixa e abas largas que os gregos usavam em suas viagens como uma forma de proteção.

Posteriormente, na Antiga Roma (por volta do ano 1.000 a.C.), os escravos libertados passavam a adotar uma espécie de chapéu semelhante ao barrete (boné em forma de cone, com a ponta caída para um lado), em sinal de liberdade. Este tipo foi revivido durante a Revolução Francesa, chamado de “bonnet rouge”, e se tornou um símbolo do partido republicano durante a República.

Primeiras chapelarias

Muitos outros tipos de chapéus surgiram até o final do século 18, quando apareceram as primeiras chapelarias (lojas onde se comercializam chapéus), que utilizavam materiais como a palha e o feltro, tecidos e elaborados de forma a combinar com o estilo sofisticado da época.

Também na Idade Média, as instituições religiosas não permitiam que nenhuma mulher mostrasse os seus cabelos em público. Por isso, eram utilizados os mais diversos sistemas para andarem sempre sem nenhuma ponta de cabelo à vista. A forma mais usual e simples, era a utilização de um pano de linho que caía sobre os ombros e abaixo deles. Curiosamente, os atuais véus de noiva e as mantilhas espanholas são o que sobreviveu da moda dessa época.

Nas primeiras décadas do século XX, os chapéus masculinos mudaram muito pouco em relação aos chapéus femininos, que conheceram uma diversidade de tipos, variações e gêneros ao ponto de mudarem consoante as quatro estações do ano.

O acessório atravessou os séculos (Foto: Malu Pires)

História do Chapéu de Palha

Em abril de 1907 foi inaugurado o couraçado Roma, e na ocasião apareceram os chapéus de verão. Os chapéus de palha se tornaram glória da Itália desde a época em que a indústria de palha cresceu em Toscana no final dos anos 1700. Eram também chamados Maggiostrina, pois era no mês de maio que as pessoas começavam a usá-los, e removidos com a temperatura amena de outono – época da colheita.

Entretanto, este chapéu firme, oval e de base espessa alcançou sua consagração artística nas pinturas impressionistas francesas. Manet e Renoir representaram as imagens dos cavalheiros do início do século sobre os barcos nos rios e em passeios usando o que chamavam de Canotier.

Como usar chapéu nos dias de hoje

Chapéus de palha estão em alta (Foto: Malu Pires)

Se no passado o chapéu era um indicador de de status social e usado para destacar determinados grupos, hoje em dia o acessório é sinônimo de estilo e muita personalidade. O item pode ser incorporado a qualquer produção, seja na praia ou na cidade. Afinal, ele é um clássico que nunca sai de moda.

Não tenha medo de usar um chapéu, mesmo que seja algo que você nunca fez antes. Comece com algo pequeno e simples, e permita que sua confiança cresça gradualmente. Há um chapéu lá fora, para todas as ocasiões, para se adequar ao seu estilo e personalidade.

Comprar chapéu de palha

Quando se trata de chapelaria, todos nós temos ideias diferentes sobre o que faz o chapéu ser um item tão perfeito. Para alguns, tudo tem a ver com conforto, enquanto para outros, trata-se de fazer uma declaração de estilo. Seja como for, selecionamos uma das melhores marcas para comprar o acessório tão queridinho das fashionistas.

Compre seu chapéu de palha de alta qualidade e com ótimos preços na Malu Pires. A marca brasileira apresenta uma coleção completa de chapéus para comprar online. Suas peças levam são feitas à mão, levam apenas matéria-prima refinada, utilizando material 100% natural. Além disso, grife preza por fornecedores com tradição para contribuir com a beleza e singularidade de cada produto. Acesse www.malupires.com.br