Malu Chapéus – Blog

Look para formatura como convidada: aprenda dicas e veja 15 fotos

look para formatura convidada

(Foto: Canva)

Receber o convite para acompanhar a festa de conclusão de um curso de alguém especial costuma ser um momento especial. Na sequência, vem a preocupação com o look para formatura convidada. Você sabe quais são as principais apostas? Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e 15 fotos para servir de inspiração!

Como se vestir quando se é convidada para uma formatura?

A festa costuma ser formal (black-tie), mas fique atenta se há alguma indicação diferenciada de dress code no convite. De maneira geral, as convidadas podem ir de vestidos de diferentes comprimentos (curto, midi, longuete e longo), saias refinadas, macacão e até calça de alfaiataria com camisa estilosa.

Com isso em mente, comece pelo autoconhecimento. Quais peças combinam mais com seu estilo? Como você se sentiria confiante, bonita e elegante? Não adianta investir em tendências, se elas não representarem seu jeito de ser.

É importante enfatizar que o foco da noite é para os formandos. Portanto, use o bom senso e deixe que os looks deles se destaquem. Você pode até usar brilho, mas com moderação. Ele pode vir em algum detalhe bordado ou em metalizado mais fosco. Evite decotes profundos e fendas muito ousadas. Renda e leves transparências nas mangas e na barra da saia são bem-vindas.

Na hora de escolher a roupa, tome cuidado com o tecido. Deve remeter a algo mais formal. Portanto, nada de malha, por exemplo. Aposte em crepe, zibeline, seda… O pretinho básico ou não tão básico tem bastante força neste tipo de evento.

Complete o visual com uma maquiagem que deixe a pele uniforme e destaque olhos ou boca. Também vale algo mais leve, com tons neutros (sombra pérola e batom nude, por exemplo), e um toque glow, com um pouco de iluminador nas têmporas. Invista em produtos à prova d’água, para prevenir que escorra caso chore ou acabe suando ao se divertir na pista de dança.

Vestido para convidada de formatura

Vamos começar a lista de sugestões pelos vestidos, que são os queridinhos das convidadas. A dica é não exagerar em recursos sensuais, brilho e detalhes. A moderação é a palavra-chave. Repare nas fotos a seguir:

 

(Foto: @novafacemodas/Instagram/Reprodução)

 

O brilho pode marcar presença, sim, mas sem bordados e pedrarias muito elaborados. Tons mais foscos e fechados são os mais procurados pelas convidadas.

 

(Foto: @misturachic.brand/Instagram/Reprodução)

 

O pretinho pode sair do básico com decote de um ombro só e manga transparente.

 

(Foto: @_cherie.store_/Instagram/Reprodução)

 

A cor vermelha chama bastante atenção e, para equilibrar, a modelagem pode ser mais clássica.

 

(Foto: @_thisismydress/Instagram/Reprodução)

 

O look em tom terroso traz o romantismo da manga bufante e das camadas de babados.

 

(Foto: @mariadaniela_md/Instagram/Reprodução)

 

O decote V e as listras verticais são recursos que alongam a silhueta.

 

(Foto: @murymodass/Instagram/Reprodução)

 

Mais um pretinho como sugestão de look para formatura como convidada. A fenda discreta cria assimetria na barra e deixa o visual mais estiloso.

 

 

(Foto: @lojadevestidos_elegance/Instagram/Reprodução)

 

Esta diferença de comprimento na barra do vestido ou saia é chamada de mullet. Tenha em mente que as peças com pouca assimetria e corte mais reto são mais democráticas. As com bastante diferença entre a parte da frente e a de trás, além de volumosas, favorecem mulheres com pernas mais longas e pouco quadril. 

Saia no look para formatura convidada

As saias de festa também têm lugar garantido no baile. As convidadas podem optar por diferentes materiais, desde que tragam caimento elegante. Os comprimentos vão do curto ao longo, dependendo só do estilo pessoal. O look pode ser finalizado com camisas, blusas e top croppeds em tecidos nobres.

 

(Foto: @eunicesboutique/Instagram/Reprodução)

 

A faixa roxa lateral tira o aspecto básico do pretinho e ainda potencializa o seu efeito alongador.

 

(Foto: @eunicesboutique/Instagram/Reprodução)

 

A saia com modelagem sereia marca a cintura e destaca o quadril. Se você quiser disfarçar medidas na região, melhor pensar em uma modelagem mais soltinha.

 

(Foto: @bahiabrazil/Instagram/Reprodução)

 

A saia traz algumas faixas com brilho e combinou com blusa preta básica, garantindo o equilíbrio.

 

(Foto: @boutique_dujour/Instagram/Reprodução)

 

Se for investir em brilho, lembre-se de que tende a conferir volume. Portanto, deixe-o para regiões que queira valorizar, nunca nas que pretende disfarçar.  

 

(Foto: @tess_dress/Instagram/Reprodução)

 

O floral da saia longa traz toque romântico ao visual.

Macacão para convidadas

Eles são tendência para o dia a dia, trabalho, balada, passeio e até baile de formatura. O que diferencia o estilo é o tipo de material e a modelagem. Os complementos também têm o poder de transformar o visual, incluindo brincos, colares, pulseiras e calçados de salto alto.

 

(Foto: @vipmodaserechim/Instagram/Reprodução)

 

O decote V ajuda a alongar a silhueta.

 

(Foto: @lojaplin/Instagram/Reprodução)

 

O brilho fosco é uma boa alternativa para quem quer lançar mão da tendência.

 

(Foto: @jamimforher/Instagram/Reprodução)

 

A fluidez da pantalona chama atenção no look para festa de formatura como convidada.

 

Leia mais: vestido para casamento, vestido camisetão, penteado cabelo crespo curto, penteados para madrinhas de casamento, maquiagem glow e penteados para cabelos curtos.