Malu Chapéus – Blog

Máscara de dolomita ajuda a clarear manchas e reduzir rugas

Imagem mostra máscara de dolomita

(Foto: Canva)

Você tem o costume de incrementar sua rotina de skincare com produtos diferentes? Que tal investir na máscara de dolomita? Para ajudar, preparamos um guia sobre o assunto, com dicas, receitas e modo de aplicação! Mas vale o alerta: converse com o seu dermatologista antes de investir em qualquer novidade, seja ela natural ou não.

O que é dolomita?

É um mineral anidro de carbonato de cálcio e magnésio, muito abundante na natureza sob a forma de rochas sedimentares dolomíticas. O seu nome é uma homenagem ao naturalista e geólogo francês Déodat Gratet de Dolomieu (1750-1801), que o descreveu em 1791, a partir de pedras existentes em edifícios da antiga Roma e em amostras recolhidas nas montanhas alpinas, que agora são conhecidas como Dolomiti, no norte da Itália.

O pó tem coloração branca e pode ser tanto ingerido quanto aplicado na pele, favorecendo a troca de minerais para melhorar a aparência.

Quais os efeitos da dolomita na pele?

O mineral misturado a um líquido (normalmente, água ou soro fisiológico) dá origem à chamada máscara de porcelana, podendo trazer uma série de benefícios para a aparência devido às propriedades antioxidante, anti-inflamatória, calmante, remineralizante, tonificante e relaxante.

Veja a lista de possíveis efeitos da máscara de dolomita:

Como usar dolomita no rosto?

O pó branco deve ser dissolvido em um líquido, como água e soro fisiológico. A mistura leva à formação de uma pasta, que deve ser aplicada em camada espessa no rosto, pescoço e colo. Deve-se aguardar de 20 a 30 minutos para que haja a absorção dos minerais. É comum sentir a pele repuxar, característica do feito lifting (de levantar o rosto). Depois da pausa, basta enxaguar com água.

Não faz ideia de qual o melhor momento para inserir a máscara de dolomita no skincare? É logo após a limpeza noturna, porque trata-se de um cuidado esporádico, feito uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com a necessidade individual.

Como fazer a máscara de dolomita para o rosto?

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Coloque a dolomita em um recipiente e adicione o líquido aos poucos, misturando bem.
  2. Faça isso até obter a textura de uma pasta.
  3. Passe uma camada espessa no rosto, no pescoço e no colo.
  4. Aguarde 30 minutos.
  5. Na hora de remover, pode massagear levemente, promovendo uma esfoliação leve.

Máscara de porcelana com dolomita

A máscara de dolomita pode ser turbinada com outros ingredientes, potencializando os efeitos para a aparência. Na sugestão abaixo, recebe mel, que hidrata, ilumina e favorece os processos de cicatrização. Já a água de pepino é conhecida pela sensação calmante, além de ação reparadora e trazer vitalidade .

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Amasse bem o pepino. Coe e utilize somente o líquido.
  2. Misture bem a água de pepino com mel e dolomita.
  3. Passe uma camada espessa no rosto, no pescoço e no colo.
  4. Aguarde 30 minutos. Vai sentir repuxar para efeito lifting.
  5. Na hora de remover, pode massagear levemente, promovendo uma esfoliação leve.

Fonte: Patricia Elias, especialista em estética e cosmetologia

Dolomita para o cabelo

O mineral também pode trazer benefícios para os fios. As propriedades fortificantes e reestruturadoras podem ajudar a equilibrar a produção de óleo no couro cabeludo e a combater a seborreia e a queda de cabelo.

A mistura de 1 colher (sopa) de dolomita com água deve ser aplicada de maneira uniforme pelo couro cabeludo, que pode estar seco ou molhado. Depois de deixar agir por 30 minutos, basta lavar os cabelos normalmente com xampu.

Contraindicações

O mineral é considerado seguro para o uso na pele. Mas gestantes, lactantes e crianças devem obrigatoriamente consultar um médico antes de investir em qualquer tipo de tratamento. Se notar qualquer alteração ou incômodo, descontinue o uso.

Pode ingerir dolomita?

Rica em cálcio e magnésio, pode ter uso interno, mas apenas com recomendação médica ou de nutricionista. Pode complementar tratamentos contra osteoporose e gastrite, melhorar desempenho muscular, evitar hemorragia, potencializar a saúde cardiovascular e dos dentes.

No entanto, seu consumo incorreto pode causar efeitos colaterais. Entre eles estão falta de apetite, dores de estômago, vômito, cansaço, insônia, irritabilidade e excesso de cálcio, que pode causar dificuldades na coagulação do sangue. Siga os tratamentos prescritos por profissionais para evitar problemas.

 

E aí, gostou das dicas sobre máscara de dolomita? Preparamos mais conteúdos sobre beleza, incluindo rotina de skincare, babosa no rosto, óleo de copaíba, varinha de kansa, Yoga Facial e máscara de argila branca. Clique nos temas e confira!