Malu Chapéus – Blog

Massagem facial: conheça os benefícios e aprenda a fazer

Imagem mostra rosto de mulher - massagem facial

(Foto: Pixabay)

Depois de um longo dia, o corpo costuma ficar dolorido de tensão e cansaço. E isso acontece com o rosto também. Para aliviar a expressão e ainda melhorar a qualidade da pele, que tal apostar em massagem facial? Ela pode ser feita em casa, em poucos minutos, usando somente as mãos ou com o auxílio de rolinhos. A técnica simples é associada à melhora da circulação e a um rosto mais corado e tonificado. Pode fazer parte da rotina de skincare e ainda potencializar os efeitos dos cosméticos aplicados.

Quais são os benefícios da massagem facial?

A proposta é reservar alguns instantes do dia para cuidar de si mesmo, o que já traz relaxamento. Os movimentos ainda são uma forma de carinho. Tem coisa melhor? Confira a lista de possíveis benefícios:

  1. Alivia a tensão do rosto
  2. Diminui sinais de estresse e fadiga
  3. Melhora a circulação
  4. Trabalha a musculatura
  5. Atua como uma drenagem: desintoxica, reduz inchaço, ameniza olheiras
  6. Melhora o aspecto da pele
  7. Potencializa os efeitos dos cosméticos da rotina de skincare
  8. Aspecto corado e tonificado
  9. Confere sensação de bem-estar

Aqui vai um alerta! Por se tratar da manipulação da pele, pode estimular a produção de sebo. Isso não é interessante para quem tem rosto naturalmente mais oleoso. Nesse caso, é importante conversar com o dermatologista para receber uma orientação individualizada sobre a massagem facial.

Qual é a maneira correta de fazer a massagem facial?

Lave o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele e higienize as mãos. Você pode apostar em um pouco de hidratante ou sérum de sua preferência para facilitar os movimentos.

Dedos e palma devem ser utilizados para realizar os movimentos. A pressão é sempre moderada. Cuidado para não fazer movimentos bruscos, usar muita força ou puxar demais a pele, para evitar irritação e sensibilidade. Lembre-se de que é um autocarinho!

No YouTube, a esteticista Leticia Menezes ensinou uma sequência de automassagem facial “para rejuvenescer e levantar a expressão do rosto”, o famoso efeito lifting. Separe cinco minutos do seu dia para o autocuidado, com 10 repetições de cada movimento, sempre debaixo para cima e de dentro para fora. Confira o passo a passo e assista ao vídeo:

  1. No queixo, apoie as pontas dos dedos das duas mãos. Faça movimento para cima, em volta da boca. As repetições são sempre de baixo para cima.
  2. Agora, coloque os dedos na base da mandíbula e suba até as têmporas.
  3. Esta etapa traz dois movimentos. Com as mãos fechadas, escorregue da base do rosto até a maçã e, depois, em direção às têmporas.
  4. Chegou a vez dos olhos. Com as pontas dos dedos indicadores, deslize da linha do côncavo até abaixo da sobrancelha. O movimento é bem curto.
  5. Coloque as pontas dos dedos acima das sobrancelhas e deslize até a raiz do cabelo.
  6. Posicione a palma das mãos na testa e deslize para cima de maneira bem lenta. Vá alternando as mãos.

O que usar para massagear o rosto?

As mãos bastam para realizar a massagem facial. Mas um acessório está em alta para facilitar o processo. De origem chinesa, o rolinho (roller) de jade ou quartzo rosa conquistou várias famosas, como Meghan Markle, Kim Kardashian e Gwyneth Paltrow.

“Rico em magnésio, o quartzo rosa traz equilíbrio e vitalidade. É perfeito para ser usado quando sentir a pele seca, opaca e sem brilho”, explicou a esteticista Roseli Siqueira em entrevista ao Metrópoles. “Já a pedra de jade purifica a pele e melhorar sua regeneração celular. Por ser naturalmente fria, ainda suga o calor da cútis e traz alívio para quem sofre de acne“, completou.

Com o rosto limpo, aplique hidratante ou sérum e, assim como faz com as mãos, deslize o item sempre debaixo para cima e do centro para fora.

Tenha em mente que o autocuidado diário é a chave para manter o viço da pele. Como a beleza vem de dentro para fora, beba água e invista em alimentação balanceada. A rotina de skincare deve limpar, tonificar, hidratar e proteger. Portanto, depois da massagem com hidratante, arremate com protetor solar, se for realizada durante o dia. À noite, finalize com cremes nutritivos ou ácidos, de acordo com a recomendação médica.

Pode fazer massagem facial todo dia?

Os movimentos manuais suaves, com leves batidinhas e deslizamentos, podem ser repetidos diariamente, desde que você não note aumento da oleosidade. É que manipular a pele pode estimular a produção de sebo, o que tende a incomodar mulheres com o tipo misto ou oleoso. Massagem de duração curta costuma se encaixar melhor com a rotina e trazer os sonhados benefícios.