Malu Chapéus – Blog

Melhores praias do Brasil: 10 paraísos que todo mundo precisa conhecer

melhores praias do brasil

(Foto: Pixabay)

O litoral do País é repleto de belezas naturais e locais paradisíacos para relaxar, tomar banho de mar e praticar esportes aquáticos. Quer saber quais são as melhores praias do Brasil? Preparamos um guia sobre o assunto, com detalhes de 10 opções baladas!

Quais as melhores praias do Brasil?

Em meio a tanta beleza natural, fica difícil montar um ranking. Publicações especializadas em turismo mencionam diferentes opções, de norte a sul. Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, e Praia do Patacho, em Alagoas, são algumas das queridinhas. Vamos apresentar informações da lista criada pelo site Hoteis.com.

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE)

(Foto: Lucas Godoy/@icmbionoronha/Instagram/Reprodução)

A Praia do Sancho, que faz parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, conquistou cinco vezes o título de melhor praia do mundo. Chama atenção pela cor azul turquesa e a transparência da água do mar, com acesso por meio de uma escada de marinheiro.

No local, há banheiros, lanchonete, área de descanso, aluguel de equipamentos e loja de souvenires. Todas essas instalações seguem os princípios de sustentabilidade, incluindo tratamento de efluentes, reaproveitamento de águas, captação de água da chuva, uso de tecnologias construtivas de baixo impacto e reciclagem.

O complexo de trilhas do Sancho tem 2.926 metros, com parte suspensas em madeira ecológica. Os quatro trechos (Trilha Baía dos Golfinhos, Trilha Golfinho-Sancho, Trilha do Sancho e Trilha Mirante Dois Irmãos) permitem observação da variedade de vegetação nativa preservada e de exemplares de espécies endêmicas da ilha.

Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ)

(Foto: Monique Renne/Guia Melhores Destinos/Reprodução)

Localizada na Região dos Lagos, a enseada com quase 500 metros de extensão tem águas cristalinas e só é acessível por meio de trilha ou de barco. As duas opções partem da Praia dos Anjos.

O agito fica na ponta direita, com bares e quiosques, e pode-se caminhar para encontrar áreas mais sossegadas. É possível praticar snorkeling para se encantar com a vida marinha.

Melhores praias do Brasil: Praia do Patacho, em Porto de Pedras (AL)

(Foto: Tribuna Hoje/Reprodução)

Localizada a 10 km de São Miguel dos Milagres e na Rota Ecológica de Alagoas, que compreende o trecho entre a Barra do Camaragibe e Porto de Pedras. Tem fácil acesso e beleza de tirar o fôlego. Quando a maré baixa, aparecem algumas piscinas naturais. Não conta com estrutura para turistas, como quiosques, cadeiras e restaurantes.

Praia de Antunes, em Maragogi (AL)

(Foto: @salinasmaragogi/Instagram/Reprodução)

A Praia de Antunes é famosa por suas águas claras e está localizada entre as praias de Barra Grande e Dourado, a 7 km do centro de Maragogi. Uma de suas principais características são os bancos de areia que se formam na maré baixa, sendo possível caminhar mar adentro com água na altura do joelho. Os turistas também podem fazer passeios de vela, de caiaque ou de buggy.

Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE)

(Foto: @salinasmaragogi/Instagram/Reprodução)

Mais um tesouro do litoral brasileiro, tem 5 km de extensão margeados por coqueiros. Os turistas podem se banhar nas piscinas naturais de água morna e apreciar a paisagem, moldada pelo estuário do rio Formoso e por um paredão de arrecifes.

Melhores praias do Brasil: Praia do Rosa, em Imbituba (SC)

(Fonte: site Praia do Rosa/Reprodução)

Descoberta nos anos 70 por hippies e surfistas, fica a 90 km da capital Florianópolis e hoje é internacionalmente conhecida. O jornal inglês “The Guardian” já a considerou como um dos “7 paraísos escondidos do mundo”. Em formato de meia lua, são aproximadamente 7 quilômetros de praia. Além de apreciar a beleza natural e se banhar no mar, o turista pode fazer trilhas a pé ou a cavalo, além de praticar vários esportes, como windsurf e kitesurf.

Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande (RJ)

(Foto: Site Ilha Grande/Reprodução)

Com aproximadamente 3 km de areia, é considerada há muitos décadas como a mais famosa de Ilha Grande. O mar parece sempre agitado, propício para ao surf. É  uma praia de pouca profundidade e a transparência da água chama atenção. O acesso é feito por meio de trilha ou barco.

Praia dos Castelhanos, em Ilhabela (São Paulo)

(Foto: Turismo de Base Comunitária Castelhanos/Reprodução)

Agora, vamos falar de uma opção do litoral paulista. Tem quase 1,5 km de extensão, esbanjando beleza. Mas o acesso é mais complicado. Pode-se chegar ao local por uma estrada de 15 km e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé. Também é possível chegar de barco.

Praia Itacoatiara, em Niterói (RJ)

(Foto: Visit Niterói/Reprodução)

Seu nome é em Tupi e significa “pedra escrita, riscada ou que tem inscrição”. Tem 700m de extensão, com vegetação exuberante e águas transparentes e azuladas. É considerada um paraíso para os surfistas, mas, no recanto direito, oferece a “Prainha” para as crianças, pequena e protegida das ondas.

Praia do Espelho, em Trancoso (BA)

(Foto: Viaje na Viagem/Reprodução)

A poucos quilômetros de Trancoso, está situada a Praia do Espelho. O mar é tranquilo e combina com as espreguiçadeiras e gazebos das pousadas. Há ainda falésias brancas e vermelhas. As caminhadas para praias vizinhas (Setiquara, Praia do Outeiro, Jacumã e Rio dos Frades) são indicadas quando a maré está baixa.

 

Leia mais: pontos turísticos de Bonito, o que fazer em Rio Verde de Mato Grosso e viajar para Maldivas