Vira e mexe, algum hit do passado ressurge repaginado e com força total. É o que acontece com a moda nos anos 2000, umas das mais polêmicas e que divide opiniões até hoje. Esse retorno é chamado de Y2K, sendo que o “y” representa a palavra em inglês “year” (ano) e “k” é a sigla de “mil”. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas referentes a oito tendências!
O que estava na moda nos anos 2000?
A moda nos anos 2000 é difícil de ser definida, porque trazia uma mistura de referências e elementos. A globalização e o início da popularização da internet tiveram grande papel nesses hits, com Britney Spears, Paris Hilton e Beyoncé na lista de grandes referências.
A cintura baixa talvez seja o grande alvo de polêmicas. As jovens esbanjavam sensualidade com a barriga à mostra e, às vezes, chegavam a escorregar na elegância por “pagar cofrinho”, enquanto as outras gerações torciam os olhos e apontavam que o corpo ganhava uma “segunda cintura” na altura dos quadris, fazendo com que a gordurinha normal da região se dividisse.
Minissaia e top cropped (blusa curta) deixavam a barriga ainda mais à mostra. Foi por isso que os piercings de umbigo passaram a integrar a lista dos mais desejados.
A praticidade e o estilo da moda utilitária também não pode ser esquecida. Ela se traduziu em peças com muitos bolsos grandes, com destaque para a calça cargo, outra queridinha dos tempos atuais.
O visual das famosas e antenadas na moda também contava com acessórios marcantes. Entre as principais apostas estão chapéu bucket, bandana e óculos de sol com lentes coloridas. Todos eles estão novamente em alta.
Moda nos anos 2000: bucket hat
Vamos começar a lista com o nosso queridinho: o chapéu bucket. O modelo pescador, que tem mais de 100 anos de história, foi hit dos anos 90 e 2000, e está de volta às tendências. O acessório, feito tradicionalmente em tecido impermeável, agora vem em diferentes materiais, incluindo crochê e criações de palha natural da Malu Pires. Pode ser usado na praia, na piscina, no campo e na cidade, conferindo proteção ao sol e toque descontraído aos visuais.
Bandana
Outro acessório para cabeça chamava atenção na época e ganhou novamente espaço: o lenço. A proposta é soltar a criatividade e usá-lo como bandana na cabeça, com amarração para criar um top, no pescoço, na bolsa, no braço…
Cintura baixa
A moda nos anos 2000 teve a polêmica cintura baixa, que retornou ao guarda-roupa das famosas e antenadas na moda. Uma das maiores críticas era a grande chance de “pagar cofrinho”. Por isso, vista a peça em frente ao espelho e faça diferentes movimentos e analise mostra mais do que gostaria.
A sensualidade também é marcante, principalmente porque costuma vir acompanhada de top, deixando a barriga de fora. Por isso, não é indicada para ambientes de trabalho, mesmo quando o uso de jeans é liberado.
Minissaia
Icônica há mais de 60 anos, a minissaia dos anos 2000 tem um detalhe diferenciado: a cintura baixa. A peça está de volta às araras das lojas, seguindo a trend Y2K. Se quiser vesti-la, a dica é escolher modelo que não seja muito justo, porque pode ficar desconfortável tanto para caminhar quanto para se sentar.
Top cropped
A blusa curta é tendência forte e vem direto dos anos 2000, quando era combinada com a cintura baixa para dar destaque à barriga. Se quiser reduzir a sensualidade, invista em parte de baixo mais alta, cobrindo o umbigo.
É importante reforçar que não existe um corpo ideal para cada look. Todas as mulheres podem vestir top cropped, desde que se sintam bonitas e confiantes com o estilo.
Piercing no umbigo
Na moda dos anos 2000, a cintura baixa dava destaque à barriga e, por isso, o piercing de umbigo virou hit. É possível investir na perfuração, tendo em mente todo o processo de cicatrização, ou em acessórios fake, de pressão, que podem ser usados em ocasiões especiais.
Moda nos anos 2000: calça cargo
A calça cargo é outro resgate dos anos 2000. Faz parte do estilo e da praticidade da moda utilitária. Se você tem quadril largo e coxas grossas, fique atenta! É que os bolsos laterais conferem ainda mais volume. As peças em tons mais escuros amenizam o efeito.
Óculos de sol com lente colorida
Azul, rosa, amarela, vermelha, verde… Diferentes cores marcavam presença nas lentes dos óculos de sol. O ar alegre e descontraído já pode ser visto novamente nas ruas.
Na hora de escolher o modelo, leve em conta se a tonalidade preferida combina com boa parte de seus looks. Tenha paciência de provar modelos variados e faça do espelho seu melhor amigo, prestando atenção nas proporções. Também é importante comprar um acessório de qualidade, com proteção UV.
Leia mais: acessórios de palha, dicas de moda feminina 2022 e como usar canga.