‘Sustentável’ e ‘ético’ tornaram-se muito mais que palavras-chave. Desde abandonar sacolas plásticas até adotar produtos sustentáveis e reutilizáveis, há muitas maneiras de você fazer sua parte e ser gentil com a mãe terra. Nesse contexto, vamos apresentar como nasce o chapéu de palha feito à mão da Malu Pires, uma marca sediada em Mato Grosso do Sul, dona de peças de alta qualidade, projetadas para serem usados estação após estação.
Moda sustentável no Brasil – marca Malu Pires
Nesse contexto, a filosofia da marca Malu Pires se estende não apenas aos produtos finais, mas também à qualidade e sustentabilidade de todo o processo. |Chapéus e bolsas de palha são feitos de forma responsável, com condições de trabalho seguras e fornecimento consciente.
A marca aposta no conceito da sustentabilidade e no artesanal com acessórios feitos à mão com palhas extraídas de coqueiros brasileiros. Até mesmo a coloração é feita com pigmentos naturais. O resultado? Peças artesanais com personalidade que vão bem em qualquer situação – tudo sem comprometer o estilo e o conforto.
Tendência – O que é moda sustentável?
A moda sustentável tem tanto a ver com o processo quanto com o resultado – na verdade, você poderia ainda ter uma moda totalmente sustentável. Existem muitas maneiras pelas quais a indústria da moda afeta o meio ambiente e as comunidades, desde o fornecimento dos tecidos à fabricação, transporte e até a venda e reciclagem.
Enquanto “moda rápida” descreve roupas feitas de forma barata e destinadas a uso a curto prazo, moda “sustentável” (ou “ética”) é o oposto e às vezes é chamada de “moda lenta”. Ele leva em consideração o ciclo de vida completo do produto – desde os processos de design, fornecimento e produção – e analisa todos e tudo que está sendo afetado por ele, desde o ambiente, aos trabalhadores e comunidades onde é produzido, até os consumidores que compram isto.
A indústria de vestuário de US $ 3 trilhões responde por 10% das emissões globais de carbono, tornando-se a segunda indústria mais poluidora depois do petróleo.
É uma questão complexa, mas há cinco questões principais sendo abordadas na indústria da moda:
- Defender condições de trabalho e apoiar meios de subsistência sustentáveis;
- Minimizar o uso da água;
- Tratamento de eficiência energética e resíduos;
- Desenvolver ou promover padrões de sustentabilidade para a moda;
- Fornecer recursos, treinamento e / ou iniciativas de conscientização.
Para isso, a marca está empenhada em provar o quão colorida e emocionante a moda sustentável pode ser, oferecendo designs deslumbrantes e fluidos. Feito com materiais de origem responsável e em condições éticas de trabalho, você pode encontrar um chapéu de sol para todas as ocasiões.
Moda sustentável – chapéus da Malu Pires
Os chapéus Malu Pires são projetados na pequena cidade de Rio Verde, em Mato Grosso do Sul. As peças são feitas a partir de materiais orgânicos e naturais, com uma cadeia de suprimentos transparente, colocando a responsabilidade social, o respeito aos animais e o baixo impacto ambiental em primeiro lugar.
A marca não terceiriza sua produção para terceiros, e trabalha diretamente com artesãos da região – o que permite à marca manter condições éticas de trabalho e processos de produção eficientes. Para isso, os produtos são eticamente feitos à mão, criando peças atemporais usando técnicas tradicionais. Para se ter ideia, há peças que levam até 30 dias para ficar pronta. De fato, a marca contemporânea nascida em 2017 celebra a individualidade, autenticidade e sustentabilidade.
“Moda e artesanato ganham. É uma troca fundamental: entramos com a visão de design e as bordadeiras com esse ofício maravilhoso. É uma chance de construir algo contemporâneo e, ao mesmo tempo, precioso, minucioso, algo que só o feito à mão traz”, diz Malu Pires.
O que torna os chapéus Malu Pires diferentes?
Existem muitos atalhos no mundo do chapéu. De fato, desde os materiais adquiridos até o processo de fabricação, a marca Malu Pires vai além para garantir o melhor produto do mercado.
“O conceito da marca é ir no caminho do bem. Queremos oferecer para os nossos clientes a caminhada mais confortável que eles já experimentaram, mas sem comprometer os passos de quem ainda está por vir”, afirma a empresária.