A grife Malu Pires nasceu em Rio Verde de Mato Grosso, mas você sabe o que fazer na cidade do interior de Mato Grosso do Sul? Adiantamos que a viagem vai ser marcada pelo contato com a natureza, entre áreas do Cerrado e do Pantanal, que são delimitadas por grandes chapadas no prolongamento da serra de Maracaju. Os pontos turísticos contam com cachoeiras, trilhas e paisagens de encher os olhos com sua biodiversidade.
Localizado a 194 km da capital Campo Grande, o município foi fundado em 1953 e, a princípio, atraía pessoas para a região por conta do garimpo de ouro. Atualmente, é uma das opções para se visitar durante os finais de semana e feriados, permitindo se desligar da correria do dia a dia cercado pela natureza.
Referência em ecoturismo, oferece caminhadas, mirantes, cachoeiras e esportes, como rapel. As formações rochosas proporcionam vista panorâmica para o Pantanal. Descubra o que fazer em Rio Verde de Mato Grosso com o nosso guia.
Fazenda Igrejinha
Oferece trilhas, cavalgada, rapel e área para acampamento. Em meio a grandes formações rochosas e vasta vegetação, forma um enorme mirante, com vista para o Pantanal, proporcionando um cenário de rara beleza. Por encontrar-se em área de transição (entre o Planalto Central e a Planície Pantaneira), é uma opção de turismo contemplativo, de aventura, científico e até filosófico. Acesso: BR 163, Entrada do Pindaivão, Zona Rural.
Balneário 7 Quedas do Didi
Um dos destaque da cidade é a Cachoeira das Sete Quedas (Rodovia MS 427, Km 07, Zona Rural). O balneário conta com opções de day use (diária), camping e apartamentos. Tudo em meio à natureza exuberante da região e às águas refrescantes.
Balneário Acqua Parque – O que fazer em Rio Verde de Mato Grosso
Mais uma opção de balneário para quem busca descanso em contato com a beleza natural, na Rodovia MS 427, Km 10. Conta com day use (visita de um dia), apartamentos, restaurante e área de lazer às margens do Rio Verde, com piscinas de água cristalina.
Estátua do Anjo Gabriel
A 60,5 km de Rio Verde de Mato Grosso está São Gabriel do Oeste. Desde 2012, recebe visitantes para conferir a estátua do Anjo Gabriel na entrada da cidade. A escultura foi feita em Campo Grande e demorou quatro meses para ser concluída. O responsável é o artista Anor Mendes, que utilizou estrutura de arame encapada com mistura de areia e resina.
Cachoeira do Rio do Peixe
Fica a 73,2 km de Rio Verde de Mato Grosso. Trata-se de um passeio no estilo bate e volta. No caminho para a cidade de Rio Negro, a cerca de 130 km da capital Campo Grande, surge dentro de uma fazenda que é aberta aos visitantes. Uma boa pedida para entrar em contato com a natureza e ainda se refrescar.
Turismo em Mato Grosso do Sul
Quer estender a viagem por Mato Grosso do Sul? Que tal conhecer Bonito, que fica a cerca de 300 km de Rio Verde de Mato Grosso? A cidade é marcada pelo contato com a natureza, com rios de água cristalina, cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens de encher os olhos.
Entre seus pontos turísticos está a Gruta do Lago Azul. Após percorrer uma trilha com espeleotemas (sedimentação química que ocorre dentro de cavernas), pode-se visualizar o famoso lago de águas intensamente azuis e com mais de 80 m de profundidade. A área foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.
A flutuação do Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros e é acompanhada de um guia de turismo local e barco de apoio. O local ainda oferece trilha, mirante, cavalgada e passeio de bike ou quadriciclo.
Um dos principais rios de Bonito, o Rio Formoso, passa dentro do Parque Ecológico Rio Formoso. É possível brincar de caiaque, stand up ou tirolesa em meio a muito verde e águas claras.
O Abismo Anhumas é uma das cavernas do Vale do Anhumas. Da entrada até a base, são 72 metros de descida vertical em rapel, com o auxílio de monitores e instrutores. Ao final, encontra-se um deck flutuante construído sobre um espelho de águas cristalinas. A visibilidade deste lago límpido pode chegar a 60 metros.
Há ainda o Recanto Ecológico Rio da Prata, o Aquário Natural, a Estância Mimosa Ecoturismo, o Projeto Jiboia, a Lagoa Misteriosa e o Balneário Municipal.
Leia também: destinos para viajar em 2021.