Malu Chapéus – Blog

O que tem para conhecer no Pantanal? Descubra a beleza desse lugar

Imagem mostra natureza - o que tem para conhecer no pantanal

(Foto: Canva)

Trata-se da maior área alagável do mundo, considerada Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Quer saber o que tem para conhecer no Pantanal? Preparamos um guia sobre a região, conhecida pela flora e fauna diversificada, com o bioma mais preservado, sendo mais de 80% de sua cobertura original.

Qual o estado do Brasil que fica o Pantanal?

A área pantaneira está situada entre os estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), próxima às fronteiras com a Bolívia e o Paraguai. Enfrenta um inverno bastante seco e um verão quente e chuvoso.

Nas partes mais baixas, o período de inundações pode durar até oito meses. Já nas ligeiramente mais altas, as cheias são mais curtas, com três ou quatro meses de duração. Por isso, a vegetação que cobre as diferentes regiões desse bioma pode variar bastante. O tuiuiú é a sua ave símbolo e mamíferos ameaçados, como onças-pintadas, tamanduás-bandeira e ariranhas, têm sua população mais numerosa no Pantanal.

Quando é melhor ir para o Pantanal?

A alta temporada ocorre entre julho e setembro, meses mais secos e com temperatura mais amena. Nesse período, é mais fácil se locomover de um ponto ao outro, observar animais, fazer safari fotográfico, trekking e outros passeios. Mas cada época do ano tem seus atrativos:

Quanto tempo ficar no Pantanal?

Os roteiros costumam durar de três a cinco dias, mas isso depende do ritmo e do objetivo de cada turista. Outra opção é emendar mais alguns dias de viagem para conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul. A cidade é marcada pelo contato com a natureza, com rios de água cristalina, cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens de encher os olhos.

Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

A região é dividida em duas. Uma delas é o Pantanal Norte (MT), formada por destinos como Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço. A outra área é o Pantanal Sul (MS), que inclui cidades como Miranda, Aquidauana e Corumbá. A grife Malu Pires nasceu em Rio Verde de Mato Grosso (MS), marcada pelo contato com a natureza, entre áreas do Cerrado e do Pantanal.

O Pantanal Norte costuma ser recomendado para quem quer conferir manifestações culturais, danças típicas, praticar pesca e ver de perto animais aquáticos. Já o Pantanal Sul oferece mais proximidade com animais selvagens e possibilidade de canoagem.

O que tem para conhecer no Pantanal?

Tuiuiús (Foto: Pixabay)

É o destino ideal para quem gosta de contemplar e entrar em contato com a natureza. Há diferentes passeios para aproveitar a beleza do bioma:

 

E aí, gostou das dicas sobre o que tem para conhecer no Pantanal? Preparamos mais conteúdos de turismo, incluindo pontos turísticos de Bonito e Rio Verde de Mato Grosso.