Malu Chapéus – Blog

Oração contra ansiedade para acalmar a mente e o coração

oração contra ansiedade

Mulher triste em prece (Foto: Pixabay)

Taquicardia, calafrio, problemas digestivos, boca seca, respiração acelerada, falta de ar… Esses são alguns dos sintomas que marcam presença em pessoas mediante medos e preocupações. A oração contra ansiedade é conhecida pelo poder de fortalecer a fé e por ajudar a encontrar os melhores caminhos para tratar e curar o problema.

Como pedir pra Deus tirar a ansiedade?

O primeiro passo é permanecer em um ambiente tranquilo, onde não será incomodado e nem interrompido. Se quiser, pode prepará-lo com vela e/ou incenso. Sente-se de maneira confortável, feche os olhos e acalme o corpo e a mente por meio de algumas respirações profundas e conscientes. Converse com Deus sobre suas aflições e peça seu auxílio. Com fé e gratidão, leia a oração contra ansiedade:

“Senhor, só tu conheces o meu coração, por isso, com fé e humildade, peço-te a graça de aprender a lan­çar sobre ti as minhas ansiedades e preocupações. Quero me abandonar em teus braços, confiar e aguardar serenamente a tua ação em minha vida!

Guarda meus pensamentos, sentimentos e meus sentidos para que eu não tenha tanta preocupação. Ajuda-me a manter minha mente centrada no que é bom para mim e para o teu Reino.Santifica-me, para que eu possa ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, irradiando serenidade, calma e paz!

Dá-me forças para que eu possa manter minhas emoções e pensamentos firmes na confiança em Deus. Senhor, agradeço porque sei que estás cuidando de mim. Vou procurar seguir cada passo que me mostrares ser necessário para que teu plano se cumpra na minha vida.

Confio em ti e em tua Palavra. Entrego-te todas as minhas ansiedades e preocupações. Cura-me de toda preocupação excessiva! Amém.”

Fonte: Coração de Maria

Qual o salmo que tira a ansiedade?

Acredita-se que o hábito de ler qualquer salmo tenha o poder de promover limpeza espiritual e trazer bem-estar e paz de espírito. Mas cada texto costuma ser relacionado a um assunto específico. No caso da ansiedade, o salmo 94 é um dos mais indicados:

¹ Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente.
² Exalta-te, tu, que és juiz da terra; dá a paga aos soberbos.
³ Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios saltarão de prazer?
⁴ Até quando proferirão, e falarão coisas duras, e se gloriarão todos os que praticam a iniquidade?
⁵ Reduzem a pedaços o teu povo, ó Senhor, e afligem a tua herança.
⁶ Matam a viúva e o estrangeiro, e ao órfão tiram a vida.
⁷ Contudo dizem: O Senhor não o verá; nem para isso atenderá o Deus de Jacó.
⁸ Atendei, ó brutais dentre o povo; e vós, loucos, quando sereis sábios?
⁹ Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?
¹⁰ Aquele que argui os gentios não castigará? E o que ensina ao homem o conhecimento, não saberá?
¹¹ O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.
¹² Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei;
¹³ Para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio.
¹⁴ Pois o Senhor não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança.
¹⁵ Mas o juízo voltará à retidão, e segui-lo-ão todos os retos de coração.
¹⁶ Quem será por mim contra os malfeitores? Quem se porá por mim contra os que praticam a iniqüidade?
¹⁷ Se o Senhor não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio.
¹⁸ Quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, Senhor, me susteve.
¹⁹ Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma.
²⁰ Porventura o trono de iniquidade te acompanha, o qual forja o mal por uma lei?
²¹ Eles se ajuntam contra a alma do justo, e condenam o sangue inocente.
²² Mas o Senhor é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio.
²³ E trará sobre eles a sua própria iniquidade; e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá.

Oração para curar ansiedade e medo

“Que minha alma não se perturbe, ó meu querido Salvador, e que eu não tenha medo. Eu acredito que vós, Senhor, sois o bem maior. Ajudai-me a encarar esse assunto à vossa verdadeira luz. Que vossa vontade seja feita na terra como no céu.

Dai-me a graça de cumprir vossa vontade celestial.Eu me ofereço a vós e vos entrego a minha ansiedade atual. Aceitai-me, eu vos rogo, e suportai-me com isso e com todo cuidado mundano.

Com a eternidade diante de mim, deixai-me ver as coisas em sua verdadeira luz.Concedei-me a paz verdadeira e permanente e ajudai-me a fazer todas as coisas para a vossa glória e, assim, ser admitido no descanso eterno. Amém.”

Fonte: Coração de Maria

Oração para angústia, tristeza, ansiedade e aflição

“Pai querido, quero começar esta oração te agradecendo por toda a provisão e cuidado com minha vida.

Obrigada porque em Ti podemos ter a certeza de que somos amados. Obrigada também porque podemos entrar e permanecer em Tua presença. Em Ti podemos habitar num lugar seguro. Oro para que o Senhor nos ajude a encontrar a paz que excede todo o entendimento. Que a Tua calma possa envolver os nossos corações agora mesmo. Lançamos sobre Ti toda ansiedade, preocupação e distração. Desejamos nos concentrar nas bênçãos da Tua herança. Confiamos na Tua boa e perfeita vontade. Confiamos nos Teus bons planos para as nossas vidas. Oro para que o Senhor nos ajude a descansar na Tua bondade e fidelidade.

Se esperarmos em Ti, nossas forças serão renovadas e o Senhor nos dará um novo fôlego para enfrentar as situações e dificuldades. Nós cremos nisso! Eu te peço, Pai, que o Senhor visite cada filho e filha neste momento trazendo um renovo especial. Por mais que a caminhada nem sempre seja fácil, que cada um deles possa buscar o descanso e a força necessária em Ti. Dê para cada um deles tranquilidade na Tua presença. Contigo no barco, nós podemos descansar em meio a qualquer tempestade, luta ou dor porque o Teu Espírito Santo nos consola de forma sobrenatural, que foge ao entendimento humano.

Dê esse descanso sobrenatural para os Teus filhos. Que eles possam dormir bem em todas as noites para acordarem dispostos a viver o teu chamado. Enche a casa de cada um deles com a Tua presença manifesta. Toque a cada um de forma especial. Que cada um possa ter uma experiência especial contigo. Obrigada pelo privilégio de vivermos na Tua doce presença.

Te amamos, Abba Pai. É no nome precioso de Jesus que oramos, amém.”

Fonte: Gabi Angerami, da equipe da Bíblia JFA

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora de Fátima e oração de Santa Terezinha das Rosas.