Malu Chapéus – Blog

Oração da Quaresma é indicada para purificação e renovação da fé

oração da quaresma

(Foto: Pixabay)

O período de 40 dias que se inicia na quarta-feira de cinzas tem grande importância religiosa e é dedicado à preparação para a Páscoa cristã. A oração da Quaresma faz parte do ritual, que representa um convite para retiro espiritual, purificação e renovação da fé.

Como fazer um pedido na Quaresma?

Quaresma é um tempo de purificação e de preparação. Por isso, recomenda-se a reflexão sobre diferentes aspectos da vida para que se possa amadurecer e se tornar uma pessoa melhor. Escolha um ambiente tranquilo, faça respirações profundas até conseguir relaxar e peça por limpeza espiritual, iluminação no caminho de fé e proteção. Agradeça e finalize com a oração da Quaresma.

Oração para o início da Quaresma

“Deus, criador da minha vida, renova-me: traz-me para uma nova vida em Ti. Toca-me e faz-me sentir integra novamente. Ajuda-me a ver o Teu Amor na Paixão, morte e Ressurreição de Vosso Filho. Ajuda-me a observar a Quaresma de uma forma que me permita celebrar esse mesmo Amor.

Ajuda-me a preparar para viver estas semanas da Quaresma, à medida que eu sinto uma profunda tristeza pelos meus pecados e Teu Amor Eterno por mim. Pai Santo, que Jesus mande sobre mim o Espírito Santo, conduzindo-me neste tempo favorável a uma sincera conversão.

Preciso, Senhor, viver a Graça do meu Batismo, morrendo para o que não é Teu e vivendo conformada à Tua Vontade. Que a Tua Palavra me conduza durante todos os dias deste Retiro Quaresmal. Com o Jejum, a Oração e a Caridade operosa, unida à penitência, espero a Vida Nova na Páscoa! Amém!”

Oração para viver a quaresma

“Senhor, hoje recordas-nos que somos pecadores, convidando-nos à conversão radical das nossas vidas. Hoje dizes-nos: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho!’. É uma ordem de libertação de tudo o que nos degrada. Eis aqui a tarefa da Quaresma no caminho para a Páscoa.

A cinza é garantia da ressurreição do homem novo. Cinzas. Queremos despojar-nos da hipocrisia que nos corrói: que saibamos procurar-Te e agradar-Te em segredo.

Queremos refazer a nossa opção batismal para chegar à noite da vigília pascal como homens e mulheres novos, renascidos do Teu Espírito. Amém.”

Oração de Quaresma para o perdão

“Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o coração por vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno, mas eu proponho, com o auxílio de vossa divina graça, emendar-me e não mais vos ofender, espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.”

Oração para os 40 dias da quaresma

“Pai nosso, que estais no céu, durante esta época de arrependimento, tende misericórdia de nós. Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai o nosso egoísmo em generosidade.

Abra nossos corações à vossa palavra, curai as nossas feridas do pecado, ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. Que transformemos a escuridão e a dor em vida e alegria. Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

Oração da Quaresma

“Livrai-me, São Benedito e Santo Ambrósio, daqueles que embrulham argumentos com papel rosa e escondem no pacote a verde bílis da humanidade. Livrai-me, São Benedito e Santo Ambrósio, dos que se utilizam das palavras arrebanhadas fora de contextos que, se somadas àquelas de um contexto espúrio, parecem defender uma boa causa!

Livrai-me, São Benedito e Santo Ambrósio, dos mal-intencionados sem informações, e dos tolos e dos crédulos bem-informados porque o são por ser mais cômodo. Livrai-me, São Benedito e Santo Ambrósio, dos fascistas de ‘boas’ causas, dos nazistas de causas ‘boas’, dos ‘patriotas’ sem causa.

Livrai-me, São Benedito e Santo Ambrósio, da minha impaciência para o florescer do ódio sob todas as suas formas, e deem-me a tolerância necessária para combatê-lo, por mais disfarçadas que sejam as embalagens que o guardam.”

Oração da Quaresma para cada dia da semana

Domingo

“Deus de infinita misericórdia, às vezes, há tanta escuridão na minha vida que me escondo de Ti. Eu humildemente te peço, pega minha mão, e tira-me das sombras do meu medo. Ajuda-me a mudar meu coração,
e leva-me para a Tua verdade. Ajudando-me a responder ao Teu generoso amor. Deixe-me reconhecer a plenitude do Teu amor, que preencherá a minha vida. Livra-me da escuridão no meu coração. Assim seja.”

Segunda

“Senhor, meu Deus, o Vosso mandamento do amor é tão simples e tão desafiador. Ajudai-me a deixar ir o meu orgulho e a ser humilde na minha penitência. Eu quero viver da maneira que Vós me pedis para amar, e amar da maneira Vós me pedis para viver. Isto eu peço, através do Vosso filho, Jesus, que está ao meu lado hoje e sempre. Assim seja.”

Terça

“Meu Deus, que estais no céu e sempre presente na minha vida, guiai-me e protegei-me. Leva-me com o Teu amor para longe do mal, e guia-me pelo caminho certo. Obrigada pelo cuidado que Vós tendes por mim. Que o Vosso Espírito inspire a Igreja e nos faça um instrumento do Teu amor. Assim seja.”

Quarta

“Deus de amor, purifica os meus desejos para melhor Te servir através desta jornada quaresmal. Livra-me da tentação de julgar os outros, para me colocar acima deles; e deixa-me render, mesmo na minha impaciência, para com os outros.

Que com o Teu amor e Tua graça, eu possa estar menos absorvido comigo mesmo, e mais cheio do desejo a seguir-Te, na vida que estabeleci, de acordo com o Vosso Santo exemplo. Assim seja.”

Quinta

“Deus de amor eterno, eu ouço o Teu constante convite: ‘Vem, volta para Mim’, e eu também anseio voltar para Vós. Mas preciso que me mostres o caminho para retornar. Orienta-me neste dia, em boas obras que eu faça em Teu nome, e envia-me o Teu Espírito, para guiar e fortalecer a minha fé. Assim seja.”

Sexta

“Amado Deus e Pai Carinhoso, eu sou apenas como uma criança que vira tantas vezes as costas ao Teu Amor.
Por favor, aceita os meus atos de arrependimento de hoje e ajuda-me a libertar do egocentrismo que fecha o meu coração para Ti. Como nesta jornada através de Quaresma, deixa-me lembrar a festa que preparaste para mim, na ressurreição da Vida Eterna. Sendo assim preenchida com Graças e Louvores a Vós. Assim seja.”

Sábado

“Deus de Amor infinito, Vós me presenteais com inúmeras ofertas, ao longo da minha vida. Pelo que, no meu pensamento e ações de hoje, Vos peço que me guiais à luz brilhante, e cheia de Amor de Vosso Reino. Ajuda-me a estar ciente, das muitas maneiras que Vós me permitis compartilhar Vossa vida. Agradeço-Vos os presentes que Vós colocastes no meu caminho. Deixai-me estar grato a cada momento deste dia. Assim seja!”

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Nossa Senhora das Dores e oração de Nossa Senhora da Cabeça.