Malu Chapéus – Blog

Oração da serenidade para vida emocional saudável

oração da serenidade

Imagem mostra bambu e pedras empilhadas (Foto: Pixabay)

Está sempre confuso, impulsivo, descontrolado, com medo, preocupado e ansioso? A oração da serenidade é muito conhecida pelo poder de promover limpeza espiritual e abrir espaço para a paz de espírito. Ela pode trazer o foco para o momento atual, promovendo coragem e sabedoria. Vale fazê-la sempre que precisar se acalmar, com fé e gratidão.

O que a oração da serenidade busca nos ensinar?

A oração da serenidade fala sobre a importância de aceitar as situações com clareza, ter coragem para superá-las e sabedoria para conduzir o processo da melhor maneira. Trata-se de uma “receita” para uma vida emocional saudável. Por conta disso, transformou-se em referencial para ajudar pessoas que estão em tratamento contra vícios variados, incluindo de álcool, drogas, jogos de azar e sexo.

Não se sabe ao certo quem a criou. Há quem diga que veio dos antigos gregos, de um poeta anônimo inglês ou de um oficial da marinha americana. Também é atribuída a Reinhold Niebuhr (1892-1971), um teológo americano.

Qual é a oração da serenidade?

“Concedei-me, Senhor a serenidade necessária para aceitar as coisa que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para conhecer a diferença entre elas.

Vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz. Aceitando como Ele aceitou este mundo tal como é, e não como eu queria que fosse. Confiando que Ele Acertará tudo, contanto que eu me entregue à Sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente Feliz com Ele eternamente na próxima. Amém.”

Oração da serenidade São Francisco

“Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Rezemos:

Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.”

Fonte: Dra. Filó

Oração da serenidade só por hoje

1. Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez.
2. Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim.
3. Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.
4. Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.
5. Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.
6. Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.
7. Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.
8. Só por hoje me farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.
9. Só por hoje ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.
10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.

Fonte: Papa João XXIII

Salmo da serenidade

Acredita-se que a leitura de qualquer salmo com fé tenha o poder de promover limpeza espiritual e paz interior. Mas cada texto costuma ser relacionado a um tema específico da vida. O Salmo 11, por exemplo, é muito ligado à confiança em Deus e à serenidade:

1. No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?
2. Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração.
3. Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
4. O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.
5. O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.
6. Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo.
7. Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora das Dores e oração de Nossa Senhora Aparecida.