Ele é o primeiro santo brasileiro. Canonizado pelo Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, em 11 de maio de 2007, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão ou São Frei Galvão, foi um frade brasileiro com celebração litúrgica em 25 de outubro. Tornou-se muito popular devido às suas pílulas de papel com frase religiosa, ingeridas por quem busca por uma graça com o auxílio da oração de Frei Galvão.
O que está escrito nas pílulas de Frei Galvão?
As pílulas de Frei Galvão teriam salvado um homem com pedra nos rins e uma parturiente em risco, e assim a fama delas se espalhou. Para auxiliar essas pessoas, o santo teve a ideia de escrever uma mensagem num pedaço de papel, que foi enrolado e cortado no formato de pílula.
“Pos partum, Virgo, Inviolata permanansisti! Dei Genitrix, intercede pro nobis” (“Depois do parto, ó Virgem, permaneceste Intata! Mãe de Deus, rogai por nós”) é o texto da jaculatória.
Hoje, o item de fé pode ser encontrado gratuitamente. A orientação é que acompanhe a novena de Frei Galvão (texto abaixo) para pedir por uma graça.
Como se faz a novena de Frei Galvão?
O ritual é simples. Procure por um local tranquilo, onde não será interrompido. Se quiser acender vela e/ou incenso, pode auxiliar na conexão espiritual. Sente-se de maneira confortável, faça respirações profundas para relaxar e olhe ou segure uma imagem do Frei Galvão. Leia oração de Frei Galvão abaixo ao longo de nove dias. A pílula do santo deve ser tomada após a leitura de fé do primeiro dia, do quinto dia e do nono dia.
Oração da novena de Frei Galvão:
“Peço-vos por tudo que fez e sofreu vosso servo Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em nós a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-nos a graça que ardentemente desejamos. (Faça o pedido). Amém.”
Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.
Novena de Santo Antônio de Santa’Ana Galvão (com as pílulas):
“Deus de amor, fonte de todas as luzes, que cumulastes de bênçãos o vosso Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, nós vos adoramos e glorificamos, e vos agradecemos, porque nele fizestes maravilhas.
Ele, Senhor, por vossa inspiração, criou para o vosso povo sofrido aquelas Pílulas, sinal de vossa compaixão para com os irmãos enfermos, sinal seguro da mediação da Virgem Maria Imaculada; alcançai-nos, pela intercessão de Vossa Mãe, e do Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, que nós, ao tomarmos com fé e devoção estas Pílulas, consigamos a graça desejada (peça a graça), e procuremos conhecer sempre mais o Evangelho que ele viveu, cultivando com amor a vida Eucarística.
Ó Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, rogai por nós junto a Maria, para que obtenhamos do Pai Celeste a vida plena no amor da Santíssima Trindade. Amém!”
Fonte: Arquidiocese de Brasília
Oração de Frei Galvão
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
“Deus, nosso Pai, que por Vosso amor imenso nos deste Frei Galvão e, por meio dele, realizastes obras admiráveis, nós Vos agradecemos por tão grande presente.
Obrigado, Senhor, pela sua vida, pela sua obra grandiosa, por lembrar-se de nós por meio de Vosso servo e nosso irmão Frei Galvão.
Que nossa vida seja palavra e sinal do Vosso Reino.
Ajuda-nos a crescer em sabedoria, idade e graça, a crescer, cada vez mais, na vivência concreta e histórica do amor fraterno, partilhando o que somos e o que temos, de modo especial com os mais necessitados.
Fazei-nos instrumentos de vosso amor: onde houver pobres, marginalizados e necessitados, que levemos, como Frei Galvão, o pão da presença amiga e solidária, que se traduz em gestos concretos de solidariedade e promoção à vida.
Senhor, dai-nos acolher, com o coração alegre, todos os irmãos que passam pela nossa vida, buscando paz, alegria, palavra de conforto e presença amiga.
Despertai-nos para o amor e para a devoção a Vossa Mãe Santíssima, ajudai-nos a venerá-la sempre como Imaculada a proclamá-la santa com nossa palavra, e principalmente com a nossa vida.
Fazei que sejamos sempre seus filhos, e que a ela recorramos sempre, agora e na hora da nossa morte.
Senhor, que derramastes Vosso Espírito Santo em Frei Galvão, e por meio dele operastes maravilhas, derramai sobre nós Vosso Espírito, reacendendo em nós o fogo do amor, do ardor missionário.
Aumentai nossa fé!
Fazei que nos coloquemos diante de Vós como Vossos fiéis servidores, obedientes à Vossa Palavra.
Peço-Vos, por tudo que fez e sofreu o Vosso servo Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo.
Amém.”
Fonte: Canção Nova
Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Nossa Senhora de Fátima, oração de Nossa Senhora das Dores, oração de Nossa Senhora da Cabeça e oração de Nossa Senhora Desatadora de Nós.