Malu Chapéus – Blog

Oração de Nossa Senhora das Dores para auxílio em momentos difíceis

oração de Nossa Senhora das Dores

(Foto: Armazém Católico/Reprodução)

A oração de Nossa Senhora das Dores é uma maneira de pedir ajudar, força e paciência para enfrentar momentos desafiadores e dolorosos da vida. Reforça a e promove limpeza espiritual para que as bênçãos possam ser recebidas. Recomenda-se fazer a leitura com consciência do conteúdo e acreditando no que se pode alcançar.

Qual é dia de Nossa Senhora das Dores?

Também chamada de Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas e Nossa Senhora das Sete Dores, é uma forma pela qual é venerada a mãe de Jesus Cristo. A imagem costuma ter uma ou mais facas ou espadas atravessando o coração. Elas representam as sete grandes dores enfrentadas pela Virgem Maria.

A devoção teve início em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Já a sua veneração no dia 15 de setembro começou em 1239, em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem dos Servitas).

Qual a oração de Nossa Senhora das Dores?

“Nossa Senhora das Dores, eu te apresento todas as minhas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e sofrimentos.

Ó Mãe das dores e rainha dos mártires, que tanto sofreste ao ver Vosso Filho flagelado, escarnecido e morto para me salvar, acolhei minhas preces nesta novena.

Mãe amável, concedei-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.

Nossa Senhora das Dores, que estiveste presente no calvário de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja também presente nos meus calvários. Eu vos suplico esta graça que tanto necessito.

(Faça seu pedido)

Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate espiritual que a todo momento estou sujeito a travar.

Nossa Senhora das Dores, quando as dores vierem e os sofrimentos chegarem, não me deixe desanimar.
Mãe das dores envolva-me em Teu sagrado manto e ajuda-me a passar pelo vale de lágrimas.

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva.

A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora das Dores fortalecei-me nos sofrimentos da Vida. (3x) Amém.”

Como rezar as sete dores de Nossa Senhora das Dores?

A tradição faz memória das dores de Nossa Senhora: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos 12 anos durante peregrinação, o caminho de Jesus para o calvário, a crucificação, o corpo do filho tirado da cruz e a sepultura. Por isso, há uma oração inicial, uma específica para cada momento difícil da vida de Maria e uma final com mensagem de esperança.

Oração inicial

“Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores. Vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de vossas Dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos méritos de vossas Dores e Lágrimas a graça…”

1ª oração

“Pela dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada de dor transpassaria vosso coração, Mãe de Deus, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”

2ª oração

“Pela dor que sofrestes quando fugiste ao Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus, para o salvar da fúria do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”

3ª oração

“Pela dor que sofrestes quando da perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”

4ª oração

“Pela dor que sofrestes quando viste o querido Jesus com a cruz no ombro, a caminho do calvário, Virgem Mãe das dores, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”

5ª oração

“Pela dor que sofrestes quando assististes à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina Graça, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”

6ª oração

“Pela dor que sofrestes quando recebestes em vossos braços o corpo inanimado de Jesus, descido da cruz, Mãe dos Pecadores, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”

7ª oração

“Pela dor que sofrestes quando o corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando vós na mais triste solidão, Senhora de Todos os Povos, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”

Oração final

“Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de Vós a ” Mãe das Dores”, para que possamos participar de vosso sofrimento e vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos Mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém.”

 

Leia mais: oração Nossa Senhora da Cabeça, oração Maria passa na frente e oração de Nossa Senhora das Graças.