Malu Chapéus – Blog

Oração de Quarta-Feira de Cinzas para começar a Quaresma 2023

oração de Quarta-Feira de Cinzas

Mulher com mãos em prece (Foto: Pixabay)

Depois de toda a folia do Carnaval, inicia-se a Quaresma, um momento de reflexão e arrependimento. A oração de Quarta-Feira de Cinzas é indicada para o processo espiritual de purificação e renovação. O importante é que seja feita com confiança no processo e com vontade real de mudar o que for necessário em sua vida.

O que não pode fazer na Quarta-Feira de Cinzas?

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma, que se estende até a quinta-feira da semana santa, pouco antes da Páscoa. Trata-se de um período de reflexão e arrependimento para os cristãos. Funciona como um retiro espiritual, para se recolher em meditação e oração. Os 40 dias fazem referência ao tempo em que Jesus esteve sozinho no deserto, sendo provocado pelo demônio.

A tradição católica para a data indica deixar de comer carne vermelha, para representar o sacrifício de Jesus. Na data, recomenda-se ir à missa para ser benzido com um pouco de cinza de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Qual oração fazer na Quarta-Feira de Cinzas?

Há opções com dizeres específicos para o momento, mas você pode fazer qualquer prece que proporcione maior conexão com a espiritualidade. A dica é procurar um local tranquilo, onde não será interrompido. Se quiser, pode acender vela e/ou incenso. Sente-se de maneira confortável e faça respirações profundas até notar que o corpo e a mente estão mais relaxados. Feche os olhos e reflita sobre sua vida e suas atitudes. Peça auxílio superior para iluminar seu caminho e auxiliar nas mudanças necessárias para o seu crescimento pessoal. Com atenção e fé, leia a oração de Quarta-Feira de Cinzas:

“Deus todo-poderoso e eterno, nada odeias do que criaste, e perdoas os pecados dos arrependidos; cria em nós corações novos e contritos, para que, chorando os nossos pecados e reconhecendo a nossa corrupção, obtenhamos de Ti, Deus misericordiosíssimo, perdão e perfeita remissão.

Por Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina conTigo e com o Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre. Amém.”

Fonte: Justus Anglican

Oração do recomeço para Quarta-Feira de Cinzas

“Oh! Deus, seja lá quem for, me impeça de mais uma vez fechar as portas para o novo que quer entrar em minha vida.

Dai-me esperança e confiança de que existe um horizonte à minha espera e que só depende de mim mesma começar a caminhar.

Quero cada vez mais buscar a verdade no meu sentimento, ouvir a voz do coração.

Guia meus passos, mostra-me o caminho a seguir.

Quero deixar para trás meus fardos, minhas culpas e caminhar leve e livre pela Terra, agradecida a tudo e a todos, apreciando o caminho, plantando flores nos jardins da vida, amando o máximo que me for possível, sendo pura de alma e coração. Que eu possa atrair as pessoas certas para minha vida, os acontecimentos corretos e que possa me livrar do apego, do medo, do arrependimento e da tristeza. Amém.”

Fonte: Franco Guizzetti – Portal Terra

Oração para início da Quaresma

“Deus, criador da minha vida, renova-me: traz-me para uma nova vida em Ti. Toca-me e faz-me sentir integra novamente. Ajuda-me a ver o Teu Amor na Paixão, morte e Ressurreição de Vosso Filho. Ajuda-me a observar a Quaresma de uma forma que me permita celebrar esse mesmo Amor.

Ajuda-me a preparar para viver estas semanas da Quaresma, à medida que eu sinto uma profunda tristeza pelos meus pecados e Teu Amor Eterno por mim. Pai Santo, que Jesus mande sobre mim o Espírito Santo, conduzindo-me neste tempo favorável a uma sincera conversão.

Preciso, Senhor, viver a Graça do meu Batismo, morrendo para o que não é Teu e vivendo conformada à Tua Vontade. Que a Tua Palavra me conduza durante todos os dias deste Retiro Quaresmal. Com o Jejum, a Oração e a Caridade operosa, unida à penitência, espero a Vida Nova na Páscoa! Amém!

Fonte: Nos Passos de Maria

Oração da Quaresma

“Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, de abatimento, de domínio, de loquacidade, e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade, de humildade, de paciência e de amor. Sim, Senhor e rei, concede ver meus pecados e não julgar meus irmãos porque és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.”

Fonte: Santo Efrén, o Sírio

Prece da Quaresma

“Senhor, nesta Quaresma, tempo de mergulhar no meu interior, de revisão e de conversão, ensina-me a descer sempre mais até onde Tu te encontras: o meu coração. Como ‘descer’ até aí?

Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar, pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer, pelos Sacramentos, especialmente a Confissão e a Santa Missa.

Também pela aceitação das contrariedades, o peso das circunstâncias e da monotonia da vida… com os olhos postos em Ti.

Senhor, Tu que estás no meu íntimo, ajuda-me nesta Quaresma a fazer uma viagem ao meu interior, para aí me encontrar contigo! Amém.”

Fonte: Beato carmelita- Com Shalom

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida.