Malu Chapéus – Blog

Oração do estudante para promover calma e aprender com facilidade

oração do estudante

(Foto: Pixabay)

Escola, técnico, faculdade, cursinho, pós-graduação, mestrado… Seja qual for o seu momento, costuma vir com desafios e necessidade de concentração para garantir a aprendizagem. A oração do estudante pode ser uma maneira de promover limpeza espiritual para atrair tranquilidade, bênçãos, proteção e auxílio. O importante é fazê-la com fé, acreditando no que pode alcançar!

Qual é o santo padroeiro dos estudantes?

São José de Cupertino (1603 – 1663) é considerado o padroeiro dos estudantes com dificuldades. O italiano sentia o chamado para a vida religiosa e o sacerdócio, mas tinha muita dificuldade de aprender e era analfabeto. Pedia por auxílio superior nos momentos das provas para conseguir se tornar padre, e atingiu o seu objetivo.

“Querido São José de Cupertino, purifica o meu coração, transforma-o e o faz semelhante ao teu. Infunde em mim o teu fervor, a tua sabedoria e a tua fé. Mostra tua bondade, ajudando-me e eu me esforçarei para imitar tuas virtudes.

Amável protetor meu, o estudo geralmente é difícil, duro e entediante para mim. Tu podes deixar tudo isso mais fácil e agradável. Espera somente meu chamado. Eu te prometo um esforço maior em meus estudos e uma vida mais digna de tua santidade.

Deus, que quiseste atrair tudo a teu unigênito Filho, que foi crucificado, permite que, pelos méritos e exemplos de teu seráfico José, mereçamos chegar a Ele, que contigo vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém.”

Oração do estudante

“Virgem Santíssima, Vós que sois a sede da sabedoria, ajudai-me nos meus estudos. Abre a minha inteligência para que eu possa compreender e guardar na memória os ensinamentos dos professores.

Conservai a minha calma na hora do exame; fazei-me recordar a resposta certa e guie minhas mãos para que eu escreva o que devo escrever.

Fazei que eu seja aprovado, no fim do ano, para que eu possa dar alegria aos meus pais e a todos os que me ajudam nos estudos. Nossa Senhora, não permitais que eu aprenda ou pratique coisas erradas ou repreensíveis, seja em aula ou fora dela, com maus companheiros, maus livros ou más revistas.

Virgem Santíssima, sede da sabedoria, rogai por nós. Amém.”

Oração de São Tomás de Aquino

“Criador inefável, que no meio dos tesouros da vossa Sabedoria, elegestes três hierarquias de Anjos e as dispusestes numa ordem admirável acima dos Céus, que dispusestes com tanta beleza as partes do universo, Vós, a Quem chamamos a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria, e o Princípio supereminente, dignai-Vos derramar sobre as trevas da minha inteligência um raio de vossa clareza.

Afastai para longe de mim a dupla obscuridade na qual nasci: o pecado e a ignorância.
Vós, que tornais eloquente a língua das criancinhas, modelai a minha palavra e derramai nos meus lábios a graça de vossa bênção.

Dai-me a penetração da inteligência, a faculdade de lembrar-me, o método e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão.

Fortificai o meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim, Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis nos séculos dos séculos. Amém.”

Oração do estudante antes da prova

“Senhor Jesus Cristo, humildemente prostrada a vossos pés, peço-vos para olhar com carinho para o pedido que, suplicante, necessito.

Por todo este tempo, o Senhor tem acompanhado todo o esforço e preparação para chegar ao tão esperado dia da prova. Para este momento tão importante de minha vida, peço que a vossa sabedoria infinita possa inundar meu coração.

Transmita-me vossa santa e amiga calma para que possa observar todas as questões da prova e respondê-las de acordo com o conhecimento adquirido por obra e graça do divino Espírito Santo.

Acompanhai-me no momento da avaliação e que o resultado seja favorável a mim. Sei que sempre prometestes coisas boas para quem pedir de bom coração. Portanto, Senhor Deus, olhai com bondade para meu pedido e atendei o meu desejo de passar neste teste. Que minha vitória sirva para a vossa glória. Obrigada por ter escutado a minha oração e pela certeza de que estará comigo em mais este momento. Amém.”

Oração do estudante desesperado

“Senhor, creio que vale a pena estudar! Estudando, os dons que me deste hão de render mais, e assim poderei servir melhor. Estudando, estou a santificar-me.

Senhor, que o estudo forje em mim ideais grandes! Aceita, Senhor, a minha liberdade, a minha memória, a minha inteligência e a minha vontade.

De Ti, Senhor, recebi estas capacidades para estudar. Ponho-as em tuas mãos. Tudo é Teu. Que tudo se faça segundo a Tua vontade!

Senhor, que eu seja livre! Ajuda-me a ser disciplinado, interior e exteriormente.

Senhor, que eu seja verdadeiro! Que minhas palavras, ações e silêncios, nunca levem os outros a pensar que sou aquilo que não sou. Livra-me Senhor, de cair na tentação de copiar.

Senhor, que eu seja alegre! Ensina-me a cultivar o sentido de humor e a descobrir e a testemunhar as razões da verdadeira alegria.

Dá-me Senhor. A felicidade de ter amigos e de os saber respeitar através das minhas conversas e atitudes.

Deus Pai que me criaste: ensina-me a fazer da minha vida uma verdadeira obra prima! Divino Jesus: imprime em mim as marcas da Tua Humanidade! Divino Espírito Santo: ilumina as trevas da minha ignorância; vence a minha preguiça; põe na minha boca a palavra certa! Amém.”

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Nossa Senhora da Cabeça e oração de Nossa Senhora das Dores.