Malu Chapéus – Blog

Oração para animar a alma e promover limpeza espiritual

oração para animar a alma

(Foto: Pixabay)

Você passa por momentos desafiadores e está com medo, preocupação, desânimo e/ou tristeza? A oração para animar a alma é conhecida pelo poder de promover limpeza espiritual e abrir espaço para energias positivas e novas oportunidades. Pode ser feita em qualquer horário e dia da semana.

Como pedir para Deus acalmar o coração?

De preferência, realize o ritual em um local tranquilo, onde não será interrompido. Vale acender vela e/ou incenso para auxiliar na conexão. Acomode-se de maneira confortável e tente tranquilizar o corpo e a mente por meio de respirações profundas e conscientes. Com fé, leia a oração para animar a alma e agradeça ao final.

“Meu Senhor, minha alma está perturbada;  a angústia, o medo e o pânico tomam conta de mim. Sei que isso acontece por causa da minha falta de fé, da falta de abandono nas Tuas mãos santas e de não confiar totalmente no Teu poder infinito. Perdoa-me, Senhor, e aumenta a minha fé. Não olhes para a minha miséria e para o meu egocentrismo.

Eu sei que estou apavorado porque teimo e insisto, por minha miséria, em ficar contando apenas com as minhas forças humanas miseráveis, com os meus métodos e meus recursos. Perdoa-me, Senhor, e salva-me, ó meu Deus. Dá-me a graça da fé, Senhor; dá-me a graça de confiar no Senhor sem medidas, sem olhar para o perigo, mas olhar somente para Ti, Senhor; socorre-me, ó Deus.

Sinto-me só, abandonado, e não há quem possa me ajudar, a não ser o Senhor. Abandono-me em Tuas mãos, Senhor, nelas eu coloco as rédeas da minha vida, a direção do meu caminhar e deixo os resultados nas Tuas mãos. Eu creio em Vós, Senhor, mas aumenta a minha fé. Eu sei que o Senhor ressuscitado caminha ao meu lado, mas assim mesmo eu ainda temo, porque não consigo abandonar-me inteiramente em Tuas mãos. Socorre a minha fraqueza, Senhor.”

Fonte: Felipe Aquino – Canção Nova

Oração para animar a alma

“Sei que tudo concorre para o bem dos que Te amam, Senhor (Rm 8,28), e eu Te amo. Sou miserável pecador, mas Te amo. Então, sei que tudo que o Senhor permitir que me aconteça será para o meu bem, ainda no fogo desta provação o Senhor está me moldando, está me lapidando, está me salvando e mudando para melhor. Sei que é no cadinho do fogo do sofrimento que o Senhor purifica as almas. Daí-me a graça de suportar tudo Senhor, na fé, com paciência, resignação, dando-Te sempre graças. Sei que amanhã eu colherei os frutos de toda essa provação. Bendito sejas, Senhor!

Sei que o Senhor ressuscitado caminha a meu lado, eu seguro em Tuas mãos, lanço-me nos Teus braços. Sei que o Senhor cuida de mim. Diante de cada problema, quero Te perguntar: “Como vamos resolver isso, Senhor?”. Eu não sei, mas o Senhor sabe. Dá-me Teu Santo Espírito, dá-me Tua sabedoria e força. Vem, Espírito Santo, ocupa a minha mente e o meu coração. Quero ser Teu, ó Divino Espírito Santo, quero ser renovado em Ti, na fé e no amor de Deus.

Não permito, Senhor, que a tristeza tome conta de mim. Quero alegrar-me sempre, porque o Senhor está perto (Fil 4,4s). Em Teu nome, eu lanço fora toda a tristeza de minha alma e toda preocupação. Em Teu nome, não permito que minha alma seja sufocada e minha vida esmagada e estragada pela tristeza.”

Fonte: Felipe Aquino – Canção Nova

Oração para acalmar a alma

“Acalma a minha alma, Senhor, que se confrange em pesares, ante os problemas mal resolvidos ou sem solução.

Acalma minha alma, Senhor, quando a madrugada chega e o sono não vem para o reclamado repouso do corpo cansado da luta diária.

Acalma minha alma, Senhor, e toma minha vida em Tuas mãos. Conduza-me para que eu não me perca nos caminhos tortuosos do desespero e da angústia, que, insistentes, batem à porta de meus pensamentos e de meu coração.

Acalma minha alma, Senhor, equilibra minhas energias e fortalece meu espírito. E assim, somente assim, com Teu amor alicerçando minha vida, é que poderei vencer hoje e sempre. Amém.”

Fonte: Filhos de Maria

Qual o salmo para acalmar o coração?

Acredita-se que o hábito da leitura diária de salmos tenha o poder de trazer paz de espírito. Mas cada um dos textos costuma ser relacionado a um assunto específico. O Salmo 77, por exemplo, é muito indicado para acalmar o coração:

1. Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
2. No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
3. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)
4. Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.
5. Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos.
6. De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.
7. Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?
8. Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração?
9. Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.)
10. E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.
11. Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
12. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.
13. O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?
14. Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos.
15. Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)
16. As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.
17. As nuvens lançaram água, os céus deram um som; as tuas flechas correram duma para outra parte.
18. A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.
19. O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos.
20. Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.

Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida e oração de Nossa Senhora das Dores.