Você está arrependido de suas atitudes e palavras? A oração para confissão é indicada para se conectar com a fé, promover limpeza espiritual, abrir espaço para acalmar o coração e encontrar o perdão. A proposta é abrir caminho para o autoconhecimento e transformar os erros em oportunidades de crescimento.
Qual oração antes da confissão?
O nome dado à oração para confissão é Ato de Constrição. A mensagem deixa claro que está arrependido e triste pelo que fez e pede pela misericórdia divina. É um oportunidade de entrar em contato com o amor incondicional para que consiga ser uma pessoa melhor.
“Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, misericórdia!
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido; pesa-me também de Ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.
Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém.”
Fonte: Dra. Filó
Oração de confissão católica
“Ó meu glorioso Santo e Protetor São José, se nestes momentos não me assistirdes, não sei o que será de mim. Ofendi meu Deus, que em qualquer momento poderia mandar-me a morte, e minha alma para os infernos; ofendi meu Pai, que me encheu sempre de benefícios, revoltei-me contra meu Criador! Que será de mim?
Ah! Eu confesso que mereço o inferno, que mil infernos seriam pouca coisa para castigar minha insolência e insubordinação contra Deus! Perdi o céu e sou um condenado desterrado de minha pátria. Ainda fiz pior, meu amantíssimo José, com meus pecados ofendi esse Deus, esse Jesus que vós tanto amais, sim, eu fui quem persegui a Jesus com minhas culpas e vos obriguei a fugir ao Egito: eu, com minhas faltas pisei, oh dor! Esse sangue que Jesus derramou na Circuncisão e na Paixão, eu tornei a crucificar a Cristo dentro de minha alma!
Ah! Meu Protetor, eu quereria apagar com meu sangue esses pecados! Quereria desfazer o que fiz, e que não se contassem no número de meus dias aqueles em que ofendi a meu Deus, a vosso Jesus, Vós que podeis tanto com Jesus, conduzi-me a Ele. Conheço que sou a ovelha tresmalhada que fugi do rebanho de Cristo, levai-me Vós a Jesus, quero ser para sempre de seu rebanho. Sou o filho pródigo, mas agora sou já o filho arrependido.
Ó Jesus, meu Deus, perdoai-me, não sou digno de vosso perdão, porque pequei muito e pequei por malícia e com conhecimento; mas apesar disso espero o perdão. Vós sois meu pai, perdoai vosso filho que chora suas culpas e vos promete a emenda, sois meu Salvador, não se perca para mim vosso sangue, sois meu Deus, não se perca para mim vosso céu. Escutai como do íntimo de minha alma vos digo o Ato de contrição.”
Ato de contrição
“Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido; pesa-me também porque podeis castigar-me com o inferno. Mas proponho firmemente, ajudado com a vossa divina graça emendar-me e nunca mais tornar a ofender-vos, e espero alcançar o perdão de vossa infinita misericórdia. Amém.”
Fonte: Aleteia
Oração para antes da confissão
“Oh! Senhor, tende piedade de mim, que sou pecador. Eu pequei. E se eu digo que não pequei, sou mentiroso, e a verdade não está em mim. Vossos olhos estão sempre sobre mim e veem tudo o que há de imperfeito e criminoso em mim, e meus pecados não estão escondidos de Vós.
Faz-me conhecê-los, pois quem conhece os próprios pecados? Faz-me conhecer o número, a gravidade e tudo o que me é necessário saber, para que eu os confesse com sinceridade e os deteste fortemente.
Dando-me a graça de conhecê-los, dai-me também o ódio e a aversão a eles, formai em mim um arrependimento de tê-los cometido e a decisão de não mais cometê-los. Dai-me um espírito de penitência e, tendo quebrado a dureza do meu coração, faz com que saiam lágrimas de arrependimento, Vós que, acertando a rocha no deserto, transformou-a em uma fonte de água viva.
E, a fim de que as lágrimas de contrição que eu derramarei diante de Vós transformem-se em um banho salutar que devolve a vida e a saúde a minha alma, coloque-os sob as lágrimas e o sangue que Jesus Cristo, Vosso Filho, derramou por mim e atende-o ascendendo em meu coração o fogo de Vosso amor. Eu desejo amar-vos muito, Oh meu Deus, a fim de que vós me perdoeis dos meus muitos pecados. Assim seja.”
Fonte: Hozana.org
Oração de arrependimento e confissão
“Minha Senhora e minha Mãe, dai-me a graça de conhecer meus pecados em todo o seu tamanho, em toda a sua gravidade e em toda a sua malícia, e dai-me inquebrantável ódio a esses pecados, para que, odiando-os assim, eu possa vencê-los.
Dai-me aquela forma perfeitíssima de arrependimento que Vós quereis de mim, aquela compunção de David penitente, aquele seu lamento sereno e cheio de confiança, aquela sua dor pungente.
Fazei, ó minha Mãe, com que meus pecados estejam sempre diante de mim, e dai-me aquele coração contrito e humilhado que Vós não desprezais.”
Fonte: Hozana.org
Oração depois da confissão
“Senhor, sois misericordioso para com os que os procuram! Como é grande o Vosso amor e a Vossa bondade!
Confio que, pelos merecimentos infinitos de Vosso preciosíssimo Sangue, já me haveis perdoado os pecados. a posso contar-me de novo entre os Vossos filhos!
Não permitais Pai de misericórdia, que eu me esqueça dessa grande graça. Proponho-me firmemente evitar o pecado, para nunca mais perder a Vossa graça.
Abençoai, Senhor, este meu propósito e fortalecei-me para que nunca mais torne a cair. Ó, Maria, minha Mãe, rogai por mim e amparai-me. Santos e anjos do céu, intercedei por mim. Amém.”
Fonte: Catequizar
Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Santa Terezinha das Rosas e oração de Nossa Senhora da Cabeça.