Malu Chapéus – Blog

Oração para o Dia de Finados: 7 opções para acalmar o coração

oração para o dia de finados

(Foto: Canva)

A morte de uma pessoa querida leva a sofrimento, tristeza e saudade. A oração para o Dia de Finados (2 de novembro) busca acalmar o coração, fortalecer a fé e pedir pelo descanso da alma na luz. Selecionamos sete opções fortes para homenagear quem partiu da vida física. Recomenda-se fazer a leitura com bastante atenção e em um local tranquilo.

O que fazer para uma alma descansar em paz?

Rezar é uma das maneiras de enviar energias positivas para os falecidos. O importante é que não haja rancor, mágoa e apego em seu coração. Relembrar momentos felizes que compartilharam, sempre com gratidão, também pode ser um boa pedida.

“Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós:
Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença.

Enxugai as lágrimas dos nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na Ressurreição prometida.
Isto vos pedimos, por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da Ressurreição descansem em paz. Amém.”

Oração para o Dia de Finados

“Dá, Senhor, a alegria da vida que não termina aos meus falecidos, a todos os falecidos. Abre para eles de par em par a felicidade da tua casa, onde não há ‘nem choro, nem pena, nem dor, nem sofrimento, nem morte’. Permite-lhes, Senhor, recordar-se de nós, para que nos ajudem a não nos esquecermos jamais de ti.”

Oração para pessoa descansar em paz

“Com o coração dolorido recordo, diante do Senhor, de meus queridos familiares e amigos falecidos. Seja feita a vontade de Deus! Como nos ensina Jó, Deus deu, Deus tirou, bendito seja seu santo nome!

A morte é a condição de todo mortal. É caminho da vida. Mas fere nosso coração. Sei que chorar é bom e não significa que estamos contra Deus. Aceitamos sua divina vontade. Num sentimento cristão de caridade rezo por meus falecidos. Ofereço por eles o sacrifício de minha oração, que é o único lugar onde posso encontrá-los e a única coisa que posso fazer por eles.

Se necessitam de minha oração, eu peço que o Senhor os receba em sua casa. Que tenham a alegria de estar no Céu. Que meus sofrimentos e minha oração ajudem na sua purificação. Assim, chegando à casa do Senhor, possam interceder e rezar por nós. Amém!”

Oração para falecido encontrar a luz – Chico Xavier

“Senhor, rogo as Tuas bênçãos de luz para os meus entes queridos que vivem no mundo espiritual. Que minhas palavras e pensamentos dirigidos a eles possam ajudá-los, a fim de continuarem na vida espiritual trabalhando pelo bem onde estiverem.

Espero com resignação o momento de me reunir a eles na Pátria Espiritual, pois sei que é temporária a nossa separação.

Mas, quando tiverem a Tua permissão, que possam vir ao meu encontro para enxugar minhas lágrimas de saudade.”

Oração para ente querido que partiu

“Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos por (nome do falecido) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno.

Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele(a) a vossa luz. Amém.”

Oração para acalmar coração em luto

“Azrael, ouve o meu pedido! Azrael, aqui te chamo e te peço! Ilumina a minha alma, afaga o meu coração.

A ti confio (dizer o nome da pessoa que partiu), pois sei que no teu colo seguirá em direção a Deus.

Sei que tu me confortas, e que ao meu lado caminhas tu e ele, e que a minha alegria é a maior prova de gratidão que lhe posso dar.

Anjo Azrael, obrigada por cuidares de mim. Sei que o meu Anjo da Guarda é por ti guiado, e que na vossa luz o meu coração reencontra a paz e a razão de viver.

Porque Deus é eterno e eternamente espera por todos os seus filhos que se reencontram no Céu. Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados. Amém.”

Oração do luto

“Senhor Jesus, também sofrestes perdas e luto. Ajuda-me com o Seu Santo Espírito a viver bem e com equilíbrio todas as etapas de minha vida, os lutos e as perdas que tenho tido na minha caminhada. Ensina-me a perdoar e a pedir perdão, a ser desapegado das coisas e das pessoas. Que eu viva intensamente o amor nos meus relacionamentos e não deixe para trás nada sem resolver. Nossa Senhora do Equilíbrio, caminhai comigo e rogai por nós.”

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Nossa Senhora das Graças e oração de Santa Terezinha das Rosas.