Malu Chapéus – Blog

Oração para passar de ano é indicada para estudantes com dificuldades

oração para passar de ano

(Foto: Canva)

Escola, faculdade, pós-graduação, concurso… A vida do estudante traz vários desafios e uma carga enorme de novos conhecimentos. Se você está com dificuldade ou insegurança, a oração para passar de ano pode ser uma maneira de pedir ajuda e promover limpeza espiritual. Na hora de ler a mensagem de fé, é indicado procurar por um local tranquilo, onde possa se sentir relaxado e confortável.

Qual o nome do santo que ajuda nos estudos?

São José de Cupertino (1603 – 1663) é o padroeiro dos estudantes com dificuldades. Nascido na Itália, sentia o chamado para a vida religiosa e o sacerdócio, mas tinha muita dificuldade de aprender e era analfabeto. Quando chegava os momentos das provas, pedia auxílio à Nossa Senhora. Depois de orar para ser guiado em um teste oral, por exemplo, foi solicitado que explicasse justamente o único trecho do Evangelho que ele, de fato, sabia: “Felizes as entranhas que Te trouxeram”. Dessa maneira, conseguiu se tornar padre.

“Querido São José de Cupertino, purifica o meu coração, transforma-o e o faz semelhante ao teu. Infunde em mim o teu fervor, a tua sabedoria e a tua fé. Mostra tua bondade, ajudando-me e eu me esforçarei para imitar tuas virtudes.

Amável protetor meu, o estudo geralmente é difícil, duro e entediante para mim. Tu podes deixar tudo isso mais fácil e agradável. Espera somente meu chamado. Eu te prometo um esforço maior em meus estudos e uma vida mais digna de tua santidade.

Deus, que quiseste atrair tudo a teu unigênito Filho, que foi crucificado, permite que, pelos méritos e exemplos de teu seráfico José, mereçamos chegar a Ele, que contigo vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém.”

Oração a Santa Catarina para estudantes

Santa Catarina (287 – 305) também é considerada padroeira dos estudantes, além dos filósofos e professores. Em Alexandria (Egito), irritou o imperador romano Maximino Daia, que perseguia os cristãos, ao afirmar que o seu Deus era o único e o seu rei era Jesus Cristo. Ele a prendeu e trouxe 50 sábios para humilhá-la em um debate, mas ela se saiu tão bem em suas colocações e argumentos, que converteu todos ao cristianismo. O imperador ficou frustrado, a prendeu e torturou, ordenando que fosse decapitada.

“Santa Catarina de Alexandria, que tivestes uma inteligência abençoada por Deus, abre a minha inteligência, fazei-me compreender as matérias de aula, dá-me clareza e calma na hora dos exames, para que possa ser aprovado.

Eu quero aprender sempre mais, não por vaidade, nem só para agradar aos meus familiares e professores, mas para ser útil para mim mesmo, a minha família, à sociedade e à minha Pátria.

Santa Catarina de Alexandria, conto contigo. Conta também tu comigo. Eu quero ser um bom cristão para merecer a tua proteção. Amém.”

Oração para pedir sabedoria nos estudos

“Criador Inefável, Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência, derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade.

Dai-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar
e graça abundante para falar. Meu Deus, semeai em mim a semente da vossa bondade.

Fazei-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia;
que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba;
que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concedei-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-Vos, diligência para Vos procurar, sabedoria para Vos encontrar, uma boa conduta para Vos agradar, confiança para esperar em Vós, constância para fazer a Vossa vontade.

Orientai, meu Deus, a minha vida; concedei-me saber o que me pedis e ajudai-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém.”

Oração para tirar nota boa na prova

“Senhor Jesus Cristo, humildemente prostrada a vossos pés, peço-vos para olhar com carinho para o pedido que, suplicante, necessito.

Por todo este tempo, o Senhor tem acompanhado todo o esforço e preparação para chegar ao tão esperado dia da prova. Para este momento tão importante de minha vida, peço que a vossa sabedoria infinita possa inundar meu coração.

Transmita-me vossa santa e amiga calma para que possa observar todas as questões da prova e respondê-las de acordo com o conhecimento adquirido por obra e graça do divino Espírito Santo.

Acompanhai-me no momento da avaliação e que o resultado seja favorável a mim. Sei que sempre prometestes coisas boas para quem pedir de bom coração. Portanto, Senhor Deus, olhai com bondade para meu pedido e atendei o meu desejo de passar neste teste. Que minha vitória sirva para a vossa glória. Obrigada por ter escutado a minha oração e pela certeza de que estará comigo em mais este momento. Amém.”

Oração para passar de ano

(Foto: Canva)

“Senhor, creio que vale a pena estudar! Estudando, os dons que me deste hão de render mais, e assim poderei servir melhor. Estudando, estou a santificar-me.

Senhor, que o estudo forje em mim ideais grandes! Aceita, Senhor, a minha liberdade, a minha memória, a minha inteligência e a minha vontade.

De Ti, Senhor, recebi estas capacidades para estudar. Ponho-as em tuas mãos. Tudo é Teu. Que tudo se faça segundo a Tua vontade!

Senhor, que eu seja livre! Ajuda-me a ser disciplinado, interior e exteriormente.

Senhor, que eu seja verdadeiro! Que minhas palavras, ações e silêncios, nunca levem os outros a pensar que sou aquilo que não sou. Livra-me Senhor, de cair na tentação de copiar.

Senhor, que eu seja alegre! Ensina-me a cultivar o sentido de humor e a descobrir e a testemunhar as razões da verdadeira alegria.

Dá-me Senhor. A felicidade de ter amigos e de os saber respeitar através das minhas conversas e atitudes.

Deus Pai que me criaste: ensina-me a fazer da minha vida uma verdadeira obra prima! Divino Jesus: imprime em mim as marcas da Tua Humanidade! Divino Espírito Santo: ilumina as trevas da minha ignorância; vence a minha preguiça; põe na minha boca a palavra certa! Amém.”

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Santa Terezinha das Rosas e oração de Nossa Senhora das Dores.