Malu Chapéus – Blog

Oração São Geraldo para proteger a gravidez e as mães

oração são geraldo gravidez

Oração São Geraldo gravidez (Foto: Paróquia São Geraldo Magela/Reprodução)

Esperar uma criança enche a família de alegria, mas também pode trazer preocupações referentes à saúde, tanto da mãe quanto do bebê. A oração de São Geraldo para a gravidez é uma maneira de pedir proteção, fortalecer a fé e promover uma limpeza espiritual. Deve ser feita em um local tranquilo, prestando atenção no que está lendo e com gratidão no coração.

Qual é o santo que protege as grávidas?

São Gerardo Majella (1726-1755) é celebrado no dia 16 outubro. O italiano foi canonizado em 1904 e é considerado padroeiro das mulheres grávidas e dos partos felizes.

Uma das histórias que se conta é que uma jovem com complicações na gravidez lembrou-se de um lenço que havia ganhado do irmão Geraldo. Colocou o tecido sobre a barriga, rezou com muita fé e, então, os problemas foram desaparecendo até que conseguiu dar à luz uma criança saudável.

Outro relato é o de uma mãe que estava com uma doença grave, quando os filhos estavam pequenos. Ela teria ido ao convento e pedido que Geraldo rezasse por ela, para que não morresse e deixasse as crianças órfãs. Em pouco tempo, estava curada.

Oração para engravidar

“Ó São Geraldo, poderoso intercessor junto de Deus, peço-lhe ajuda com muita confiança: torne o meu amor frutífero, santificado pelo sacramento do matrimônio e conceda-me a alegria da maternidade; faça isso junto com a criança que você me dá, e que eu possa sempre louvar e agradecer a Deus, a origem e fonte da vida. Amém.”

(Foto: Canva)

Oração São Geraldo gravidez

“Senhor Deus, criador da humanidade, que fez seu Filho nascer da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo, dirige o seu olhar benevolente para mim que suplico um feliz nascimento, pela intercessão do seu servo Geraldo Majella; abençoe e sustente esta minha espera, para que a criança que eu carrego no meu ventre, renascendo um dia pelo batismo e associada ao seu povo santo, o servirá fielmente e viverá sempre em seu amor. Amém.”

Oração protetora das grávidas

“Deus Todo-Poderoso e Eterno, que, pela operação do Espírito Santo, preparou o corpo e a alma da gloriosa Virgem Maria, Mãe de Deus, para ser uma morada digna de vosso Filho e que, pelo mesmo Espírito Santo, santificou São João Batista antes de seu nascimento, recebei a oração de vossa humilde serva que vos suplica, pela intercessão de São Geraldo, vosso fidelíssimo servo, a proteção nos perigos da maternidade e a defesa, contra o espírito maligno, do fruto que dignastes dar-lhe, a fim de que por vossa mão que socorre e salva, ele possa receber o santo batismo. Fazei também que a mãe e a criança possam, depois de uma vida cristã, chegar ambos à vida eterna. Amém.”

Oração para gravidez de risco

“Ó poderoso São Geraldo, sempre solícito e atento às orações das mães em dificuldade, escuta-me, peço-te, e ajuda-me neste momento de perigo para a criança que carrego no ventre; nos proteja para que, em plena serenidade, possamos passar esses dias de ansiosa espera em perfeita saúde, e agradecer a proteção que nos foi concedida, sinal de sua poderosa intercessão com Deus. Amém.”

Novena de São Geraldo

Pode-se pedir proteção e bênçãos a São Geraldo por meio de uma novena. A oração inicial e a final devem ser repetidas diariamente e, entre elas, é a vez da leitura sugerida para cada um dos nove dias.

Oração Inicial: “Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos as graças de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria.”

1° dia: “Deus nosso Pai, Destes a São Geraldo uma confiança inabalável no vosso amor paterno. Por isto, no meio de todos os seus sofrimentos, ele foi feliz, porque se sentia sustentado pela vossa presença. Que possamos entregar nossa vida a Vós, porque é na vossa vontade que se encontra a verdadeira felicidade. Que saibamos enfrentar alegremente, sustentados por vossa presença, nossas dificuldades cotidianas, como fez São Geraldo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

2° dia: “Deus nosso Pai, São Geraldo nos mostra que seu projeto de amor para nós é muito melhor do que ousamos imaginar. Olhai para as nossas necessidades, mas ajudai-nos a nos entregar totalmente a Vós, acolhendo vossa vontade para nós e nossos irmãos. Nós apresentamos humildemente o que queremos de vós, mas também abraçamos o que quereis de nós. Que saibamos nos ocupar não só de nossos interesses, mas também dos vossos, a exemplo de São Geraldo. Por Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

3° dia: “Deus nosso Pai, São Geraldo foi um trabalhador e anunciador do vosso Reino. Como cristão e religioso, escolheu a pobreza e os pobres, exatamente como vosso filho. Que façamos do nosso trabalho um lugar de santificação pessoal. E que não nos esqueçamos daqueles que sofrem. Saibamos construir o vosso Reino na solidariedade com todos. E que nossos sofrimentos abram o nosso coração para vossa bondade e misericórdia. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

4° dia: “Deus nosso Pai, aprendemos de São Geraldo a amar a Eucaristia. Ela nos ensina a amar Cristo nos irmãos. Que, pela nossa participação na Eucaristia, o nosso coração seja transformado, se encha de caridade e benevolência, para que amemos os nossos irmãos como seu Filho mesmo nos ensinou. Por Jesus Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

5° dia: “Senhor Jesus, quando nos abrimos à vossa graça, o sofrimento nos purifica e nos revela o essencial. Nossa transformação vem de nossa abertura à vossa vontade quando sofremos. Nossa fragilidade cria o espaço para vossa ação. Nossa povo anda sofrido e muita gente tem que enfrentar “duros inevitáveis”. A vida de São Geraldo nos ajuda a entender o sofrimento como configuração a Vós. Que vossa graça nos ensine a sofrer e a nos solidarizar com quem sofre mais que nós. É o que vos pedimos, por intercessão de São Geraldo. Amém!”

6° dia: “Senhor Deus e Pai, São Geraldo nos ensina que para ser missionário é necessário sair em missão, mas o mais importante é viver o Evangelho e dar testemunho de Cristo. Ele nos ensina que deixar-se transformar por Cristo é a primeira exigência  para ser um bom missionário, porque assim o missionário vai anunciar o que ele próprio experimentou. Por intercessão de São Geraldo, nós Vos pedimos: ajudai-nos a redescobrir o fundamento da nossa vocação missionária, que é nossa adesão interior a Cristo e a seu Reino. Amém!”

7° dia: “Ó Deus, de vosso servo São Geraldo aprendamos o amor sem medidas, capaz de perdoar até os inimigos. Que sejamos instrumentos da paz, do amor, da fraternidades. Que Vivamos bem com todos, sem jamais nos deixar levar por sentimentos de vingança contra o nosso próximo. Escutai a oração de vosso servo São Geraldo por nós, que sigamos o seu exemplo. Isso vos pedimos por vosso Filho Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém!”

8° dia: “Deus e Pai, ajudai-nos a amar Maria, que tanto vos amou e serviu. Ela, que soube acompanhar São Geraldo em toda a sua vida de fidelidade a Vós, também nos acompanhe e ampare e nos alcance a graça da verdadeira conversão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

9° dia: “Senhor, Deus e Pai, com Geraldo aprendemos a orar como convém, entregando nossa vida a Vós que bem conheceis as nossas necessidades. Sabeis o que é melhor para nós. Ajudai-nos, com vossa graça, para que nossa vida seja plena. Ajudai-nos a orar a vossa vontade para o aqui e agora da nossa vida. Por Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Oração final: “Ó Deus, fostes a fonte da alegria de São Geraldo. Ajudai-nos a por em vós nossa esperança. Ó Deus, em Vós São Geraldo encontrou o sentido da sua vida. Ajudai-nos a crescer em nossa fé. Ó Deus, destes a São Geraldo um confiança inabalável na vossa providência. Ajudai-nos a não desanimar nas horas de sofrimento.”

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora da Cabeça, oração de Nossa Senhora das Dores e oração de Santa Terezinha das Rosas.