Malu Pires Blog

Orixá de 2023: Oxum e Exu fortalecem as energias

orixá de 2023

(Foto: Pixabay)

Quando um ano começa, é comum aumentar a procura por previsões para os próximos meses. A ideia é identificar as energias mais fortes e encontrar maneiras de se preparar para os novos desafios e oportunidades. Você quer saber qual é o orixá de 2023? Preparamos um artigo sobre o assunto, incluindo duas orações para promover limpeza espiritual e atrair boas vibrações!

O que são orixás?

Orixás são divindades da mitologia africana iorubá que se popularizaram no Brasil com as religiões Umbanda e Candomblé. Representam homens e mulheres com capacidade de alterar o curso da natureza. Acredita-se que foram enviados por Olodumarê (ser supremo) para a criação do mundo e, depois, ficaram com a função de ensinar e auxiliar a humanidade a viver no planeta.

Eles trazem características específicas, incluindo aparência física, sexualidade, perfil psicológico e temperamento. E cada ser humano teria herdado determinado orixá de cabeça (que conduz ao longo da vida), reproduzindo seus detalhes físicos e comportamentais.

Já a tradição de identificar o orixá de cada ano pode servir como uma guia. Indica quais são as maiores possibilidades e ainda os assuntos que precisam ser olhados com mais atenção para não permitir que o “lado sombra” se manifeste.

Qual o orixá regente de 2023?

O ano de 2023 será regido por Oxum e Exu. Por isso, pode favorecer o desenvolvimento espiritual, a comunicação, a prosperidade e a fertilidade.

Oxum é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, sincretizada (associado a um santo da Igreja Católica) como Nossa Senhora Aparecida. Considerada a senhora da beleza, da fertilidade, do dinheiro e da sensibilidade, representa a sabedoria e o poder feminino. Simboliza ainda o amor, a união e o casamento. Fala sobre riqueza espiritual e material. Mulheres que querem engravidar podem pedir seu auxílio, que estará mais aflorado. O lado sombra vem com a possibilidade de vaidade extrema, competitividade e vingança.

Exu, o guardião da comunicação, atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades. Pode fornecer um incentivo a mais para acreditar no próprio potencial e também favorecer a ligação com o divino. Traz a energia de organização, disciplina e caráter. Por outro lado, pode mexer com vaidade e disputas.

Oração Oxum proteção

“Amada Mãe Oxum, que rege e guarda o sagrado mistério do amor divino. Nós clamamos a vós neste momento para que nos envolva em vossas irradiações de amor e nos conduza ao interior de vosso mistério divino. Ouça e atenda, Amada Mãe, nosso clamor e invocações e venha em nosso auxílio beneficiando-nos, com o afastamento do negativismo que tem paralisado nossa evolução, fazendo-nos perder a fé, o amor e a esperança divina.

Sagrada Mãe do Amor, livre-nos da aflição, da passividade, da angústia, da miséria, da fome, da doença, da solidão, da apatia, da ignorância e da maldade.

Anule em nosso íntimo e em nossos instintos inferiores todas as vibrações e sentimentos negativos de maldade, inveja, falta de amor, angústia, inferioridade, agressividade e descaso.

Desperte em nós o amor divino para que sejamos prósperos, fraternos, amorosos e generosos com tudo e com todos que nos cercam e que compartilham a nossa vida e destino.

Atue Divina Mãe, em todos os nossos inimigos encarnados e desencarnados, envolvendo-os em vossas vibrações de amor, positivando seus pensamentos, sentimentos, projeção verbal, visual e mental, livrando-os da vingança, da traição, da inveja e do ódio. Anule as más influências espirituais que os tem dominado e que foram usadas contra nós. Renove a esperança e a expectativa de cada um, de um dia poder trilhar o caminho da luz.

Harmonize os casais, os pais e filhos, irmãos e ex-amigos, envolvendo tudo e todos que fazem parte de suas vidas.

Gere amor aos abandonados, aos aflitos e carentes, aos desesperados, aos que só pensam em guerras, aos petrificados de coração, aos injustos e aos intolerantes, renovando-os com sentimentos positivos que atraiam o amor divino em suas vidas e em suas caminhadas.

Mamãe Oxum, cubra-nos com vossa benção e permita que na mansidão dos vossos caminhos coloridos com ouro, consigamos o amor divino que a senhora irradia de vosso coração.

Mamãe Oxum, ampare-nos em vossos braços, como fez com Oxalá, o rei de nossa religião.

Ó Mãe Divina, clamamos com todo o nosso amor e pedimos vossa proteção, vossa luz, vossa concepção e vosso amor sagrado para nós e para todos os aflitos do mundo.

Envolva-nos, Mãe Querida, na irradiação do vosso amor por nós, filhos encarnados na matéria, e liberte das trevas da ignorância todos os vossos filhos ligados a nós pelos laços invisíveis da vida. Mantenha sempre acesa a chama do amor em cada um de nós, Mãe Amada, para que nunca mais vibremos sentimentos negativos.

Ó, Mãe Querida, dilua todos os cordões que nos ligam a seres inferiores e renove os nossos sentimentos, vibrações e pensamentos, conduzindo-nos aos planos superiores, onde existe o verdadeiro e o mais puro amor de Olorum para toda a Criação.

Ora Yê Yê Ô Mamãe Oxum!”

Fonte: Cecure

Oração de Exu

“Orixá Exú, vós que sois o Orixá Regente do Vazio, o Orixá Vitalizador, O Orixá Esgotador dos excessos humanos e de suas ilusões vãs, auxilie-nos. Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida.

Orixá Exu, não deixe que perturbações espirituais e materiais minem nossa força de vontade e livre arbítrio, nem nossa vontade de viver .

Orixá Exú, Senhor da Dualidade que vemos na matéria, oriente-nos para que não sejamos seduzidos por caminhos que nos levam a paralisação evolutiva e consciêncial das trevas da ignorância em que mergulhamos quando vazios de Deus nos tornamos.

Livra-nos de tudo aquilo que nos afasta de Nosso Criador , e afaste de nós o Mal. E se merecedores formos, que tenhamos paz e prosperidade, para conduzirmos nosso fardo nessa encarnação de maneira mais amena, com ausência de nossos abismos e negativismos, sobre Tua Guarda e Proteção. Amém.”

Fonte: Portal Oração

 

Leia mais: orixá de 2022.

Sair da versão mobile