Um acessório simples pode garantir um verdadeiro sono da beleza. Estamos falando da touca de cetim. Você sabe para que serve? Preparamos um guia sobre o assunto para você, que lista benefícios, detalhes, dicas, como fazer e cuidados. Confira!
Para que serve touca de cetim?
É recomendada por especialistas em beleza devido à sua superfície escorregadia e por não absorver a umidade. Confira a lista de possíveis vantagens da touca de cetim:
Evita frizz e quebra dos fios: quando dormimos, ocorre a fricção dos cabelos nas fronhas comuns, normalmente de algodão. A touca de cetim é escorregadia, reduzindo bastante o problema. O resultado é menos frizz e quebra.
Adeus ao “bad hair”: você acorda com os fios desgrenhados? Perde todos os cuidados para definir os cachos que realizou no dia anterior? O acessório pode ajudar justamente pela redução de atrito.
Protege tranças: quem exibe tranças, box braids e dreads pode se beneficiar com a touca de cetim, que tende a preservar por mais tempo o resultado da técnica escolhida.
Mantém o liso: engana-se quem pensa que o produto serve apenas para cabelos cacheados e crespos. A superfície escorregadia deixa todos os tipos de fio mais alinhados, além de prolongar o efeito da escova ou chapinha.
Favorece hidratação do cabelo: o tecido também não absorve parte dos produtos de hidratação que aplicar nos fios, como acontece com o algodão, potencializando a ação deles.
Controle da oleosidade: como a touca de cetim não absorve a oleosidade natural, o couro cabeludo não se vê obrigado a produzir ainda mais óleo, mantendo a oleosidade equilibrada.
Protege do suor: em dias quentes, o suor na nuca e do rosto entra em contato com os cabelos soltos, prejudicando o alinhamento deles. Com o uso da touca, não há esse problema.
Força dos fios: a redução de frizz e quebra, a manutenção do alinhamento, o controle da oleosidade e a potencialização dos cremes de tratamento fazem com que os fios permaneçam mais fortes e bonitos.
Quando usar a touca de cetim?
Serve apenas para dormir. Portanto, faz parte do sono da beleza, em que se toma cuidados para que consiga acordar com aparência melhor. A redução do atrito por conta da estrutura do tecido faz com que os fios se mantenham alinhados, reduzindo chances de marcas, frizz e aspecto amassado.
Para que serve a touca de cetim difusora?
Uma touca de cetim diferenciada tem feito sucesso: a difusora. Ela apresenta design diferenciado, contando um cano feito no mesmo tecido e com abertura na ponta, onde o secador de cabelo é acoplado. Serve para acelerar o processo de secagem dos fios, porque cria uma redoma, sem que o calor escape. Também promete menos frizz e mais definição de cachos.
Outro ponto positivo é que o secador pode ficar apoiado em uma mesa ou cadeira, por exemplo, deixando as mãos livres para executar outras tarefas.
Touca de cetim: como fazer?
Você vai precisar de:
- Cetim (52 x 52 cm)
- Fita de cetim
- Elástico de 44 cm
- Tesoura
- Linha
- Agulha
Modo de fazer:
- Dobre o tecido ao meio, formando um retângulo.
- Dobre novamente, formando um quadrado.
- Coloque a ponta da fita métrica no canto onde estão as dobraduras e marque 26 cm. Como se fosse um compasso, vá levantando a fita métrica e fazendo várias marcações. Una os pontos, formando 1/4 de círculo.
- Corte na marcação. Quando abrir o tecido, terá um círculo.
- Dobre uma fita de cetim ao meio e encaixe na borda do círculo. Costure a fita ao redor de toda a circunferência.
- No fim, você terá duas pontas da fita de cetim se encontrando. Com o auxílio de um alfinete, coloque o elástico dentro de uma das pontas da fita e passe-o em toda a circunferência, até sair na outra ponta.
- Dê um nó firme, unindo as duas pontas do elástico.
- Costure as pontas da fita de cetim para dar o acabamento.
Fonte: canal da Jo Nunes, no YouTube
Benefícios se estendem para a fronha de cetim
Você sabia que a escolha correta da roupa de cama pode transformar a noite num verdadeiro sono da beleza? A fronha de cetim ou seda traz benefícios tanto para os cabelos quanto para o rosto, justamente devido à sua superfície escorregadia e por não absorver a umidade. Sendo assim, favorece ação de hidratantes e outros cremes de tratamento, além de ajudar no controle da oleosidade, na prevenção de rugas do sono (sleep lines) e no controle do frizz.
Como lavar e conservar a touca ou fronha de cetim?
O cetim é um tecido frágil, que pode desfiar e rasgar facilmente. Para aumentar a durabilidade, cheque as informações da etiqueta.
Em caso de lavagem à mão, pegue um balde de água fria e dilua sabão neutro ou para roupas delicadas. Peça manchada ou muito suja deve ficar de molho por 30 minutos. Esfregue delicadamente e enxague com água fria. Quando há permissão para lavar à máquina, coloque a fronha ou touca dentro de um saco protetor.
Nunca torça, centrifugue ou use a secadora. Disponha o item molhado sobre uma toalha limpa e enrole-os juntos para eliminar o excesso de umidade. Depois, deixe secar à sombra sem utilizar prendedor, que pode marcar o tecido.
E aí, gostou de saber para que serve a touca de cetim? Preparamos mais conteúdos de beleza para você, como banho de brilho e hidratação profunda.