Malu Chapéus – Blog

Pedra hume: 5 indicações e 1 alerta para saúde íntima feminina

Imagem mostra pedra hume

(Foto: Pinterest/Reprodução)

Já ouviu falar em pedra hume? É o nome popular do alúmen de potássio e tem ganhado espaço nos cuidados caseiros com a saúde e beleza. Com aparência esbranquiçada e semitransparente, tem várias aplicações, que vão de substituir o desodorante a ajudar a melhorar a aparência de estrias. Confira abaixo os detalhes, cuidados e contraindicações!

Quais são os benefícios da pedra hume?

Pode ser encontrado em pedra, cristais, spray ou em pó. Está à venda em farmácias, supermercados, e-commerces e lojas especializadas de beleza ou produtos naturais.

Seu uso está relacionados a benefícios variados para a pele, como efeito calmante e cicatrizante no pós-barba e depilação. Pode fazer as vezes de um desodorante por ajudar no controle da transpiração e dos maus odores. Há ainda quem prepare um gargarejo para aliviar aftas.

Mas engana-se quem pensa que tratamento caseiro está isento de possíveis problemas. Irritações, alergias e outros incômodos podem surgir. Portanto, a recomendação é sempre conversar com um médico sobre o assunto, que poderá indicar a melhor conduta para cada caso.

Confira a lista de possíveis benefícios da pedra hume:

1 – Pedra hume para afta

O produto é relacionado à aceleração do processo de cicatrização das aftas. Mas, se o problema for recorrente, não deixe de ir ao médico para investigar as causas e seguir o tratamento correto.

Como usar: dilua a pedra hume em água e faça gargarejo, que promete conferir alívio ao incômodo.

2 – Pedra hume para diminuir transpiração

Pode substituir o desodorante convencional, porque possui propriedades antibacterianas e antitranspirantes, reduzindo a quantidade de suor e do odor. Se você continuar a se sentir incomodado com a transpiração, não hesite em marcar consulta com um dermatologista, que pode indicar produtos eficazes para cada caso.

Como usar: lave as axilas e seque-as. Na sequência, molhe a pedra hume e passe-a delicadamente na região.

3 – Pedra hume para cicatrizar

A pedra hume é conhecida por ajudar a estancar o sangue e a cicatrizar. Isso porque contrai os poros e tem ação antibacteriana, prevenindo infecções. Portanto, pode ser utilizada em pequenos machucados, quando “arrancar um bife” ao fazer as unhas e após barbear e depilação.

Como usar: pode-se utilizar o spray ou molhar a pedra e pressionar suavemente no local afetado.

4 – Pedra hume para a pele com acne

Outra possibilidade é lançar mão das propriedades antissépticas para controlar problemas com a acne, reduzindo os poros. Mais uma vez, fica a dica: converse com o dermatologista para garantir o melhor tratamento para sua pele.

Como usar: misture pó de pedra hume com duas claras de ovo e aplique no rosto. Deixe agir por 20 minutos e, na sequência, enxague com água. Hidrate a pele com produto específico para pele acneica e oleosa, que seja livre de óleo (oil free).

5 – Pedra hume para estrias

A esfoliação é um tratamento caseiro que busca ajudar a deixar as estrias menores, mais finas e mais baixas. Que tal lançar mão da pedra hume para obter esse efeito? Não faça mais que uma vez por semana. E lembre-se de consultar o dermatologista antes de acrescentar qualquer autocuidado à sua lista.

Como usar: Pegue a pedra ou um pouco dos cristais (semelhantes ao sal grosso) e esfregue delicadamente na pele, em movimentos circulares. A região precisa ser bem hidratada após o banho, com produto indicado para seu tipo de pele.

Alerta: pedra hume para uso vaginal ou banho de assento

Há relatos de mulheres que têm investido em banho de assento e outras receitas caseiras para tratar candidíase e até estreitar o canal vaginal após o parto, o que aumentaria o prazer sexual. A pedra hume não é indicada para a área íntima feminina. “Ela desequilibra o pH, causa ressecamento das mucosas, infecções graves, corrimento, queimaduras e outras complicações”, informou o site da Cliquefarma.

Caso tenha alguma queixa ginecológica, não acredite em “milagres”, porque o resultado pode ser exatamente o oposto do esperado. Vá ao médico e siga as recomendações.

Cuidados e contraindicações

Recomenda-se consultar um dermatologista ou um dentista referente ao uso de pedra hume na pele ou na boca. O que funciona para uma pessoa pode não ser benéfico para outra.

O excesso do produto pode levar a irritações na pele e nas mucosas. Há ainda pessoas com sensibilidade ao alúmen de potássio. Faça um teste antes de uma grande aplicação. Ao notar qualquer alteração, descontinue o uso e procure ajuda. E não ingira o produto! Caso isso ocorra, busque auxílio médico.

Lista de cuidados com pedra hume

Gostou das curiosidades sobre pedra hume? Também preparamos conteúdos sobre vinagre de maçã no cabelo e babosa no rosto. Clique e confira!