O mês de junho traz as celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro, nos dias 13, 24 e 29, respectivamente. Está em busca de ideias de penteado de Festa Junina infantil? Preparamos um artigo sobre o assunto, com dicas, fotos e vídeos para servir de inspiração. Entre as principais apostas estão maria-chiquinha, rabo de cavalo, trança e acessórios.
Como fazer penteado no cabelo para Festa Junina?
1 – Maria chiquinha
Maria-chiquinha é um dos penteados marcantes da infância e também um clássico da Festa Junina. Além de rápido e fácil de fazer, ainda é democrático, já que fica bem com qualquer tipo de fio, do liso ao crespo.
Consiste em dividir os cabelos ao meio e prender em dois rabos de cavalo, um de cada lado da cabeça. Vale incrementar com laços, elásticos coloridos, presilhas… Os cabelos podem aparecer tanto alinhados quanto texturizados e até com ar mais “bagunçado”. Confira o passo a passo:
- Penteie os cabelos para tirar os emaranhados e os nós.
- Com a ajuda de um pente fino, reparta o cabelo ao meio. Vale tanto um traço simples quanto em zigue-zague.
- Prenda cada uma das mechas com um elástico, que pode ficar bem rende ao couro cabeludo ou mais para baixo. A maria-chiquinha também pode ser alta, média ou baixa, de acordo com a sua preferência.
- Com o auxílio de pente e spray fixador, ajuste os fios para chegar à finalização desejada.
- Se quiser, acrescente acessórios, como faixa, presilha, tiara, lenço, chapéu…
A maria-chiquinha de altura média ganhou fitas vermelhas, combinando com a fantasia.
O penteado também pode ter acabamento “messy” (bagunçado), trazendo ar despojado.
O rabo de cavalo é um penteado fácil de fazer e ao mesmo tempo estiloso. Cai bem em diferentes ambientes e eventos, incluindo o arraial. E ainda deixa a criança mais à vontade para brincar sem se preocupar com os fios caindo no rosto.
Pode ser baixo, médio ou alto. O importante é que combine com o estilo da caipirinha e a deixe feliz com o resultado. Vale acrescentar acessórios variados para que o resultado fique ainda mais colorido e divertido.
2 – Trança para Festa Junina
O efeito trançado é estiloso, versátil e confere toque de romantismo ao visual. Pode ir do simples ao mais elaborado, dependendo da habilidade de quem vai fazer o penteado de Festa Junina infantil. Vale uma traça, maria-chiquinha trançada, várias trancinhas, trança embutida, trança boxeadora…
Também é possível incluir acessórios para deixar o visual diferenciado. Deixe a criatividade falar mais alto na hora de criar as composições. E certifique-se de que nada está puxando ou apertando a cabeça da criança, para que não fique com dor ou incômodo ao longo do arraial.
Depois de prender a maria-chiquinha, basta fazer uma trança em cada uma das mechas. O trançado simples é obtido com três mechas. Pegue a da esquerda e passe-a por cima da central. Depois, pegue a da direita e passe por cima da central (que começou inicialmente como a da esquerda). Repita o processo até chegar às ponta e finalize com um elástico.
Mais uma ideia de maria-chiquinha com tranças, agora finalizada com tiara com flor em 3D.
Outra ideia divertida para a criançada é dividir o cabelo em várias mechas, que serão trançadas.
Você também pode separar uma mecha fina na parte da frente, trançá-la e prendê-la para trás. O resultado é um semipreso fácil e rápido de fazer!
É possível criar composições variadas com mechas finas trançadas.
Para fazer a trança embutida, é necessário adicionar alguns fios às mechas que ficam à direita e à esquerda, à cada trançado.
Vídeo de penteado festa junina infantil
Fitas, laços e muita criatividade: os penteados de festa junina infantil podem ser simples de fazer.
As tranças são ideais para compor o look junino da criançada. O modelo embutido é fácil de fazer, além de clássico.
Use fitas de cetim para incrementar o penteado.
Leia mais: frases de Festa Junina e decoração de Festa Junina.