Malu Chapéus – Blog

Plantas para banheiro: veja 10 espécies mais indicadas

Plantas para banheiro

(Foto: Pixabay)

Elas conferem sensação de tranquilidade e proporcionam beleza com os formatos e as cores de suas folhas e flores. As plantas para banheiro são uma boa pedida para incrementar a decoração. Quer saber quais são as mais indicadas para o cômodo? Preparamos um guia sobre o assunto para você, confira!

Como escolher as plantas para banheiro, segundo o Feng Shui

A prática antiga chinesa busca organizar ambientes para atrair boas vibrações e afastar desequilíbrios e energias negativas. As plantas para banheiro são utilizadas pelo Feng Shui justamente para filtrar o que não está bom e manter bons fluidos. Confira algumas dicas:

As plantas podem ficar em cima da pia, em prateleiras, penduradas ou no chão. Veja uma maneira que não atrapalhem a movimentação no ambiente.

Os vasos de cerâmicas são mais resistentes, enquanto os de metal podem enferrujar e os de madeira estragar com a umidade.

Deixe as janelas e vidros abertos para circular o ar e permitir a entrada de luz natural, que é fundamental para a sobrevivência de qualquer espécie. Se o lavabo ou banheiro não tiver janela, esqueça a ideia de acrescentar o ser vivo ao ambiente, porque precisa de luz solar para realizar a fotossíntese, processo que lhes permite armazenar moléculas de açúcar para continuarem crescendo.

Segundo o Feng Shui, plantas de banheiro não devem ser retiradas de lá e colocadas em outro local da casa depois.

Ao adquirir uma planta para o banheiro, certifique-se de que suporta luz indireta, alta umidade e menor ventilação.

Pode colocar jiboia no banheiro?

(Foto: Viva Decora/Pinterest/Reprodução)

As folhas verdes com manchas amarelas são uma boa dica para adicionar cor à decoração. A planta costuma se adaptar bem às condições do cômodo, desde que haja entrada de luz natural. A terra deve estar seca para ser regada novamente. Portanto, no verão, costuma-se regar duas vezes por semana e, no inverno, uma.

Babosa (aloe vera)

(Foto: Pixabay)

Conhecida pelo gel hidratante, muito utilizado em receitas caseiras de beleza para pele e cabelos, a babosa é uma das opções queridinhas para banheiro. Isso porque não precisa de muita luz. O vapor do banho é absorvido pela planta, que pede rega com pouca água a cada três dias.

Lírio da Paz

(Foto: Pixabay)

A planta é conhecido por suas propriedades místicas. Acredita-se que tira toda energia negativa e que, quando murcha, é porque fez o máximo possível para proteger o local.

Gosta de umidade, por ser originária de climas tropicais. Sendo assim, se adapta bem ao banheiro, com luz indireta e rega uma vez por semana.

Espada-de-São-Jorge

(Foto: Viva Decora/Pinterest/Reprodução)

Mais uma opção considerada protetora, a Espada-de-São-Jorge funcionaria como um “escudo” para energias negativas. Não precisa de luz direta e se adapta a ambientes quentes e úmidos. A rega deve ser feita apenas uma vez por semana. Se tiver crianças e animais de estimação, tome cuidado, porque é tóxica.

Comigo-ninguém-pode

(Foto: SOS Solteiros/Pinterest/Reprodução)

A planta também é considerada como uma proteção contra vibrações negativas. Costuma viver bem em banheiro, porque gosta de luz indireta e regas pouco frequentes. Não deve entrar em contato com a pele, porque tem potencial tóxico.

Violeta

(Foto: Pixabay)

A lista de plantas com flores que vivem bem no banheiro é pequena e conta com a violeta. Deixe-a perto da janela, porque precisa receber claridade. Pede de poucas regas, mas molhe apenas o solo, nunca suas folhas.

Orquídea

(Foto: Pixabay)

As orquídeas são famosas por conferir ar elegante aos ambientes, incluindo banheiros e lavabos. Elas não podem ser expostas à luz direta, porque queima suas folhas. Regue apenas quando a terra estiver seca, normalmente apenas uma vez por semana.

Zamioculca

(Foto: Pixabay)

Muito usada para atrair prosperidade no Feng Shui, é uma das plantas mais fáceis de manter em ambientes internos. Não deve ficar sob luz solar direta e pode receber água apenas uma vez por semana. Tome realmente cuidado com a rega, porque, se for excessiva, pode matar a zamioculca.

Caládio

(Foto: Pixabay)

Chama atenção com suas folhas grandes com diferentes tonalidades de verde, branco e rosa ou vermelho. Precisa de bastante água, portanto não descuide da rega, e vive bem à meia-luz. Mais uma vez fica o alerta: é considerada tóxica e pode causar problemas se entrar em contato com pele, olhos e mucosas.

Dinheiro-em-penca

(Foto: Cristina Braga/Pinterest/Reprodução)

A crença popular diz que, quando alguém ganha um vaso desta planta, terá muita sorte e dinheiro. Deve ser cultivada à meia sombra, porque a luz solar direta queima suas folhas. Fique atento com as regas, que devem ser regulares, mantendo o solo sempre levemente úmido. Se apresentar folhas escuras, saiba que indicam pouca água ou queima devido à luz solar direta.

 

E aí, gostou das dicas de plantas para banheiro? Preparamos mais conteúdos sobre decoração, como decoração escandinava, plantas inseticidas e papel de parede para quarto. Clique em cada um dos temas e confira!