Por que a ponta fica ressecada no cabelo cacheado?
Há quatro causas para o problema. A primeira delas é justamente a curvatura típica dos fios, que dificulta a passagem da oleosidade natural produzida no couro cabeludo. É por isso que o cacheados e crespos tendem a ser mais secos e propensos ao ressecamento que os lisos e ondulados.
Os outros três motivos podem atrapalhar mulheres com todos os tipos cabelo. A lista conta com agressões externas naturais, como poluição, vento e exposição aos raios solares.
Outro detalhe importante é o autocuidado. A falta de uma rotina preventiva (incluindo hidratação regular e uso de produtos específicos) e a presença de hábitos prejudiciais (banho quente, tabagismo e alimentação desbalanceada) atrapalham o visual.
O último ponto a ser mencionado é o excesso de químicas (colorações, descolorações e alisamentos) e uso frequente de fontes de calor (chapinha, babyliss e secador). Esses detalhes removem a hidratação natural e as proteínas das fibras capilares, deixando as madeixas fragilizadas. As pontas são as que mais sofrem, porque representam a parte mais antiga dos fios.
Como recuperar pontas ressecadas do cabelo?
Mudanças de hábito têm o poder de melhorar o aspecto dos fios e ainda reduzir futuros danos. Portanto, deixe a preguiça de lado e invista em você! Hidratação, nutrição, corte regular e mudanças alimentares são pontos fundamentais para quem quer dar adeus à ponta ressecada do cabelo cacheado.
1 – Utilize produtos específicos para seu tipo de cabelo
A escolha do xampu, do condicionador e da máscara conta muito para o visual. Busque por produtos de qualidade, indicados para cabelos cacheados ou ressecados. Experimente diferentes marcas e fique de olho em indicações, até que encontre os que caem melhor para você. Pode-se ainda incluir na sua rotina um reparador de pontas e protetores solares e térmicos.
2 – Tome cuidado no banho e na secagem
Dias frios são um convite e tanto para um banho bem quente, mas o hábito é prejudicial para a pele e os cabelos, afetando a hidratação natural. Prefira água fria ou morna.
Para evitar frizz e quebra, esqueça a ideia de enxugar esfregando a toalha. A maneira indicada por especialistas é enrolar as madeixas no tecido para retirar o excesso de água e aguardar a secagem natural.
Evite também escovar cabelos molhados, porque estão muito elásticos e podem se romper facilmente com a tração. Dê preferência para pentes de dentes largos, feitos de madeira.
3 – Ponta ressecada do cabelo cacheado: hidrate semanalmente
A beleza dos cabelos depende da hidratação regular. No caso de cacheados ressecados, a indicação é que a técnica seja realizada uma vez por semana, dando bastante atenção às pontas.
O processo pode ser realizado tanto por um cabeleireiro com produtos profissionais quanto por você mesma em casa. Para isso, pode-se misturar creme de hidratação com outros itens, incluindo babosa, mel, óleo de coco, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas… É importante comentar com o dermatologista antes de acrescentar algum produto à sua rotina. E, se notar qualquer incômodo ou alteração, descontinue o uso.
Confira o passo a passo:
- Para limpar e abrir as cutículas, lave o cabelo com xampu.
- Enxague e remova o excesso de água com o auxílio da toalha, sempre com movimentos suaves, sem esfregar.
- Passe a mistura de produtos nas mechas, enluvando-as (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas). Coloque bastante produto nas pontas.
- Faça um coque e coloque uma touca térmica. Deixe os produtos agirem pelo tempo indicado. Normalmente, entre 20 a 30 minutos.
- Na hora de enxaguar, utilize água fria ou morna, nunca quente.
- Aplique condicionador e enxague novamente.
- Finalize os cabelos da maneira preferida.
4 – Aposte em óleo vegetal
Para hidratar, selar e combater as pontas duplas, pode-se aplicar um pouco de óleo vegetal nas pontas. Não exagere para que o visual não fique pesado.
Outra dica é acrescentar umectação (banho de óleo) à sua rotina, muito utilizada quando o condicionador e a hidratação com máscaras não são suficientes. Óleo de coco e de argan são os mais utilizados. Mas vale testar diferentes produtos para comparar resultados, incluindo óleo de abacate, de linhaça, de semente de uva e de rícino. Há ainda a possibilidade de misturar alguns deles para potencializar os efeitos. Vale acrescentar que, se notar qualquer sinal de alergia, descontinue o uso.
Você vai precisar de:
- óleo vegetal da sua preferência
- condicionador ou máscara capilar
- touca térmica
Modo de fazer:
- A técnica é realizada com o cabelo sem lavar. Separe mechas para aplicação do óleo.
- Passe o óleo, enluvando as mechas (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas). Deixe maior concentração do produto nas pontas.
- Faça um coque nos cabelos, coloque a touca de cetim e deixe o produto agir por duas horas.
- Retire o produto com o método U.C.P.E. (umectar, condicionar, pausar e enxaguar): aplique condicionador ou máscara capilar por cima do óleo, enluvando as mechas.
- Faça um coque nos cabelos, coloque a touca e deixe agir por 30 minutos.
- Enxague bem com água.
5 – Corte as pontas regularmente
Mesmo que você queira exibir cabelos longos, é fundamental cortar as pontas a cada três meses. Elas são a parte mais antiga dos fios e acumulam danos. Ao eliminá-las, o visual fica mais leve, porque o aspecto ressecado e quebradiço sai com a tesoura.
6 – Ponta ressecada do cabelo cacheado: cuide da sua saúde
Já ouviu dizer que a beleza vem de dentro para fora? É a mais pura verdade! Beba bastante água (cerca de 2 litros por dia) para garantir melhor hidratação da pele e do cabelo. Alimentação balanceada e variada garante vitaminas e minerais importantes para preservar os fios.
Pontas ressecadas tratamento caseiro
Está em busca de uma “receita da vovó” para maior hidratação do cabelo? A mistura abaixo conta com o poder hidratante do mel, do óleo de coco e da máscara capilar de sua preferência.
Você vai precisar de:
- 3 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de máscara capilar
- 1 colher (sopa) de óleo de coco orgânico
- touca térmica
Modo de fazer:
- Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem.
- Lave os cabelos com xampu, tire o excesso de água e passe a mistura nas mechas, enluvando-as (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
- Faça um coque, coloque touca térmica e deixe agir por 30 minutos.
- Enxague, aplique condicionador e enxague novamente.
Leia mais: penteados para cabelos cacheados, hidratação profunda e umectação.