A viagem para Bonito, cidade de Mato Grosso do Sul, é marcada pelo contato com a natureza. Os pontos turísticos contam com rios de água cristalina, cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens de encher os olhos. Quer conhecer a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena? Preparamos um guia para você, com detalhes de 10 passeios queridinhos dos turistas!
O que fazer em Bonito?
É uma região pelo ecoturismo e oferece uma série de passeios, que exibem a fauna e a flora. A flutuação em águas cristalinas chama muita atenção dos turistas, além das trilhas, mergulhos, cavalgadas, tirolesas… Confira as 10 melhores atrações, segundo o Tripadvisor:
- Gruta do Lago Azul
- Recanto Ecológico Rio da Prata
- Rio Sucuri
- Aquário Natural
- Parque Ecológico Rio Formoso
- Estância Mimosa Ecoturismo
- Projeto Jiboia
- Lagoa Misteriosa
- Balneário Municipal
- Abismo Anhumas
Qual melhor época para viajar para Bonito MS?
É um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas a experiência pode ser melhor em alguns períodos. No verão, corre-se o risco de pegar chuvas, que podem prejudicar as flutuações, turvando a água. O inverno é frio, mas as flutuações não são suspensas, porque a visibilidade da água atinge o auge.
Gruta do Lago Azul – pontos turísticos em Bonito
Após percorrer uma trilha com espeleotemas (sedimentação química que ocorre dentro de cavernas), pode-se visualizar o famoso lago de águas intensamente azuis e com mais de 80 m de profundidade. A área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.
Recanto Ecológico Rio da Prata – pontos turísticos em Bonito
É possível vivenciar a natureza dos Rios Olho d’Água e Prata. Entre as atividades estão trilhas, flutuação, mergulho com cilindro, observação de aves e passeio a cavalo.
Rio Sucuri – pontos turísticos em Bonito
A flutuação do Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros e é acompanhada de um guia de turismo local e barco de apoio. O local ainda oferece trilha, mirante, cavalgada e passeio de bike ou quadriciclo.
Aquário Natural
A transparência das águas revela cardumes de peixes de mais de 30 espécies diferentes. O local conta com infraestrutura, como restaurante, museu de história natural, loja de artesanato e piscinas para treinamento. Outra atração é o passeio pela Trilha dos Animais, com pontos de observação pelo caminho, em que se pode avistar emas, jacarés, cervos do Pantanal, lobos-guarás…
Parque Ecológico Rio Formoso – Ponto Turístico
Um dos principais rios de Bonito, o Rio Formoso, passa dentro do parque. É possível brincar de caiaque, stand up ou tirolesa em meio a muito verde e águas claras.
Estância Mimosa Ecoturismo
Trata-se de uma aventura pela floresta do Rio Mimoso, em meio a árvores centenárias e animais silvestres. São várias cachoeiras, além de plataforma de salto, pequenas grutas, passarelas suspensas e trecho percorrido em barco a remo. Ao longo da trilha, há mirantes com visões panorâmicas da Serra da Bodoquena.
Bonito, Mato Grosso do Sul – Projeto Jiboia – Ponto Turístico
Experiência única de educação ambiental, com apresentação sobre a jiboia e o universo das serpentes. No fim, o momento mais aguardado pelos turistas: tirar foto com o animal.
Lagoa Misteriosa em Bonito, MS
Localizada a 36 km da cidade de Jardim (MS) e a 50 km de Bonito (MS). O passeio começa com uma pequena trilha em meio a mata que circunda a dolina. O acesso à lagoa de águas azuis é feito por uma escadaria com 185 degraus. Ao chegar no deque, o visitante recebe os equipamentos que serão utilizados para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas. Para aqueles que decidirem não flutuar, é possível contemplar a Lagoa e se admirar com o tom azul das suas águas cristalinas. Há ainda a opção de mergulho com cilindro.
Balneário Municipal
As águas cristalinas do Rio Formoso permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados. Não é necessário acompanhamento de guia de turismo. Dispõe de sanitários, quadra de vôlei de areia, lanchonetes e sorveteria.
Bonito, Mato Grosso do Sul: Abismo Anhumas
É uma das cavernas do Vale do Anhumas. Da entrada até a base, são 72 metros de descida vertical em rapel, com o auxílio de monitores e instrutores. Ao final, encontra-se um deck flutuante construído sobre um espelho de águas cristalinas. A visibilidade deste lago límpido pode chegar a 60 metros.
E aí, gostou das dicas de pontos turísticos em Bonito, Mato Grosso do Sul? Preparamos mais conteúdos sobre turismo e viagem, incluindo viajar para Maldivas e destinos para viajar em 2021. Clique em cada um dos temas e confira as nossas sugestões de passeios para as suas férias!