Malu Chapéus – Blog

Prece para Finados pode homenagear e acalmar o coração

prece para Finados

(Foto: Pixabay)

O Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro. O feriado religioso é dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. A prece para Finados vem como uma maneira de acalmar o coração, enviar luz e trazer boas recordações à memória. Pode ser feita tanto na data específica quanto em qualquer dia da semana, sempre que sentir vontade.

Como fazer prece para falecidos?

A dica é ficar em um local tranquilo, onde não será interrompido. Se quiser, pode acender vela e/ou incenso. Feche os olhos e faça respirações profundas para tentar relaxar o corpo e a mente. Pense nos falecidos sem rancor, mágoa ou apego em seu coração. O que acha de recordar de momentos felizes que compartilharam? Leia a prece para Finados, com fé e gratidão:

“Com o coração dolorido recordo, diante do Senhor, de meus queridos familiares e amigos falecidos. Seja feita a vontade de Deus! Como nos ensina Jó, Deus deu, Deus tirou, bendito seja seu santo nome! A morte é a condição de todo mortal. É caminho da vida. Mas fere nosso coração. Sei que chorar é bom e não significa que estamos contra Deus. Aceitamos sua divina vontade.

Num sentimento cristão de caridade rezo por meus falecidos. Ofereço por eles o sacrifício de minha oração, que é o único lugar onde posso encontrá-los e a única coisa que posso fazer por eles. Se necessitam de minha oração, eu peço que o Senhor os receba em sua casa. Que tenham a alegria de estar no Céu. Que meus sofrimentos e minha oração ajudem na sua purificação. Assim, chegando à casa do Senhor, possam interceder e rezar por nós. Amém!”

Fonte: Comunidade Shalom

Prece para Finados

“Senhor Todo-Poderoso, que vossa misericórdia se derrame sob nossos irmãos que acabam de deixar a Terra! Que brilhe a vossa luz aos seus olhos! Tirai-os das trevas,abri os seus olhos e os seus ouvidos! Que os bons espíritos os envolvam e lhes façam ouvir suas palavras de paz e de esperança!

Senhor, por mais indignos que sejamos, temos a ousadia de implorar a vossa misericordiosa indulgência em favor deste nosso irmão que acabais de chamar do exílio. Fazei seu retorno seja o do filho pródigo. Esquecei, ó! Meu Deus, as faltas que tenha cometido, para vos lembrardes somente do bem que podido fazer! Imutável é a vossa justiça, bem o sabemos, mas imenso é o vosso amor!

Nós vos suplicamos que abrandeis a vossa justiça fonte de bondade que emana de vós! Que a luz se faça para ti, meu irmão que acabas de deixar a Terra! Que os bons espíritos do Senhor venham socorrer-te, envolvendo-te e ajudando-te a sacudir para longe as tuas cadeias terrestres!

Vê e compreende a grandeza de nosso Senhor; submete-te sem queixar à sua justiça; mas jamais te desesperes da sua misericórdia. Irmão! Que um profundo exame do teu passado te abra as portas do futuro fazendo-te compreender as faltas que deixaste para trás, bem como o trabalho que te espera, para que possas repará-las! Que Deus te perdoe, e que os seus bons espíritos te amparem e encorajem! Teus irmãos da Terra orarão por ti, e te pedem que ores por eles.”

Fonte: Allan Kardec, tradução de José Herculano Pires, trecho da obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

Oração para alma descansar em paz

“Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós:
Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença. Enxugai as lágrimas dos nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na Ressurreição prometida.

Isto vos pedimos, por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da Ressurreição descansem em paz. Amém.”

Fonte: ISMEP

Oração para falecido encontrar a luz

“Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos por (nome do falecido(a)) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno.

Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Rezar: 1 Pai Nosso e 1 Ave-Maria.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele(a) a vossa luz.
Amém.”

Fonte: Diocese de Jales

Oração do eterno descanso

“Senhor, rogo as Tuas bênçãos de luz para os meus entes queridos que vivem no mundo espiritual. Que minhas palavras e pensamentos dirigidos a eles possam ajudá-los, a fim de continuarem na vida espiritual trabalhando pelo bem onde estiverem.

Espero com resignação o momento de me reunir a eles na Pátria Espiritual, pois sei que é temporária a nossa separação.

Mas, quando tiverem a Tua permissão, que possam vir ao meu encontro para enxugar minhas lágrimas de saudade.”

Fonte: Chico Xavier

 

Leia mais: oração do agora e oração para viver em abundância.