Malu Chapéus – Blog

Qual a ordem dos produtos de skincare? Veja o passo a passo

Qual a ordem dos produtos de skincare

Você já deve ter ouvido falar que a rotina de cuidados com a pele é fundamental para manter a beleza. Mas, afinal, qual a ordem dos produtos de skincare? Para tirar suas dúvidas, preparamos um guia completo para o dia e a noite, que ainda conta com algumas receitas caseiras. Mas vale o alerta: converse com o seu dermatologista antes de investir em qualquer produto, seja ele natural ou não.

Qual a ordem dos produtos de skincare?

Uma boa regra prática é aplicar produtos dos mais finos aos mais espessos – tônico, soro, hidratante, óleo. Certifique-se de sempre começar com um rosto limpo.

De maneira geral, são seis etapas para preservar a aparência do rosto, que contam com algumas diferenças de manhã e à noite. Mas lembre-se de consultar um dermatologista antes de utilizar qualquer produto. Se notar incômodo ou alteração, descontinue o uso.

1 – Limpeza – O skincare começa sempre com a limpeza do rosto. Remove os produtos utilizados durante a noite, a sujeira e o suor, criando a base perfeita para os próximos produtos. Utilize sabonete específico para seu tipo de pele e água gelada. Enxugue delicadamente com uma toalha macia.

2 – Tonificar – O tônico facial tem como função normalizar o pH da pele e também eliminar os resíduos que o sabonete não conseguiu retirar. Não é uma etapa obrigatória, mas costuma ser indicada para peles mistas e oleosas. Faça somente se for recomendada pelo dermatologista.

3 – Sérum – Durante o dia, opte por sérum com ação antioxidante, como os com vitamina C. Pode ajudar a clarear a pele e a proteger contra os radicais livres. Use uma pequena quantidade para espalhar no rosto e pescoço.

4 – Hidratação – Se você tem pele oleosa, nem pense em pular esta etapa. Todos os tipos se beneficiam da hidratação, basta  escolher o produto de maneira correta. Há opções oil free (sem óleo) que não sobrecarregam. Ingira também bastante água, para que o cuidado venha de dentro para fora.

Tenha em mente que uma pele ressecada ou desidratada tem mais chances de ter descamações e deixa as pequenas rugas e linhas de expressão mais evidentes.

5 – Protetor solar – Independentemente da cor da sua pele, a proteção solar é obrigatória diariamente, não apenas no verão. Isso porque previne envelhecimento precoce e protege contra o câncer de pele. A quantidade recomendada é equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto. Se não quiser investir em maquiagem na sequência, mas gostaria de já ter uma leve cobertura, aposte nos produtos com cor, que podem substituir a base.

Receitas de Skincare

(Foto: Pixabay)

Depois de um longo dia de trabalho e agitação, chegou a hora de tirar alguns minutos para cuidar de você. Que tal deixar uma música de fundo para tornar o momento mais agradável e relaxante? Confira as etapas:

1 – Limpeza

O primeiro passo é retirar completamente a maquiagem, para que não obstrua os poros. Pode-se utilizar demaquilante, água micelar ou cleansing oil (óleo vegetal). Na sequência, é a vez da água com o sabonete específico para o seu tipo de pele.

Receita de cleansing oil caseiro

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes em um frasco com tampa conta-gotas.
  2. Chacoalhe o frasco para misturar bem.
  3. Basta aplicar a mistura em todo o rosto com o auxílio das mãos, fazendo movimentos suaves.
  4. Passe toalha embebida em água morna para retirar as impurezas.
  5. Lave o rosto e continue a rotina de skincare, com hidratação e protetor solar (durante o dia) ou creme antissinais (à noite).

Fonte: Hábitos Zen

2 – Máscara facial ou esfoliação

Não faz ideia de qual o melhor momento para inserir a máscara facial ou fazer a esfoliação? É logo após a limpeza noturna. São cuidados esporádicos, feitos uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com a necessidade individual.

As máscaras possuem uma concentração maior de ativos do que outras opções de cosméticos. Há opções para acalmar a pele, reduzir a oleosidade, turbinar a hidratação… Siga as instruções da embalagem, porque cada uma tem um modo de uso e tempo de ação.

Se feita de maneira adequada, a esfoliação (peeling físico) ajuda a renovar a pele. Apesar dos benefícios, aqui vai um alerta! Pele muito oleosa não deve fazê-la frequentemente, porque o atrito pode acabar aumentando a produção sebácea. Assim, o resultado é mais oleosidade e tendência a acne. Pessoas com pele sensível e rosácea devem tomar cuidado, porque o procedimento pode gerar mais inflamação e causar lesões.

Esfoliante com café

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Misture todos os ingredientes em pó.
  2. Adicione o óleo e misture bem.
  3. Aplique na área desejada (corpo ou rosto) fazendo movimentos circulares, deixe agir por 5 minutos e enxague.

Fonte: Yasmin Brunet

3 – Tonificar

O tônico é um complemento da etapa de limpeza, tornando-a mais profunda. Ajuda a normalizar o pH da pele e está mais ligado à redução da oleosidade. Tem ação adstringente forte e, por isso, não costuma ser indicado para peles muito sensíveis, mas pode ser uma boa pedida para mistas e oleosas.

4 – Sérum

À noite, pode-se lançar mão do sérum com ácidos para renovar a pele, de acordo com a indicação do dermatologista. Basta uma pequena quantidade, no tamanho de uma ervilha, para massagear em todo rosto e pescoço.

5 – Hidratante

Finalize o momento de autocuidado com a hidratação. Os cremes noturnos tendem a ser enriquecidos com retinol e substâncias clareadoras, para garantir o efeito antissinais. O médico pode recomendar a melhor opção para cada caso, levando em conta detalhes da pele.

Hidratante de rosto natural de babosa

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Corte um pedaço de babosa, tire a casca e extraia o gel, que deve ser lavado com água para remover a aloína e não causar alergia.
  2. Amasse o gel ou bata-o no liquidificador.
  3. Misture bem todos os ingredientes.
  4. Lave o rosto, colo e pescoço e aplique a mistura.
  5. Deixe agir por uma hora e lave com água ou pode passar a noite inteira com o produto.
  6. Repita o processo uma ou duas vezes por semana.

Fonte: Patrícia Elias, especialista em estética e cosmetologia

 

E aí, gostou de descobrir qual a ordem dos produtos de skincare? Preparamos mais conteúdos sobre beleza para você, como babosa no rosto e skincare caseiro. Confira!